Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Freguesias
Ciclo de visitas “Aproximar o Poder Local” nas freguesias e vila do Concelho, Executivo municipal marca presença no Porto Martins para assinalar necessidades e reivindicações locais
16 maio 2022
O executivo municipal da Praia da Vitória, no âmbito do ciclo de visitas às freguesias e vila do concelho, marcou presença, na sexta-feira, dia 13, na freguesia do Porto Martins, no sentido de avaliar as necessidades e as reivindicações da Junta de Freguesia, a fim de reforçar as dinâmicas locais.
Com o intuito de envolver a comunidade e trabalhar a proximidade com as forças vivas, o encontro, que decorreu na sede da Junta de Freguesia, contou com a presença da presidente Raquel Mendonça, a fim de serem determinadas prioridades no que concerne à segurança, avaliação de zonas balneares, potencialidades locais e questões relacionadas com a manutenção de espaços municipais e dinâmicas de freguesia.
Após este encontro, o executivo municipal, acompanhado pela responsável da Junta de Freguesia do Porto Martins, deslocou-se aos caminhos de Santo António e de São Vicente, assim como à canada do Pico do Capitão, no sentido de avaliar as condições de asfaltagem. A visita culminou com uma reunião com os representantes do grupo de escuteiros, da Casa do Povo, da comissão fabriqueira da igreja, e do Centro de Convívio de Idosos.
“A cooperação com as entidades é fundamental ao desenvolvimento local, pelo que envolver a comunidade do Porto Martins, através das instituições que apoiam de forma direta a comunidade, é algo que consideramos fulcral. Esta, que é a nossa primeira visita enquanto executivo, foi muito profícua. Permitiu-nos ter uma noção mais real das necessidades, definir e alavancar potencialidades e determinar o rumo na direção que entendemos ser a mais correta, considerando as particularidades desta freguesia”, sublinha a presidente da Câmara Municipal Vânia Ferreira.
“Foram abordadas diversas temáticas, no entanto gostaria de ressalvar a importância que pretendemos dar às zonas balneares no que concerne ao reforço das acessibilidades, nomeadamente ao nível das pessoas com mobilidade reduzida. Esta é uma preocupação de todos nós, até porque a segurança não pode ser descurada em momento algum”, refere a responsável municipal.
“Este encontro foi pautado pela visita a algumas vias que integram a freguesia e que necessitam da nossa especial atenção ao nível de asfaltagem e construção de muros, considerando a proximidade com a orla costeira. Naturalmente, este terá de ser um trabalho conjunto com o Governo Regional e demais entidades, algo que iremos avaliar com maior proximidade, alertando as entidades competentes”, explica a autarca.
Projetos futuros
Do encontro resultaram ainda considerações relativamente à cultura da vinha e da oliveira, dois dos ex-líbris desta freguesia, envolvendo a aposta no trabalho desenvolvido nestas vertentes, assim como na partilha de conhecimentos junto das novas gerações.
“Ao considerarmos o conhecimento que distingue as gentes do Porto Martins, reconhecemos a importância da cultura da vinha e, particularmente, da oliveira, uma arte que deve ser potenciada junto das atuais e futuras gerações, enaltecendo a cultural local. Contribuir para esta tradição é um dever e pretendemos unir esforços neste sentido”, adianta.
“Ir ao encontro das necessidades locais, reforçar a coesão social de cada freguesia e vila, destacar as particulares de cada uma delas, e enaltecer a sua cultura é essencial à coesão social do concelho da Praia da Vitória. Este é o nosso objetivo central enquanto executivo municipal. Neste sentido, apoiar e alavancar ações que promovam a cidade e o concelho é a nossa bandeira enquanto autarquia”, refere.
O executivo municipal marcará presença na próxima sexta-feira, dia 20, na freguesia da Fonte do Bastardo, estando previstas nas próximas semanas visitas às restantes freguesias e vila que integram o concelho.
Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Freguesias
26 outubro 2022
Confirmação da Presidente da Autarquia em reunião com autarcas praienses, Câmara da Praia aumenta em 20 por cento transferências para as Juntas de Freguesia em 2023
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, confirmou o aumento em quase 20 por cento nas verbas a transferir em 2023 para as Juntas de Freguesia do Concelho, comparativamente ao presente ano. O anúncio ocorreu na reunião entre o executivo municipal e os presidentes das 11 Juntas de Freguesia, que decorreu na noite de terça-feira, dia 25, na Academia da Juventude e das Artes.
Freguesias
15 julho 2022
Ciclo de Visitas “Aproximar o Poder Local”, Revisão do Plano Diretor Municipal da Praia da Vitória prevê dinamização de acessibilidades, infraestruturas e fixação de população em S. Brás
A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) da Praia da Vitória, que se encontra em curso, prevê uma aposta na qualidade das acessibilidades, na valorização de infraestruturas e, consequentemente ...
Freguesias
07 outubro 2022
Programa de exercício físico Freguesias Ativas começa no dia 10 de outubro
Inscrições abertas A Câmara Municipal da Praia da Vitória inicia, na próxima segunda-feira, dia 10, a edição 2022-2023 do programa de exercício físico para a população feminina Freguesias Ativas.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt