Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal
Trinta e três funcionários certificados para uso do equipamento de socorro: Câmara Municipal da Praia investe em formação para funcionários municipais no uso de DAE’s
29 outubro 2024
A Câmara Municipal da Praia da Vitória promoveu, na segunda-feira, dia 28, uma formação em DAE (Desfibrilhador Automático Externo) para os funcionários municipais, ampliando para 33 o número de técnicos com formação nestes equipamentos de socorro a vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Atualmente, seis infraestruturas municipais contam com estes equipamentos.

“Esta formação garante que tenhamos mais técnicos municipais preparados e certificados para uso deste equipamento. É uma aposta não só na segurança dos nossos funcionários como para a população em geral, dado que vários dos edifícios onde estão instalados equipamentos DAE têm atendimento ou utilização pública, caso do Auditório do Ramo Grande e da Academia de Juventude, ou os edifícios com front-office, como os Paços do Concelho, o Atendimento na Rua do Jesus ou na Rua do Cruzeiro”, explica a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Até ao momento, segundo Vânia Ferreira, a Autarquia já investiu cerca de 10 mil euros na aquisição de desfibrilhadores automáticos externos e na formação certificada dos seus funcionários.

“É uma medida que se insere na nossa estratégia de consolidação das condições de trabalho e segurança na Autarquia, mas que, como disse, tem impacto público”, sublinha a autarca praiense.

Segundo Vânia Ferreira, a instalação e formação para a utilização de DAE’s concretiza a política de cardioproteção na Autarquia, implementando um “conjunto de estratégias e medidas que têm como objetivo melhorar a resposta e o tempo de atuação em casos de paragem cardíaca súbita”.

“Estas ações podem salvar vidas e minimizar as sequelas neurológicas nas vítimas de paragem cardíaca. Os estudos indicam que a taxa de sobrevivência após uma paragem cardíaca varia amplamente, geralmente entre 2% e 11%. No entanto, quando o suporte básico de vida é iniciado imediatamente e um desfibrilhador automático externo é usado até 3 minutos após o colapso, a chance de sobrevivência aumenta exponencialmente para os 74%”, conclui.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 29 de outubro de 2024

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Câmara Municipal
14 dezembro 2022
Medida para mitigar efeitos da crise económica e social, Câmara Municipal da Praia da Vitória avança com Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social
A Câmara Municipal da Praia da Vitoria avança, no próximo ano, com a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com o intuito de ter preparadas ações e apoios para o cenário de crise previsto. A informação foi transmitida pela Presidente da Autarquia no final da reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 14.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt