Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset
Paços do Concelho
Classificado como Imóvel de Interesse Público, o edifício dos Paços do Concelho da cidade da Praia da Vitória remonta ao século XVI, tendo no entanto sofrido obras de reconstrução no século XVII, após o sismo de 1614.

De todo o complexo, merece especial destaque a escadaria externa, simétrica à fachada do edifício, e o balcão ao cimo, com alpendre que lhe conferem a imagem de um típico solar nortenho.

Acrescente-se ainda a torre sineira de 1596 (possível data para a conclusão da construção dos Paços do Concelho) adjacente à restante edificação, onde se pode encontrar uma lápide comemorativa do V Centenário Henriquino, onde se lê: ESTA É A CÂMARA DE DIOGO DE TEIVE, / ALVARO MARTINS HOMEM, / PERO DE BARCELOS, / QUE AQUI POVOARAM E DAQUI / ABRIRAM Á EUROPA OS MARES DO OESTE.

De salientar também o brasão municipal, com as antigas armas portuguesas, que se encontra no frontispício do edifício.

No seu interior merece destaque o Salão Nobre. Aí se encontram magníficas pinturas referentes a José Silvestre Ribeiro, ilustre benfeitor da cidade, e à batalha de 11 de agosto de 1829, alusiva à vitória das tropas Liberais sobre a esquadra Miguelista na baía da Praia.

Ainda hoje os Paços do Concelho mantêm o seu perfil excelentemente conservado e muito próximo da traça original. Conjuntamente com a Igreja Matriz da Praia da Vitória, este edifício é um dos melhores exemplares das raízes histórico-culturais e político-administrativas dos primórdios da ilha Terceira e da Praia antiga.

Contactos

Paços do Concelho
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone: 295 540 200
E-mail: geral@cmpv.pt

Horário de Funcionamento
De segunda a sexta-feira,
8h30 - 16h30

(Excepto dias de reuniões de executivo ou receções, no Salão Nobre)