Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal
Primeira fase do processo de reestruturação municipal Executivo apresenta proposta de rescisão por mútuo acordo aos funcionários da CPC
10 março 2023
O executivo da Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou, na tarde de sexta-feira, dia 10, aos funcionários da Cooperativa Praia Cultural uma proposta de rescisão voluntária por mútuo acordo, com indemnização com valor superior ao previsto por lei, no âmbito do processo de reestruturação dos recursos humanos daquela entidade.
 
Numa reunião com os funcionários, a presidente da Autarquia, Vânia Ferreira, adiantou que a proposta pretende contribuir para que o processo de reestruturação se faça com o menor número de extinções de postos de trabalho.
 
“Ao contrário da ideia que se tem passado, estamos a trabalhar há vários meses para tentar salvaguardar ao máximo os despedimentos. Estamos em negociações em várias frentes e com várias entidades para minimizar toda esta situação, que não conseguimos evitar. A auditoria confirmou que há um excedente de funcionários na Cooperativa Praia Cultural e a Câmara Municipal não consegue suportar esse custo, a que acresce todo o passivo que é público”, enquadrou Vânia Ferreira.
 
“A Cooperativa Praia Cultural conta com 165 funcionários. A Câmara não consegue absorver mais do que entre 80 e 100 funcionários. O que hoje propomos – que é de adesão voluntária – é uma forma compensatória, no intuito de reduzir o número de postos de trabalhos que tenhamos de extinguir por imposição”, explica a autarca.
 
“Esta manhã estivemos com os sindicatos e chegamos a uma proposta em que o funcionário que decidir avançar para uma rescisão por mútuo acordo, além do acesso ao subsidio de desemprego, terá uma indemnização superior à prevista por lei, nomeadamente 35 dias antes de 2011 e 18 dias após 2011, além de dois salários”, explicou Vânia Ferreira, adiantando que o prazo para adesão a esta proposta é 10 de abril.
 
“Depois, mediante a adesão, voltaremos a avaliar o universo de funcionários e a perceber se esta primeira fase foi suficiente ou se teremos de tomar outras decisões. Além disso, estamos a avaliar com entidades externas as possibilidades de absorverem determinados recursos”, adiantou a autarca.
 
“Ou seja, veremos qual o universo de funcionários da CPC, que atividades da cooperativa internalizaremos na Câmara e quais os recursos humanos necessários. Se, nessa altura, não conseguirmos absorver todos, teremos de avançar com extinções de postos de trabalho, de acordo com a legislação em vigor”, informou a edil aos funcionários, em reunião que decorreu no Auditório do Ramo Grande, e onde estiveram presentes representantes sindicais e os advogados da Autarquia.,
 
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória informou ainda que, a partir da próxima semana, estará disponível um gabinete técnico para apoio a todos os funcionários da CPC, incluindo os que são sindicalizados.
 
“Estamos a fazer tudo para que ninguém se sinta injustiçado. Sabemos que nem tudo será justo, mas sabemos que se não tomarmos esta medida dolorosa, há o risco real de não conseguirmos pagar salários”, sublinhou a autarca.

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Câmara Municipal
14 dezembro 2022
Medida para mitigar efeitos da crise económica e social, Câmara Municipal da Praia da Vitória avança com Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social
A Câmara Municipal da Praia da Vitoria avança, no próximo ano, com a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com o intuito de ter preparadas ações e apoios para o cenário de crise previsto. A informação foi transmitida pela Presidente da Autarquia no final da reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 14.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt