Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Festas da Praia
Maiores festas concelhias arrancaram hoje, dia 29, “Excelência da Gastronomia e do Artesanato enriquece dinâmica cultural presente nas Festas da Praia”, defende Vânia Ferreira
29 julho 2022
O dinamismo cultural que envolve as Festas da Praia assenta na diversidade gastronómica e artesanal, mostras que pela sua excelência enriquecem as maiores festas do concelho da Praia da Vitória.

A ideia foi veiculada por Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal, durante as inaugurações das Feiras de Gastronomia e de Artesanato, que se encontram na tenda junto à marina local. As Festas da Praia arrancaram hoje, dia 29 de julho, e prometem, até ao dia 07 de agosto, muita animação, cor e alegria pelas ruas da Cidade.

A responsável municipal, Vânia Ferreira, acredita que “as Festas da Praia não seriam tão ricas sem as experiências decorrentes da presença de iguarias de diferentes locais do País, da Madeira e da ilha Terceira, só possíveis com o empenho e dedicação da Escola Profissional da Praia da Vitória (EPPV), entidade que prima pela qualidade na organização deste certame.

“Este ano temos um showcooking, que conta com ex-alunos da EPPV que vingaram na área da gastronomia. Neste sentido, e durante nove dias, teremos desmonstrações muito interessantes realizadas com produtos regionais. O vinho açoriano complementará este evento, no sentido de promover o que é nosso, que é inegavelmente de excelência”, destaca a autarca.

“Aliado a esta vertente, e não menos importante, temos o artesanato que com muito mérito renova a sua presença nestas festividades, promovido pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), sempre com a qualidade e experiência dos nossos artesãos, reforçando a dinâmica cultural que é a nossa imagem de marca”, sublinha a representante municipal.

“Convidamos todos a marcarem presença nas Feiras de Gastronomia e de Artesanato, duas mostras de extrema importância para o nosso Concelho e para a nossa Ilha, dado que, enquanto executivo municipal, acreditamos na valorização destas áreas no contributo para o desenvolvimento local”, refere.

Marcaram presença na inauguração das Feiras de Gastronomia e de Artesanato, além do executivo municipal praiense, Domingos Borges, da EPPV; Clélio Meneses, Secretário Regional da Saúde e do Desporto, em representação do Governo Regional dos Açores; e Vasco Lima, Diretor Artístico das Festas da Praia 2022. 

O momento foi abrilhantado pela presença da Filarmónica União Praiense (FUP).
 
Feira de Gastronomia do Atlântico

A Feira de Gastronomia, que mantém a aposta na qualidade, conta com a participação de sete restaurantes, três charcutarias, três pastelarias, e dois espaços representativos de diversos pontos do País, da Madeira e da Ilha Terceira.

Num total de 16 espaços dedicados a diferentes iguarias, integram o certame os restaurantes “Tasca do Ramo Grande” (Ilha Terceira), “O Académico” (Bragança),” Do Dia para a Noite” (Madeira), “Tasca Algarvia” (Algarve),” Carne Arouquesa” (Beira Alta), “Taberna do Quinzena” (Santarém), e “O Típico” (Mealhada).

Estão de regresso as charcutarias “Damar” (Serra da Estrela), “Bísaro” (Trás-os-Montes), e “Marquês, o Alentejano” (Alentejo). Marcam ainda presença na Feira as pastelarias “O Capote” (Setúbal), “Amêndoa Doce”, Bragança e as “Queijadinhas D´Anita” (ilha Terceira), assim como os espaços “Marca Açores” e a “Frutaria da Fonte” (Ilha Terceira).

Azores by Young Chefs (protagonizado por ex-alunos da EPPV)

Além dos espaços de restauração, a EPPV promove, de 29 de julho a 06 de agosto, no espaço da Feira de Gastronomia, a iniciativa “Azores by Young Chefs”. São nove dias, com nove demonstrações protagonizadas por ex-alunos desta entidade, sempre com início às 21h00.

Hoje, dia 29, Diana Gravito, Sub-Chefe do Restaurante QB, apresenta um Ceviche de Lírio, Vinagrete de Tomate e Manga; amanhã, dia 30, Paulo Lourenço, Chefe Executivo do Restaurante QB, realiza um Sete da Pá, Creme de Feijão Branco, Chouriço e Óleo de Funcho; domingo, 31, Ana Coelho, Chefe de Partida do Restaurante Belcanto , com duas estrelas Michelin, executa Lírio com Escamas de Abacate; segunda-feira, 01, Flávio Fagundes, Chefe de Partida do Restaurante Loco, com uma estrela Michelin, realiza Beterraba e Chicharro Fumado; terça-feira, 02, Vasco Silveira, Chefe Executivo do Zenite Boutique Hotel, prepara Entranha na Brasa com Batata Doce, Pleurotos e Chimichurri; quarta-feira, dia 03, Diogo Gonçalves, Sub-Chefe do Restaurante Azores Wine Company, realiza Alcatra/Cebola e Agrião, Blini de Batata com Tutano e Alho Negro; quinta-feira, dia 04, Catarina Silveira, Cozinheira de 1ª no Restaurante Oficina da Esquina, confeciona Barriga de Choupa, Inhame, Caranguejo e Nêveda; sexta-feira, dia 05, Carlos Fernandes, Chefe na empresa bymiseenplace, realiza Aquachille de Crustáceos, Guacamole e Pulmões Fritos; sábado, dia 06, Bruno Drumond, Chefe Executivo do Hotel de 5 estrelas, Boeira Garden Hotel Porto/Gaia, Curio Collection By Hilton, prepara Peixe Marinado com Pimentas, Milho e Limão. 

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Festas da Praia
11 julho 2022
Feira de Gastronomia e Cartazes Musicais apresentados, Mc Pedrinho, Mariza, Bárbara Tinoco, Quinta do Bill e Syro no palco principal das Festas da Praia 2022
Mc Pedrinho, Mariza, Bárbara Tinoco, Quinta do Bill e Syro são alguns dos nomes sonantes que marcam presença na Dream Zone by Monster Energy, no âmbito das Festas da Praia, que decorrem de 29 de julho a 07 de agosto de 2022.
Festas da Praia
24 maio 2022
Corrida no dia 06 de agosto, com curro RB, CAJAF e JG, Dinastias Salgueiro e Pamplona frente-a-frente na Tourada de Praça das Festas da Praia 2022
A corrida de toiros de praça das Festas da Praia 2022 é abrilhantada por uma disputa entre famílias tauromáquicas, os Salgueiro e os Pamplona. O cartel foi apresentado no final da tarde de segunda-feira, dia 23, no Auditório do Ramo Grande.
Festas da Praia
01 agosto 2022
Cerimónia de abertura das Festas da Praia 2022, “Retorno económico e social das festividades para o Concelho é inegável e necessário “, defende Vânia Ferreira
As Festas da Praia desempenham um papel fulcral no desenvolvimento do Concelho, sendo inegável e necessário o retorno económico e social que se verifica a nível local.