Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Prevenção e Gestão de Riscos no Concelho da Praia da Vitória
Designação do projeto: Prevenção e Gestão de Riscos no Concelho da Praia da Vitória

Código do projeto: ACORES-05-1810-FEDER-000027

Objetivo Principal: Aumentar a capacidade de resiliência a situações de catástrofes

Entidade beneficiária:
Câmara Municipal da Praia da Vitória

Custo Total Elegível
347.784,77 €

Apoio Financeiro da União Europeia
295.617,05 €

Descrição:
O concelho da Praia da Vitória representa cerca de 20,7 % do território da Região Autónoma dos Açores e, neste sentido, pretende-se maximizar a eficiência do Sistema Municipal de Proteção Civil para fazer face à generalidade dos riscos que se admitem no Concelho, quer através da intervenção em ações de mitigação, quer de resposta em articulação com os Agentes de Proteção Civil, nomeadamente aquando da ativação dos instrumentos de proteção civil (PMEPCPV e PEETCPV). Pretende-se, ainda, com a candidatura aumentar a resiliência dos munícipes praienses, como primeiros Agentes de Proteção, na antecipação e reação a situações de emergência maior. Os equipamentos a adquirir no âmbito da presente candidatura reforçarão a capacidade de resposta do SMPCPV e dotarão a ilha de mais e melhores meios de ação, tendo em conta a sua articulação com os meios operacionais identificados. As ações seguidamente descritas são, inequivocamente, um importantíssimo contributo para o aumento do sentimento de segurança pela população, da capacidade de avaliação e de resposta em situações de emergência e socorro em todo o Concelho da Praia da Vitória.

As ações são as seguintes:

- Aquisição de viatura Municipal de Proteção Civil;
- Aquisição de uma retroescavadora;
- Aquisição de um camião grua;
- Aquisição de motosserras;
- Fornecimento e instalação de rede rádio digital VHF móvel;
- Aquisição de atrelado com tampa;
- Aquisição de tenda médica insuflável;
- Aquisição de equipamento básico de Proteção Civil;
- Aquisição de barreiras de segurança;
- Aquisição de bomba submersível (combate a incêndios).

A presente candidatura enquadra-se nos objetivos da Estratégia Regional para as alterações climáticas, assim como nos documentos e instrumentos regionais de Proteção Civil (dos quais decorre a atuação do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória), conducentes à implementação de estratégias de atuação e enfrentamento, informação, conhecimento e resposta a fenómenos resultantes das alterações climáticas.

Fotografias: