Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Festas da Praia
Presidente da Câmara na Abertura Oficial das Festas da Praia 2023 “Festas da Praia são centrais no calendário social, económico, turístico e cultural do Concelho”
06 agosto 2023
“As Festas da Praia são centrais no calendário social, económico, turístico e cultural do Concelho”. A afirmação foi feita pela presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, no discurso na abertura oficial das festividades, que decorreu na noite de sábado, dia 05, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, antes do Cortejo de Abertura, subordinado ao tema “Do Trigo Dourado aos Pássaros de Ferro”.

Para a autarca praiense, o impacto das festas no comércio local e nas empresas de animação turística justifica todo o investimento municipal e privado no evento.

“As Festas da Praia não são apenas um momento de convívio e reunião. São um elemento dinamizador da nossa economia. Cada euro investido tem retorno. Basta ver a movimentação de pessoas na cidade e no concelho durante esta altura. Basta ver a lotação dos hotéis, da restauração e de tantos outros espaços. Além disso, as Festas da Praia são um dos nossos maiores cartazes turísticos. É esta a visão que justifica o empenho e o investimento municipais”, sublinha a edil praiense.

Na sua intervenção na abertura oficial das Festas, Vânia Ferreira destacou a temática deste ano, a qual sinaliza os 80 anos da presença militar estrangeira na ilha Terceira.

“Até ao dia 13, são inúmeros os motivos para que desfrutem de dez dias de enorme animação, alegria, convívio e bem-estar, abraçados pela baía, pela serra e pela planície que nos envolvem. É nelas que se interliga o tema das Festas da Praia 2023: foi nesta planície que se estende da baía à Caldeira das Lajes, protegida pelas serras do Cume do Facho, que o trigo dourado nos alimentou, fazendo desta terra um dos celeiros de Portugal. E foi essa mesma planície que deu lugar aos pássaros de ferro, cantados por Nemésio, que fizeram desaparecer o trigo dourado, mas outras searas fizeram brotar, enriquecendo as gentes e as culturas; dando novos mundos a este mundo. Desde 1943, convivemos com o mundo a partir da Base das Lajes; e a ela nos chega o mundo daqueles que daqui partem e a esta terra regressam. A essa história devemos parte do que hoje somos. E é essa história que, hoje, celebramos”, enfatizou, agradecendo o trabalho da coordenadora artística das Festas, Judite Parreira, a liderança da organização das Festas pela vereadora Paula Sousa e as parcerias com a Escola Profissional da Praia da Vitória e com a Tertúlia Tauromáquica Praiense, assim como o trabalho do concessionário da Hyundai Dreamzone.

“Agradeço também a todos os colaboradores municipais que, de uma forma ou outra, se envolveram e deram o seu melhor para que, durante estes dez dias, vivamos mais um momento especial neste ano de 2023”, sublinhou.

A cerimónia de receção aos convidados na abertura oficial das Festas da Praia 2023, começou com um momento musical protagonizado por Sónia Pereira e Antonella Barletta. O duo voltou a atuar depois da salva de morteiros às 21h00 e das intervenções oficiais.

De seguida, e após o desfile da Filarmónica União Praiense e da Marcha Oficial das Festas da Praia, decorreu o Cortejo de Abertura, subordinado ao tema “Do Trigo Dourado, aos Pássaros de Ferro”.

As Festas da Praia da Vitória começaram sexta-feira, dia 04, prolongando-se até domingo, dia 13.

O programa completo das Festas da Praia 2023 encontra-se disponível e atualizado em www.cmpv.pt/festasdapraia, ou na página das festas no Facebook.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 05 de agosto de 2023

Notícias Relacionadas

Festas da Praia
11 julho 2022
Feira de Gastronomia e Cartazes Musicais apresentados, Mc Pedrinho, Mariza, Bárbara Tinoco, Quinta do Bill e Syro no palco principal das Festas da Praia 2022
Mc Pedrinho, Mariza, Bárbara Tinoco, Quinta do Bill e Syro são alguns dos nomes sonantes que marcam presença na Dream Zone by Monster Energy, no âmbito das Festas da Praia, que decorrem de 29 de julho a 07 de agosto de 2022.
Festas da Praia
29 julho 2022
Maiores festas concelhias arrancaram hoje, dia 29, “Excelência da Gastronomia e do Artesanato enriquece dinâmica cultural presente nas Festas da Praia”, defende Vânia Ferreira
O dinamismo cultural que envolve as Festas da Praia assenta na diversidade gastronómica e artesanal, mostras que pela sua excelência enriquecem as maiores festas do concelho da Praia da Vitória.
Festas da Praia
19 maio 2023
De 04 a 13 de agosto, Festas da Praia 2023 revivem marcas sociais e culturais dos campos de trigo aos pássaros de ferro na planície das Lajes
As Festas da Praia da Vitória decorrem de 04 a 13 de agosto, sob o tema “Do Trigo Dourado aos Pássaros de Ferro”, confirmou, esta sexta-feira, dia 19, a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt