Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Outono Vivo
Festival Literário decorre de 25 de outubro a 10 de novembro na Praia da Vitória, Mia Couto, Agualusa, Domingos Amaral, Gonçalo M. Tavares, Isabel Rio Novo, Dulce Maria Cardoso, Boucherie Mendes, Virgílio Castelo e Bárbara Guimarães no OV 2024
04 outubro 2024
Os escritores Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Isabel Rio Novo, Eduardo M. Tavares, Domingos Amaral, Dulce Maria Cardoso, Raquel Varela, Pedro Boucherie Mendes, Virgílio Castelo e Bárbara Guimarães são alguns dos nomes confirmados na 19ª edição do Festival Literário Outono Vivo, que decorre de 25 de outubro a 10 de novembro na Praia da Vitória. Os destaques foram sublinhados pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória na conferência de imprensa de apresentação do programa do evento, que decorreu ao início da tarde de sexta-feira, dia 04, no Foyer do Auditório do Ramo Grande.

Para Vânia Ferreira, a edição deste ano ganha notoriedade pela sua abertura aos PALOP e pelo destaque ao Prémio Literário Vitorino Nemésio, promovido pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que é apresentado na cerimónia de abertura do festival literário.

“Esta edição assume particular destaque para nós porque, o Outono Vivo ganha dimensão internacional com a presença de Mia Couto e José Eduardo Agualusa. Além disso, destacamos com muito orgulho a presença e a apresentação, por parte do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, do Prémio Literário Vitorino Nemésio, que decorrerá na abertura do Outono Vivo. É um momento que enobrece o evento e que, em nossa opinião, lança raízes para a promoção da escrita literária açoriana”, sublinha a autarca praiense.

“Além disso, destaco com imenso prazer o facto de, nesta edição, contarmos com um painel de escritores de enorme relevo nacional e regional. Temos um programa muito rico e muito intenso, com muitas apresentações e inúmeras razões para, de 25 de outubro a 10 de novembro, todos os caminhos levarem à Praia da Vitória. O Outono Vivo é, sem dúvida, um grande momento cultural, consolidado no calendário regional e nacional. A prova cabal disso é a atenção que as editoras dedicam a este festival”, enfatiza Vânia Ferreira.

“Voltamos a contar com as principais editoras nacionais. Teremos à disposição 30 mil títulos da produção literária publicada em Portugal, num total de 55 mil livros a preços muito convidativos”, referiu, por seu turno, a Vereadora com o Pelouro da Cultura.

“Destaco ainda nesta edição a parceria com a Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, que nos permitirá que a cerimónia de abertura e as apresentações de livros nos dias 26 e 27 de outubro e 01, 02 e 03 de novembro sejam acompanhadas por uma intérprete de linguagem gestual. É um ponto que espelha o nosso compromisso com a inclusão”, sublinha Paula Sousa.

A inauguração do Outono Vivo 2024 está programada para as 19h30 da sexta-feira, dia 25 de outubro, no Foyer do Auditório do Ramo Grande, que inclui os discursos oficiais e a apresentação, pelo Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, do Prémio Literário Vitorino Nemésio.

Decorre depois a abertura oficial da Feira do Livro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), seguida pela apresentação do livro de homenagem à passagem pela Terceira, da Prémio Nobel da Literatura, Olga Tokarczuk e da visita, na Galeria da AJAIT das exposições “A Viagem”, de César Martiniano, e do livro “A Açorianidade no Tempo”, da Nova Gráfica.

A primeira noite do Outono Vivo encerra com o concerto PS Lucas, no Bar da AJAIT, com início marcado para as 22h00. O momento musical decorre no âmbito da Temporada Cultural 2024 da Direção Regional da Cultura.

O sábado, dia 26, é preenchido com as apresentações, às 14h00, do livro Memorial da Praia da Vitória, coordenado por Eduardo Ferraz da Rosa e apresentado por Jorge Forjaz; Tempestade Perfeita, às 16h00, pela autora Bárbara Guimarães; do livro À Deriva, às 18h00, pela autora Madalena Sá Fernandes; e Os Belos Seios da Serpente, às 20h00, pelo autor Álamo de Oliveira.

Todas as apresentações de livros no Outono Vivo 2024, decorrem no Bar da AJAIT.

A noite termina com a apresentação, no Auditório do Ramo Grande, pelas 22h00, do primeiro disco de Maria Areia & Pai Zé.

No domingo, dia 27, às 14h00, é apresentado o livro Dona Linguaruda, pelo autor Pedro Seromenho; às 15h00, no Auditório, é exibido o filme infantil Gru – O Maldisposto 4; às 15h30, é apresentado, por Tatiana Ourique, o livro Quem Tivesse a tua Idade, de Diogo Ourique; às 16h30, o é apresentado o livro Livros Reunidos, de Carlos Bessa, por José Luís Neto; às 18h30, são apresentados, por José Guilherme Reis Leite, os livros Altares da memória e António Dacosta e o sentido de pertença na pintura, de Assunção Melo; e, às 20h00, é apresentada a tradução em português, do livro Notícias de Lugar Nenhum, de William Morris, pelos prefaciadores Raquel Varela e Roberto Della Santa, com a presença do editor José Ernesto Rezendes.

No dia 28, pelas 18h30, é apresentado o livro Memórias Vol.II, de António Neves Leal, por Sebastião Lima e com leituras de Joana Leal e Paulo Gonçalves; e pelas 20h00, é apresentado pela autora Raquel Varela o livro Utopia.

Na terça-feira, dia 29, além do Teatro de Variedades do Porto Judeu, às 22h00, no Auditório do Ramo Grande, são apresentados, respetivamente às 18h30 e às 20h00, os livros Nome de Flor, de Paulo Freitas, por Tânia Alves (com momento musical de Pedro Almeida e Tiago Toste), e Mestre dos Batuques pelo autor José Eduardo Agualusa.

O escritor regressa à Feira do Livro no dia 30 de outubro, pelas 17h00, para sessão de autógrafos. Este dia conta ainda com a apresentação, pelas 20h00, do livro Açorianidade – os textos de Vitorino Nemésio, editado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, incluída na conversa com Assunção Melo, Andreia Fernandes, Rui Melo e Eduarda Mendes, sobre “Ainda faz sentido a açorianidade de Nemésio?”.

Para o dia 31, o programa prevê a apresentação, às 18h30, do livro Árvores que se comem, pela autora Fernanda Botelho, e, às 20h00, a conversa Fé e Literatura, organizada no âmbito do programa Diálogos contra a maré, com a participação de José Júlio Rocha, Luiz Fagundes Duarte, Marta Silva e Dimas Simas Lopes.

A noite de Halloween inclui ainda a exibição, às 21h30, no Auditório do Ramo Grande, do filme Sorri 2.

No dia 01 de novembro, o programa inclui, às 10h00, o workshop Escrita Criativa com Mafalda Cordeiro (destinado ao público infantojuvenil e mediante inscrição prévia); a apresentação do livro Política para Crianças, pela autora Mafalda Cordeiro, às 14h00; a apresentação, às 16h00, pelo autor Aníbal Pires, do livro Destroços à Deriva; às 18h00, do livro Fortuna, caso, tempo e sorte, pela autora Isabel Rio Novo; e, às 20h00, a apresentação do livro Compêndio para desenterrar nuvens, pelo autor Mia Couto.

A presença do escritor angolano no Outono Vivo 2024 decorre da parceria entre o Município da Praia da Vitória com o Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Nesta noite, pelas 22h00, é exibido o filme Joker: Loucura a Dois.

No sábado, dia 02, o programa do Outono Vivo inclui, às 14h00, a masterclass Escrita e Imaginação, com Gonçalo M. Tavares; às 14h00, pelas ruas da cidade, o roteiro turístico Praia da Vitória – cidade de Nemésio; às 14h00, a apresentação do livro Amigos Improváveis, de Cláudia Borges, por Brito Fraga; às 15h30, a apresentação do livro Por Baixo dos Pés, de Roberto Jesus Reis, por Joel Neto; às 16h30, a apresentação do livro Haja Deus, de Deus quiser, pelo autor Virgílio Castelo; às 18h30, a apresentação do livro As Botas de Mussolini, pelo autor Gonçalo M. Tavares; às 20h00, a apresentação do livro A Desobediente, pela autora Patrícia Reis; e, às 22h00, o café-concerto com António Bulcão e Samuel Quedas.

No dia 03, às 14h00, é apresentado, por Jorge Bruno, o livro Baleeiros em Terra, de Sidónio Bettencourt; às 15h00, no Auditório do Ramo Grande, é exibido o filme infantil Superwings o filme: Velocidade Máxima; às 15h30, é apresentado, por Cláudia Cardoso, o livro Regressos, de Ana Ferraz da Rosa; às 16h30, Francisco Simões apresenta o livro de Andreia Fernandes Este Meu Lugar; às 18h30, a escritora Dulce Maria Cardoso conversa com Paula Cabral sobre a sua vida e obra; e, às 20h00, a apresentação do livro Cemitério dos Eternos Prazeres, pelo autor Domingos Amaral.

A segunda-feira, dia 04, reserva as apresentações, respetivamente às 18h30 e às 20h00, dos livros O Segredo dos Açores, pelo autor Pedro M. Duarte, e do livro Coração ao pé da Boca, pelo autor Eduardo Barroso.

No dia 05, às 18h30, Carla Borba apresenta o seu livro A Bruxinha Malandreca; e, às 20h00, Íris Bravo apresenta O Som em Mim.

A 06, pelas 20h00, José Andrade apresenta 50 anos de abril, democracia e autonomia; a 07, pela mesma hora, Francisco Cota Fagundes apresenta Escrever para sobre(viver); e no dia 08, pelas 20h00, é apresentado o livro Jazz, Golf e American Dream, de Tânia Santos, por Cláudia Cardoso.

No sábado, dia 09, às 10h00, no Foyer do Auditório, decorre o showcooking infantil Mini Chefs, protagonizado por Carolina Almeida e Tiago M., o qual carece de inscrição prévia. Às 14h00, a mesma dupla apresenta o livro O Menino que queria ser Chef.

Às 16h00, é apresentado o livro Joe Ponciano: a um minuto da morte, de Liduíno Borba, por Vitor Rui Dores e com a presença do biografado; às 18h00, a escritora Rita Piçarra apresenta A Vida não pode esperar; e às 20h00, Pedro Boucherie Mendes apresenta Segredos de Família.

A noite tem ainda programado, às 22h00, no Auditório do Ramo Grande, o espetáculo A Minha Vida é o Mar o Abril a rua, do projeto beOMNI Expression.

O Outono Vivo 2024 encerra no domingo, dia 10, no qual se inclui a apresentação, às 14h00, do livro Janelas de Matisse, pela autora Ângela Almeida; às 15h00, o filme infantil Buffalo Kids: uma aventura na América; às 16h00, é apresetado o livro Terceira (és) ilha mulher: poesia Vol.II, coletânea com Catarina Valadão, Carina Fortuna, Carla Félix, Carla Valadão, Lurdes Branco e Sandra Fernandes; às 18h00, a apresentação do livro Uma Varanda sobre Tóquio, pelo autor David Lopes; e, às 20h00, a apresentação do livro de Francisco Pimentel Administração Pública e Trabalhadores em Funções Públicas, por José Manuel Bolieiro.

Durante as manhãs do Outono Vivo, a Feira do Livro estará reservada para a visita das escolas, onde se incluem atividades com escritores ou dinamizadas pela Biblioteca Municipal Silvestre Ribeira e pela CPCJ.

A Feira do Livro estará aberta de segunda a quinta-feira das 12h00 às 22h00; à sexta-feira das 12h00 às 23h00; ao sábado das 10h00 às 23h00; e ao domingo das 10h00 às 22h00. No dia 31 de outubro, a feira funciona das 12h00 às 23h00 e no dia 01 de novembro das 10h00 às 23h00.

Notícias Relacionadas

Outono Vivo
27 outubro 2023
Ambição da Autarquia expressa na abertura do festival cultural, Outono Vivo quer consolidar-se como grande encontro de Literatura das margens atlânticas
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o festival literário e cultural Outono Vivo reúne as condições para se transformar num “grande encontro de literatura unindo as duas margens do Atlântico”.
Outono Vivo
22 setembro 2023
Outono Vivo 2023 apresentado em conferência de imprensa, Maior Festival Literário da Região de 27 de outubro a 12 de novembro na Praia da Vitória
De 27 de outubro a 12 de novembro, a Praia da Vitória volta a ser o centro literário regional, em mais uma edição do festival de cultura Outono Vivo. O certame foi apresentado na tarde de quinta-feira, 21, em conferência de imprensa.
Outono Vivo
03 novembro 2022
Atribuição de vouchers no valor de 200 euros, Município da Praia da Vitória aposta no reforço do espólio literário das bibliotecas escolares, ATL´S, CATL´S e IPSS´S do Concelho
No âmbito da XVII edição do Outono Vivo, o município da Praia da Vitória atribuiu um valor individual de 200 euros às bibliotecas escolares, aos ATL´S, CATL´S e IPSS`S locais, com o objetivo de reforçar o espólio literário das entidades que contribuem para dinamizar a vertente educativa no concelho.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt