Caras e Caros Convidados
Minhas Senhoras e meus Senhores
A construção do novo edifício da Escola Profissional da Praia da Vitória representa a concretização de um dos principais pilares da estratégia de desenvolvimento do Concelho.
Ao localizar-se em frente à Secundária Vitorino Nemésio, e a 800 metros da Básica e Integrada Francisco Ornelas da Câmara, permitirá a concentração de 70% da população escolar do Concelho num retângulo com 2.000 metros de perímetro, criando-se o Complexo Educacional da Cidade numa clara aposta consubstanciada no modelo de Gestão Urbana que definimos para a cidade.
Com a aposta na concentração ganhamos sinergias, cooperação e complementaridade. Mais do que uma nova infraestrutura com capacidade para 400 alunos, este projeto assume relevância estratégica também pelo seu principal fator diferenciador – A polivalência dos espaços e a adaptabilidade infraestrutural orientada para uma oferta de cursos ajustada às necessidades do mercado de trabalho, ou seja, uma efetiva flexibilidade da oferta formativa com enfoque na empregabilidade dos alunos.
Este empreendimento só é possível pela postura cooperante e visionária do Governo Regional, em parceria com o Município e com a Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória.
Soubemos conjugar vontades e fomos capazes de estabelecer uma parceria consistente e solidária.
Este é um projeto de futuro cujo principal enfoque é o Emprego baseado na qualificação.
A Formação técnica dos jovens e a valorização de ativos é a missão da Fundação, que tem sido cumprida com mérito e distinção numa clara demonstração da elevada competência da sua direção, dos professores e também de todos os seus funcionários.
Assim, entendo este novo empreendimento como um justo prémio a uma Instituição Formativa de excelência.
Caras convidadas e convidados, minhas senhoras e meus senhores,
O projeto de investimento, que hoje se inicia, tem um impacto direto, na economia local, de grande relevância. Por um lado representa a afetação de mais de 5 milhões de euros ao sector da construção civil regional cuja origem principal são recursos comunitários, ou seja, sem fomentar o recurso ao endividamento. Por outro lado gera emprego quer no empreiteiro, quer ainda nos diversos subempreiteiros, pequenas empresas locais, que também beneficiarão da realização desta obra estruturante.
Na verdade, estamos perante um ótimo exemplo do que é o verdadeiro investimento público reprodutivo do qual o Governo Regional e o Município da Praia da Vitória são os melhores exemplos comprovados pelas excelentes taxas de execução dos fundos Comunitários.
A parceria institucional – Governo Regional/Câmara Municipal da Praia da Vitória – materializada numa Aposta Estratégica na Educação e Formação, gerou resultados extraordinários num período de 5 anos:
- Foram construídas 2 Novas Escolas (Fonte do Bastardo e Fontinhas);
- Foram ampliadas e remodeladas as Escolas Francisco Ornelas da Câmara e dos Biscoitos;
- Foram remodeladas e beneficiadas 7 Escolas do 1ºCiclo do Concelho;
- Foi criada uma Rede Municipal de 5 Creches e 8 ATL´s totalmente localizada nas freguesias rurais;
- Mantemos um programa completo de atividades extracurriculares e de apoio a crianças com necessidades especiais em todas as Escolas do Concelho;
- Implementamos um programa de saúde escolar inovador que garante o rastreio, à visão, à audição, e à nutrição, a toda a população escolar, numa parceria com o Serviço Regional de Saúde;
- Fomos capazes de garantir todas as condições determinantes à construção da nova Escola Profissional.
Os resultados obtidos demonstram que o único veículo para o sucesso das estratégias e políticas públicas são as verdadeiras parcerias entre os Municípios e o Governo Regional!
Caras e caros convidados,
É com o mesmo espírito que nos orientamos para os Desafios do Futuro.
Com orgulho na obra feita mas com humildade e muita determinação, o nosso principal enfoque é ganhar a aposta na qualificação para motivar o empreendedorismo e o emprego sustentável.
No momento em que vivemos é fundamental que expliquemos, com muita clareza, que existe um Novo Paradigma no papel do Setor Público relativamente à criação de Emprego.
Nos últimos 35 anos o Estado, além da responsabilidade de educar e formar, partilhou com o Setor Privado a missão de garantir emprego.
Hoje, é demasiado claro, que o contributo do Setor Público para a oferta de emprego passou a ser quase irrelevante. Assim, vivemos o enorme desafio de fomentar a criação de emprego no Setor Privado.
O Governo, as Autarquias e os Estabelecimentos de Ensino, em particular as Escolas Profissionais, temos de concentrar esforços nesta nova e complexa missão: Qualificar para Empreender; Valorizar competências e motivar as boas estratégias empresariais; Promover a competitividade e a inovação.
Passamos da fase de criação de emprego para a fase de construção de dinâmicas geradoras do emprego. É hora de ensinarmos a criar!
Já não basta dar competências e qualificar!
O Emprego sustentável terá de ser a nossa obsessão. Compete-nos apontar caminhos; criar condições; gerar oportunidades; ajudar a empreender…
Enfim, temos de ser libertadores de qualidade, de coragem e de esperança!
Viva a Praia da Vitória!
Vivam os Açores!
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt