Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Praias e Zonas Balneares
Projeto apoiado pelo programa GRATERMar, Projeto “Conhecer a Baía da Praia da Vitória envolveu cerca de 500 participantes nos primeiros dois anos de atividade
22 setembro 2022
O projeto “Conhecer a baía da Praia da Vitória”, que permite a fruição da área através do primeiro contacto com a utilização de caiaques ou pranchas de standup paddle (SUP), abrangeu, nos primeiros dois anos de atividades, cerca de 500 participantes. Os dados foram revelados por Paula Sousa, presidente da Cooperativa Praia Cultural, entidade gestora do projeto.
 
A iniciativa, cofinanciada pelo Programa GRATERMar, funciona durante a época balnear (15 junho a 15 de setembro), na zona balnear da Praia Grande, na cidade da Praia da Vitória.
 
“Os participantes, de forma gratuita, aprendem os primeiros passos no uso de um caiaque ou de uma prancha de standup paddle. Recebem instruções de segurança e as melhores práticas e técnicas de remo, para que possam passear pela baía com todo o conforto e qualidade. Este projeto vis que ganhem maior interesse na baía da Praia e pela prática de desportos náuticos, contribuindo assim para a dinamização das empresas locais de animação turística e para o associativismo local ligado ao setor”, explica Paula Sousa.
 
Segundo o descritivo do projeto, «pretende-se incutir no acompanhamento das atividades um forte cariz de sensibilização para a utilização e salvaguarda dos recursos marinhos, assim como para o conhecimento da área marítima praiense, quer por via de atividades específicas quer por via da aprendizagem da realidade local. Esta ação terá um cunho meramente introdutório, procurando cativar quem visita a cidade para o usufruto da baía e, em caso de interesse, utilizar os serviços de animação turística privados existentes na área. Pretende-se também direcionar várias das atividades para as crianças e jovens, levando-os a aumentar o apelo pessoal pela atividade náutica ou a atratividade do mesmo para familiares e amigos».
 
Nos primeiros dois anos de atividade (o projeto tem a duração de 5 anos), realizaram-se mais de 200 sessões, abrangendo cerca de 500 participantes. Destes, destaca-se a afluência de alunos de 31 escolas da ilha, que solicitaram participar nas sessões.
 
Dada a atratividade e recetividade do projeto, a Cooperativa Praia Cultural já está a planificar e preparar a abertura do projeto na época balnear de 2023.
 
O projeto “Conhecer a baía da Praia da Vitória” representa um investimento de 6176 euros, tendo sido cofinanciado em 85% pelo Programa GRATERMar, gerido pela GRATER.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Praias e Zonas Balneares
27 maio 2022
Autarquia ultima preparação das zonas balneares, Época balnear abre a 15 de junho no Concelho da Praia da Vitória
Estão a decorrer os trabalhos de manutenção e montagem de equipamentos e infraestruturas nas zonas balneares do Concelho, com vista à abertura da época balnear. Esta está agendada para 15 de junho ...