O foyer do Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, tem patente ao público, de 20 de janeiro a 29 de fevereiro, uma exposição de pintura intitulada Percursos da autoria do artista plástico terceirense José João Dutra.
A exposição é composta por 16 quadros, com telas a óleo, espatulados em acrílico e velaturas, massas e tintas sobre madeira.
«Sendo um pintor assumidamente surrealista inspira-se principalmente numa existência Universal do Ser e dos Elementos (fogo, água, terra e ar) para assim criar as suas composições pintadas a óleo sobre tela, nas quais predomina um misto de simbolismo e misticismo sempre com uma forte ligação á Natureza, como ilhéu que é José João Dutra é naturalmente inspirado pela força do mar, tonalidades e toda a luminosidade característica dos Açores», lê-se no prospeto que introduzirá o visitante na mostra.
A exposição é inaugurada no dia 20 de janeiro, às 20h00, podendo, depois dessa data ser visitada nos dias em que há cinema no Auditório do Ramo Grande, ou nos dias de Carnaval, de 18 a 21 de fevereiro.
O autor orienta uma formação sobre Desenho e Pintura a Óleo de 21 de janeiro a 18 de fevereiro na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. As inscrições estão abertas até 17 de janeiro, podendo ser efetuadas através do e-mail academia@cmpv.pt ou do telefone 295 545 700.
José João Dutra nasceu em 1970 em Angra do Heroísmo, vivendo atualmente no Porto Judeu, onde tem o seu atelier e desenvolve o seu trabalho como pintor e escultor.
É membro da Oficina d’Angra e da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, pertencente à Rede de Artes Nacional.
É autodidata nas Artes Plásticas, tendo partilhado experiências e ensinamentos com vários mestres de pintura.
Tem obras em várias coleções na Região, no Continente, em França e nos Estados Unidos e tem participado em inúmeras exposições individuais e coletivas nos Açores, no Continente e em França, onde está representado na Galeria Drouot, em Paris.
Além da pintura, desenvolve trabalhos na área da ilustração e do desenho, assim como cenários para grupos de teatro, decoração de espaços comerciais e eventos públicos. É autor de vários cenários em cortejos alegóricos para várias festividades na ilha.
José João Dutra é também escultor e é autor de várias peças de scrimshaw (gravação em dente de baleia).
É também formador em Artes Plásticas, sendo monitor de vários workshop’s sobre Pintura e Escultura.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt