A Praia Ambiente investiu mais de 1,2 milhões de euros na melhoria e no reforço do abastecimento de água às populações do Concelho e vai investir mais de 800 mil euros nesse âmbito este ano, anunciou esta quarta-feira a administração da empresa municipal.
No âmbito de um balanço aos vários projetos desenvolvidos pela Praia Ambiente relativos ao abastecimento de água às freguesias do Concelho, a empresa municipal confirmou que, por exemplo, para 2012/2013, pretende implementar um plano de gestão de perdas de água, de otimização do funcionamento de todas as unidades e de melhoria da eficiência do sistema de doseamento de água na rede de abastecimento do Concelho.
O projeto está orçado em 250 mil euros e prevê a remodelação, atualização e instalação de vários equipamentos.
Este sistema, segundo a mesma fonte, tem por objetivo continuar a reforçar a otimização e gestão do sistema de abastecimento de água no concelho da Praia da Vitória, com evidentes benefícios para a população.
O plano de investimentos para os próximos meses prevê ainda a remodelação da rede na Rua da Boavista, em Santa Cruz, o reforço do abastecimento em Santa Rita e na Vila Nova, entre outras intervenções.
Ao nível dos investimentos executados no período entre 2009 e 2011, a empresa municipal realizou intervenções orçadas, no global, em mais de 1,2 milhões de euros, com destaque para a construção do reservatório do Pico Viana, nos Biscoitos, elemento estratégico para a reserva de água do Concelho.
Esta obra, dividida entre a prospeção, construção do reservatório e das ligações do mesmo à rede representa um investimento superior a meio milhão de euros.
No mesmo sentido, foi construído no Pico de Rocha um reservatório que veio reforçar o subsistema Agualva/Lajes, melhorando o abastecimento nestas freguesias, assim como em São Brás, Fontinhas e parte de Santa Cruz.
Foram também realizados investimentos avultados para a melhoria e reforço do abastecimento na Vila Nova, nas Fontinhas, Porto Martins e Cabo da Praia, particularmente ao nível da renovação das condutas de abastecimento.
A pesquisa de novas origens de fornecimento água, que possam constituir uma alternativa e um reforço ao atual sistema, tem sido também uma constante na estratégia da Praia Ambiente.
Foi enquadrado neste âmbito que decorreu a empreitada de construção de um furo de pesquisa para captação de água subterrânea nas Fajãs da Agualva.
Este investimento permitiu detetar uma reserva de água com um débito estimado de 50 metros cúbicos por hora, o qual reforçará o abastecimento de água às freguesias mais populosas do Concelho.
A Praia Ambiente é a empresa municipal responsável pelo abastecimento de água e pela gestão de resíduos no Concelho da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt