O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória desafiou a comunidade local de observadores de aves para ajudar o Município a confirmar os impactos reais dos investimentos realizados nos pauis do Concelho e a ajudar na sensibilização da população para a importância destas zonas húmidas.
Roberto Monteiro manifestou esta ideia na abertura do seminário sobre zonas húmidas que a Autarquia organizou na manhã de quinta-feira, 02 de fevereiro, para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas.
“A maioria da população, por vezes, não entende estes investimentos, porque, para lá, eventualmente, de algumas possibilidades de lazer, não vê retorno desses projetos. Por isso, quer deste seminário quer de outras iniciativas do género, é fundamental que saiam dados concretos que permitam apurar os impactos reais dos investimentos que se realizam na recuperação e preservação de zonas húmidas, nomeadamente ao nível turístico”, argumentou o autarca praiense na abertura do encontro, que decorreu na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
“A Câmara Municipal da Praia da Vitória fez um enorme investimento na recuperação do Paul da Praia e está também a investir na requalificação do Paul da Pedreira, no Cabo da Praia. São investimentos que, pelas informações que recebemos, são muito apetecíveis para a comunidade de birdwatching. Mas estou convicto de que é fundamental que se continue a apostar na sensibilização para a importância destas zonas, quer a nível de lazer quer a nível turístico”, sublinhou.
No final da sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória entregou à diretora do Parque Natural da Terceira a candidatura do Paul da Praia à Convenção de Ramsar, que protege as zonas húmidas mundiais.
“Esperamos que a nossa candidatura seja aceite e que, em breve, tenhamos o Paul da Praia certificado pela Convenção de Ramsar, o que para nós será o reconhecimento do trabalho que o Município desenvolveu na recuperação do paul, que foi durante anos uma zona degradada desta cidade”, sublinhou o autarca praiense.
Neste encontro participaram três especialistas nesta temática, com todos a concordarem e expressarem a importância dos pauis da Praia para a observação de aves.
Carlos Pereira, que tem estudado o Paul da Pedreira nos últimos anos, garante que o local é o melhor sítio na Europa para a observação de aves limícolas americanas.
A ideia foi também confirmada por João Jara, proprietário da empresa Birds and Nature Tours que opera no continente português, garantindo que a ilha Terceira é paragem obrigatória para a observação de aves.
O empresário confirmou também que tem aumentado o número de estrangeiros que participam em viagens à ilha para observação de aves, particularmente nos pauis da Praia e da Pedreira.
Cecília Melo, da Universidade dos Açores e coautora do site Aves dos Açores, defendeu a importância da divulgação destes animais nas ilhas e o reforço da sensibilização da comunidade.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt