Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Festas da Praia
Maiores festas concelhias arrancaram hoje, dia 29, “Excelência da Gastronomia e do Artesanato enriquece dinâmica cultural presente nas Festas da Praia”, defende Vânia Ferreira
29 julho 2022
O dinamismo cultural que envolve as Festas da Praia assenta na diversidade gastronómica e artesanal, mostras que pela sua excelência enriquecem as maiores festas do concelho da Praia da Vitória.

A ideia foi veiculada por Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal, durante as inaugurações das Feiras de Gastronomia e de Artesanato, que se encontram na tenda junto à marina local. As Festas da Praia arrancaram hoje, dia 29 de julho, e prometem, até ao dia 07 de agosto, muita animação, cor e alegria pelas ruas da Cidade.

A responsável municipal, Vânia Ferreira, acredita que “as Festas da Praia não seriam tão ricas sem as experiências decorrentes da presença de iguarias de diferentes locais do País, da Madeira e da ilha Terceira, só possíveis com o empenho e dedicação da Escola Profissional da Praia da Vitória (EPPV), entidade que prima pela qualidade na organização deste certame.

“Este ano temos um showcooking, que conta com ex-alunos da EPPV que vingaram na área da gastronomia. Neste sentido, e durante nove dias, teremos desmonstrações muito interessantes realizadas com produtos regionais. O vinho açoriano complementará este evento, no sentido de promover o que é nosso, que é inegavelmente de excelência”, destaca a autarca.

“Aliado a esta vertente, e não menos importante, temos o artesanato que com muito mérito renova a sua presença nestas festividades, promovido pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), sempre com a qualidade e experiência dos nossos artesãos, reforçando a dinâmica cultural que é a nossa imagem de marca”, sublinha a representante municipal.

“Convidamos todos a marcarem presença nas Feiras de Gastronomia e de Artesanato, duas mostras de extrema importância para o nosso Concelho e para a nossa Ilha, dado que, enquanto executivo municipal, acreditamos na valorização destas áreas no contributo para o desenvolvimento local”, refere.

Marcaram presença na inauguração das Feiras de Gastronomia e de Artesanato, além do executivo municipal praiense, Domingos Borges, da EPPV; Clélio Meneses, Secretário Regional da Saúde e do Desporto, em representação do Governo Regional dos Açores; e Vasco Lima, Diretor Artístico das Festas da Praia 2022. 

O momento foi abrilhantado pela presença da Filarmónica União Praiense (FUP).
 
Feira de Gastronomia do Atlântico

A Feira de Gastronomia, que mantém a aposta na qualidade, conta com a participação de sete restaurantes, três charcutarias, três pastelarias, e dois espaços representativos de diversos pontos do País, da Madeira e da Ilha Terceira.

Num total de 16 espaços dedicados a diferentes iguarias, integram o certame os restaurantes “Tasca do Ramo Grande” (Ilha Terceira), “O Académico” (Bragança),” Do Dia para a Noite” (Madeira), “Tasca Algarvia” (Algarve),” Carne Arouquesa” (Beira Alta), “Taberna do Quinzena” (Santarém), e “O Típico” (Mealhada).

Estão de regresso as charcutarias “Damar” (Serra da Estrela), “Bísaro” (Trás-os-Montes), e “Marquês, o Alentejano” (Alentejo). Marcam ainda presença na Feira as pastelarias “O Capote” (Setúbal), “Amêndoa Doce”, Bragança e as “Queijadinhas D´Anita” (ilha Terceira), assim como os espaços “Marca Açores” e a “Frutaria da Fonte” (Ilha Terceira).

Azores by Young Chefs (protagonizado por ex-alunos da EPPV)

Além dos espaços de restauração, a EPPV promove, de 29 de julho a 06 de agosto, no espaço da Feira de Gastronomia, a iniciativa “Azores by Young Chefs”. São nove dias, com nove demonstrações protagonizadas por ex-alunos desta entidade, sempre com início às 21h00.

Hoje, dia 29, Diana Gravito, Sub-Chefe do Restaurante QB, apresenta um Ceviche de Lírio, Vinagrete de Tomate e Manga; amanhã, dia 30, Paulo Lourenço, Chefe Executivo do Restaurante QB, realiza um Sete da Pá, Creme de Feijão Branco, Chouriço e Óleo de Funcho; domingo, 31, Ana Coelho, Chefe de Partida do Restaurante Belcanto , com duas estrelas Michelin, executa Lírio com Escamas de Abacate; segunda-feira, 01, Flávio Fagundes, Chefe de Partida do Restaurante Loco, com uma estrela Michelin, realiza Beterraba e Chicharro Fumado; terça-feira, 02, Vasco Silveira, Chefe Executivo do Zenite Boutique Hotel, prepara Entranha na Brasa com Batata Doce, Pleurotos e Chimichurri; quarta-feira, dia 03, Diogo Gonçalves, Sub-Chefe do Restaurante Azores Wine Company, realiza Alcatra/Cebola e Agrião, Blini de Batata com Tutano e Alho Negro; quinta-feira, dia 04, Catarina Silveira, Cozinheira de 1ª no Restaurante Oficina da Esquina, confeciona Barriga de Choupa, Inhame, Caranguejo e Nêveda; sexta-feira, dia 05, Carlos Fernandes, Chefe na empresa bymiseenplace, realiza Aquachille de Crustáceos, Guacamole e Pulmões Fritos; sábado, dia 06, Bruno Drumond, Chefe Executivo do Hotel de 5 estrelas, Boeira Garden Hotel Porto/Gaia, Curio Collection By Hilton, prepara Peixe Marinado com Pimentas, Milho e Limão. 

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Festas da Praia
11 julho 2022
Feira de Gastronomia e Cartazes Musicais apresentados, Mc Pedrinho, Mariza, Bárbara Tinoco, Quinta do Bill e Syro no palco principal das Festas da Praia 2022
Mc Pedrinho, Mariza, Bárbara Tinoco, Quinta do Bill e Syro são alguns dos nomes sonantes que marcam presença na Dream Zone by Monster Energy, no âmbito das Festas da Praia, que decorrem de 29 de julho a 07 de agosto de 2022.
Festas da Praia
24 maio 2022
Corrida no dia 06 de agosto, com curro RB, CAJAF e JG, Dinastias Salgueiro e Pamplona frente-a-frente na Tourada de Praça das Festas da Praia 2022
A corrida de toiros de praça das Festas da Praia 2022 é abrilhantada por uma disputa entre famílias tauromáquicas, os Salgueiro e os Pamplona. O cartel foi apresentado no final da tarde de segunda-feira, dia 23, no Auditório do Ramo Grande.
Festas da Praia
19 outubro 2022
Presidente da Autarquia entrega dossier das contas em reunião de Câmara, Festas da Praia da Vitória 2022 custaram menos 24 por cento do que edição de 2019
As Festas da Praia da Vitória 2022 custaram menos 24 por cento, comparativamente às festividades de 2019, e sem pôr em causa a qualidade do evento. A revelação foi feita pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, depois de entregar, em reunião de Câmara, ocorrida na tarde de quarta-feira, dia 19, as contas aos vereadores do PS na Autarquia.