As receitas da edição deste ano das Festas da Praia cobriram as despesas, anunciou a organização do evento (composta pela Cooperativa Praia Cultural e pela comissão das Festas), após apresentar as contas à Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Segundo a organização, este facto resultou do cumprimento integral do orçamento disponível para as Festas, que ascendia a 889 mil euros.
As receitas próprias das Festas da Praia garantiram 58 por cento das despesas, sendo os restantes 42 por cento cobertos pelo apoio da Câmara Municipal (375 mil euros).
Esta divisão reafirma o compromisso da Autarquia e da organização de continuar a reduzir a comparticipação pública nas Festas da Praia. Aliás, comparando a comparticipação municipal nas festividades entre 2005 e 2011, registou-se uma diminuição de quase metade. Em 2005, a comparticipação municipal representava cerca de 90 por cento do orçamento. Em 2011, essa comparticipação representa 42 por cento do orçamento global das Festas da Praia.
A organização da edição deste ano das Festas da Praia adiantou que, ao nível das receitas, 23 por cento do montante foi garantido com a venda das pulseiras de acesso ao Music Resort, o recinto onde decorreram os principais concertos musicais das Festas.
Esta venda, aliás, cobriu quase 70 por cento dos custos inerentes ao Music Resort, incluindo os espectáculos musicais.
As receitas decorrentes de alugueres, publicidade, patrocínios e vendas garantiram 35 por cento das despesas orçamentadas.
A organização adianta que, actualmente, as receitas próprias das Festas da Praia cobrem quase 60 por cento do custo da festa, prosseguindo a tendência pedida pela Câmara Municipal de redução da componente pública no orçamento do evento.
Segundo a organização das Festas da Praia, a edição de 2011 seguiu a tendência de diminuição dos custos da festa sem afectar a sua qualidade.
Ao nível das despesas, o Music Resort representa 40 por cento do orçamento das Festas da Praia, com a maior parte dos seus custos cobertos pelas receitas geradas nesse recinto.
A Feira de Gastronomia, outro dos principais atractivos das Festas da Praia, representa 20 por cento da despesa das festividades.
As Festas da Praia decorrem todos os anos no início do mês de Agosto, sendo o principal atractivo da cidade na época de férias, um dos mais importantes dinamizadores económicos locais nessa época e uma das maiores festas profanas do arquipélago no Verão.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt