Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Outono Vivo

Festival decorre de 24 de outubro a 09 de novembro na Praia da Vitória

17 outubro 2025
Festival decorre de 24 de outubro a 09 de novembro na Praia da Vitória
A celebração dos 50 anos da vida literária do escritor açoriano João de Melo, a revelação do vencedor do Prémio Literário Vitorino Nemésio, a homenagem ao escritor Álamo Oliveira, ou a presença dos escritores Germano Almeida, Henrique Levy, Tânia Ganho, João Garcia (alpinista), Hugo Van der Ding, Vasco Pereira da Costa, Pedro Andersson ou Maria Inês Almeida são alguns dos destaques do programa do Outono Vivo 2025, cujo programa foi apresentado em conferência de imprensa na tarde de sexta-feira, dia 17, nos Paços do Concelho.

Para a Presidente da Câmara Municipal, o festival literário e cultural, que decorre de 24 de outubro a 09 de novembro na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT) e no Auditório do Ramo Grande (ARG), reúne as condições para mais “uma grande festa da cultura”

“O centro do evento é a Feira do Livro, este ano assegurada pela editora Letras Lavadas, estando disponíveis mais de 20 mil títulos, como habitualmente. A feira mantém o figurino dos anos anteriores, dado que sendo um evento de sucesso não faria sentido alterar. Quanto ao programa literário, destaco a revelação do Prémio Literário Vitorino Nemésio, no dia 03, galardão esse que foi apresentado na abertura da edição de 2024. Destaco ainda a comemoração dos 50 anos de vida literária do escritor João de Melo, no dia 01 de novembro, ou a conversa de homenagem à vida e obra de Álamo Oliveira, recentemente falecido, que ocorrerá no dia 03”, destaca Vânia Ferreira.

“Mas há muitos outros motivos para a visita ao Outono Vivo. O programa deste ano conta com uma conversa sobre a literatura de Cabo Verde; com uma prova comentada de vinho verdelho dos Biscoitos, no âmbito da apresentação do livro Da Vinha ao Vinho; com os espetáculos Portugal por um Violino e Praia Mia; com a celebração dos 75 anos do livro Festa Redonda de Vitorino Nemésio; e com a presença de muitos escritores nacionais e regionais, que apresentarão as suas mais recentes obras”, adianta a autarca.

Segundo Vânia Ferreira, a edição de 2025 do Outono Vivo conta com 13 escritores nacionais, 13 escritores regionais, uma escritora de Cabo Verde e um escritor da Diáspora.

A Vereadora com o Pelouro da Cultura, Paula Sousa, adiantou que a sessão de abertura do Outono Vivo está agendada para as 19h30 de sexta-feira, dia 24 de outubro, onde se inclui a inauguração da exposição “Grater: 30 anos – 30 projetos”, patente na Galeria da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT) e a inauguração da Feira do Livro.

Pelas 21h30, decorrerá, no bar da AJAIT, o concerto “Fábio Ourique – 15 anos de Fados e Cantigas”.

No sábado, dia 25, a programação inclui o encontro Faz Acontecer, que decorrerá partir das 12h00 no Auditório do Ramo Grande. A participação carece de inscrição paga.

No bar da AJAIT, pelas 14h00, é apresentado o livro Condenação, de Pedro Almeida Maia. O programa deste dia inclui ainda a apresentação dos livros Amor em chávena fria – história do melancómico, de Nuno Costa Santos (16h00, apresentado por Hugo Tiago) e Canta e outros Poemas errantes, de Vasco Pereira da Costa (20h00, apresentado por Nuno Costa Santos).

No domingo, dia 26, pelas 14h00, é apresentado o livro O Pequeno Peixe Mágico da Silveia, de Shannon Bruce Ramaka; pelas 16h00, o livro Síndrome da Impostora, de Filipa Jardim da Silva; pelas 18h00, Os Pássaros de Dódoia, de Henrique Levy (apresentação de Ângela Almeida); e, pelas 20h00, decorre a meda redonda sobre Os Desafios da Literatura Cabo-Verdiana, com a participação de Dina Salústio, Hilarino Luz e Henrique Levy e moderação de António Neves.

O programa de domingo inclui também a sessão de cinema infantil A Casa de Bonecas da Gabby.

No dia 27, pelas 20h00, Rogério Sousa apresenta o livro Recomeçar, de Paulo Noval, segundo um momento musical com a banda Os Rapolhos.

No dia 28, pelas 20h00, António Monteiro apresenta o livro Santa Maria, a construção de uma base aérea secreta nos Açores durante a 2ª Guerra Mundial, de Pedro Ventura.

No dia 29, pelas 20h00, é apresentado o livro Gervásio Lima, publicado Instituto Histórico da Ilha Terceira. A apresentação estará a cargo do escritor Victor Rui Dores.

Pelas 21h00, ocorre, no bar da AJAIT, há Noite de Poetas da Ilha e, pelas 21h30, no Auditório do Ramo Grande, o cine concerto Documentário Terceirense, com acompanhamento musical de Arsénio Martins e Paulo Cunha.

O programa para o dia 30, contempla, no bar da AJAIT, às 19h00, a Prova de Vinho Verdelho dos Biscoitos, comentada por Nuno Oliveira Garcia, da revista Grandes Escolhas; e, pelas 20h00, a apresentação do livro Da Vinha ao Vinho, de Cláudia Ávila Gomes e Isabel Nolasco. A noite encerra com um momento musical protagonizado pelo Contos de Rei.

Na sexta-feira, dia 31, além do filme The Conjuring 4: extrema-unção (21h30, no ARG), decorre, pelas 20h00, a apresentação do livro Entre Pausas, de Aníbal Pires. A obra é apresentada por José Lourenço.

No sábado, dia 01 de novembro, a programação inclui a apresentação dos livros Melhores Amigas, de Maria Inês Almeida (14h00); Mais Lixo na Minha Cabeça, de Hugo Van der Ding (16h00); Se Fosse Fácil era para os Outros, de Rui Cardoso Martins (18h00); e As Novas Fases da Lua – Diário 2017-2024 e A Nuvem no Olhar, Contos, de João de Melo (20h00), que assinalará assim o 50º aniversário da sua vida literária.

O programa de sábado inclui ainda o cinema infantil Dora: numa aventura mágica sob o mar (15h00, no ARG) e o Passeio Turístico-Literário Vitorino Nemésio (17h00), com concentração no Largo da Luz. A participação no passeio é gratuita, mas carece de inscrição até 31 de outubro para turismo@cmpv.pt.

No dia 02, pelas 14h00, é apresentado o livro Lembra-te de Mim sob as Estrelas, de Filipe Bacelo; pelas 16h00, a reedição do livro Base Aérea das Lajes (contribuição para a sua história), de Manuel Martins (apresentado por Ricardo Barros e Liduino Borba); pelas 18h00, Canône Silábico, de António Néveda, por José Luís Neto; e, pelas 20h00, Filho do Pai, de Hugo Gonçalves.

Nesse domingo, pelas 15h00, no ARG, decorre o espetáculo musical Portugal por um Violino.

Na segunda-feira, dia 03, pelas 18h00, no Foyer do ARG, é apresentado o vencedor do Prémio Literário Vitorino Nemésio. O momento inclui também a apresentação do livro vencedor e um momento musical com João da Ilha.

No bar da AJAIT, pelas 20h30, decorrerá a conversa Álamo Oliveira: vida e obra – uma homenagem, com Rui Melo, Judite Parreira, Ana Bretão e Marta Silva.

No dia 04, a noite no bar da AAJIT é dedicada aos 75 anos da edição do livro Festa Redonda, de Vitorino Nemésio. A sessão, com inicio pelas 20h00, inclui a apresentação do livro por Luiz Fagundes Duarte, leituras de poemas por Belarmino Ramos e Filomena Ferreira e um momento musical protagonizado por Hélder Xavier e João Mendes.

Nos dias 05 e 06, pelas 20h00, são apresentados, respetivamente, por José Júlio Rocha, o livro Quando o Desejo sabe a Mar, de Carlos Enes, e a revista Atlântida, do IAC. Após esta apresentação, decorre um momento musical com J.P.Patrício.

Na sexta-feira, dia 07, pelas 18h00, é apresentado o livro O último voo do Açor, de José Garrido, e, pelas 20h00, é apresentado, por Tânia Santos, o livro O Canto dos Açores, de Carlos Ávila de Borba, com moderação de Miguel Azevedo, leituras de Pedro Cravo Fernandes e momento musical com Cristóvam.

No sábado, dia 08, o livro Mistério da Gruta, de Elisabete Pereira e musicado por Miguel Oliveira, é apresentado pelas 14h00. Pelas 16h00, Paulo Barcelos e Paulo Henrique Silva apresentam o livro Capelinhos – fotobiografia de um vulcão. Pelas 18h00, o alpinista português João Garcia apresenta K2 – a Rainha das Montanhas. E, pelas 20h00, Os Lobos, de Tânia Ganho é apresentado pela autora.

No dia 09, último dia do Outono Vivo 2025, o programa inclui, às 16h00, a conversa Novos Valores na Escrita Açoriana, com Joel Azevedo e Catarina Costa e moderação da Sandra Garcia; às 18h00, a apresentação do livro Memórias dos Moinhos – um percurso interpretativo, do IHIT; e, pelas 20h00, O Colapso da Verdade, de Germano Almeida.

A noite encerra com o espetáculo Praia Mia, pelas 21h30, no ARG. Para este concerto, os bilhetes estão à venda na ticketline e na bilheteira da AJAIT. O ingresso custa 10 euros.

Os bilhetes para as sessões de cinema estão disponíveis na Ticketline e na bilheteira da AJAIT.

O concerto Portugal por um Violino é de participação gratuita, mas carece de bilhete, a levantar na bilheteira da AJAIT.

A apresentação dos livros no Outono Vivo ocorre no bar da AJAIT e a Feira do Livro funciona das 12h00 às 22h00 entre as segundas e as quintas-feiras; entre as 12h00 e as 23h00, nas sextas-feiras; das 10h00 às 23h00 no sábado; e das 10h00 às 22h00, nos domingos.

O programa atualizado do Outono Vivo 2025 está disponível em www.cmpv.pt ou nas redes sociais da Autarquia.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 17 de outubro de 2025

Notícias Relacionadas

Outono Vivo 2024: Câmara Municipal da Praia da Vitória oferece livros às bibliotecas de caráter educativo no Concelho
Outono Vivo
04 novembro 2024
Outono Vivo 2024: Câmara Municipal da Praia da Vitória oferece livros às bibliotecas de caráter educativo no Concelho
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória entregou, na tarde de segunda-feira, dia 04, cheques-prenda para aquisição de livros às bibliotecas escolares, Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL´S) e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´S) do Concelho. O apoio ocorre integrado no festival literário Outono Vivo, que decorre, até 10 de novembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
Festival Literário decorre de 25 de outubro a 10 de novembro na Praia da Vitória, Mia Couto, Agualusa, Domingos Amaral, Gonçalo M. Tavares, Isabel Rio Novo, Dulce Maria Cardoso, Boucherie Mendes, Virgílio Castelo e Bárbara Guimarães no OV 2024
Outono Vivo
04 outubro 2024
Festival Literário decorre de 25 de outubro a 10 de novembro na Praia da Vitória, Mia Couto, Agualusa, Domingos Amaral, Gonçalo M. Tavares, Isabel Rio Novo, Dulce Maria Cardoso, Boucherie Mendes, Virgílio Castelo e Bárbara Guimarães no OV 2024
Os escritores Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Isabel Rio Novo, Eduardo M. Tavares, Domingos Amaral, Dulce Maria Cardoso, Raquel Varela, Pedro Boucherie Mendes, Virgílio Castelo e Bárbara Guimarães são alguns dos nomes confirmados na 19ª edição do Festival Literário Outono Vivo, que decorre de 25 de outubro a 10 de novembro na Praia da Vitória. Os destaques foram sublinhados pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória na conferência de imprensa de apresentação do programa do evento, que decorreu ao início da tarde de sexta-feira, dia 04, no Foyer do Auditório do Ramo Grande.
Outono Vivo 2023 apresentado em conferência de imprensa, Maior Festival Literário da Região de 27 de outubro a 12 de novembro na Praia da Vitória
Outono Vivo
22 setembro 2023
Outono Vivo 2023 apresentado em conferência de imprensa, Maior Festival Literário da Região de 27 de outubro a 12 de novembro na Praia da Vitória
De 27 de outubro a 12 de novembro, a Praia da Vitória volta a ser o centro literário regional, em mais uma edição do festival de cultura Outono Vivo. O certame foi apresentado na tarde de quinta-feira, 21, em conferência de imprensa.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais