O aproveitamento das zonas húmidas como produto turístico é o tema central em discussão no seminário que a Câmara Municipal da Praia da Vitória organiza esta quinta-feira, 02 de fevereiro, para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas.
Em particular, o encontro – subordinado ao tema “Zonas Húmidas: Conhecimento, Turismo & Lazer - pretende discutir o aproveitamento turístico dos pauis da Praia da Vitória (Paul da Praia e Paul da Pedreira, no Cabo da Praia), nomeadamente as suas potencialidades como zonas de observação de aves, nicho do mercado turístico mundial com elevada atratividade para esta oferta local.
No encontro, que decorrerá na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, com início marcado para as 09h15, os intervenientes convidados vão abordar diversas vertentes desta problemática, centrando atenções sobretudo no Paul da Pedreira, no Cabo da Praia, que a Autarquia tem vindo a recuperar como zona preferencial para a observação de aves migratórias.
Na abertura do seminário, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória entrega, de forma simbólica, a candidatura que o Município promove do Paul da Praia à Convenção de RAMSAR. Esta protege e promove as zonas húmidas mundiais.
Caso seja confirmada o galardão, o Paul da Praia será a segunda zona húmida da ilha a ostentar o título de sítio RAMSAR.
Após esse ato, intervirá João Jara, fundador da empresa “Birds&Nature Tours”, que abordará a observação de aves como atividade turística.
De seguida, será vez de Cecília Melo, da Universidade dos Açores, abordar a temática “À descoberta das aves dos Açores: conhecimento e divulgação”.
A última intervenção deste seminário estará a cargo de Carlos Pereira, diretor da revista “Pardela” e autor do livro “Aves dos Açores”, que falará da riqueza ornitológica do Cabo da Praia.
A partir das 11h00, os participantes no seminário (aberto a toda a população) serão convidados a participar numa sessão de observação de aves no paul da Pedreira, no Cabo da Praia.
A Câmara Municipal da Praia da Vitória promove, anualmente, um seminário para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemora a 02 de fevereiro.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt