Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Câmara da Praia e Universidade dos Açores reforçam parceria: LAMTec vai estudar Paul e assoreamento na baía da Praia
08 março 2012

Investigadores do Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia (LAMTec) vão proceder à caraterização hidráulica do Paul da Praia, analisar soluções para as algas que ali se desenvolvem e estudar o assoreamento da baía e da Marina da Praia da Vitória. Estes são os primeiros projetos no âmbito do reforço da cooperação entre o Município e a Universidade dos Açores naquele centro de investigação.

Na apresentação do plano que visa dar novo fôlego à parceria entre a Autarquia e a Academia açoriana que esteve na base da criação do LAMTec, o presidente da Câmara Municipal da Praia explicou tratarem-se de projetos que recorrem ao conhecimento e capacidades dos investigadores da Universidade dos Açores para dar resposta a problemas efetivos do Concelho.

“O LAMTec nasce em 2001, tendo por base um protocolo estabelecido entre a Câmara da Praia e a Universidade dos Açores. Este ano, avaliámos o momento atual dessa parceria, chegando à conclusão que estão reunidas as condições para a aproveitar melhor. O protocolo inicial estabelece a procura de sinergias mútuas como um dos objetivos do centro de investigação localizado junto à Marina da Praia. Entendemos – nós, Município, e a Pró-Reitoria - que as partes podem fazer mais, particularmente no desenho de projetos de interesse comum”, explicou Roberto Monteiro.

O autarca praiense, que falava em conferência de imprensa, adiantou que, após uma reunião entre técnicos da Câmara e investigadores do LAMTec, ficaram assentes várias linhas de ação a desenvolver: a caracterização hidráulica do Paul da Praia e o estudo e caraterização das algas ali existentes; estudo do assoreamento (acumulação de areia) da baía e Marina; projetos de divulgação enquadrados na Agenda XXI; e promoção de projetos de investigação que coloquem no LAMTec investigadores licenciados, mestrandos ou em doutoramento.

“Outra das áreas onde entendemos que a Universidade dos Açores, por via do LAMTec, pode contribuir é na investigação de soluções para a valorização de resíduos, estratégia essencial para o futuro do Aterro Intermunicipal. Ou seja, todas as áreas já concertadas, assim como projetos que venham a resultar no âmbito desta parceria, representam não só um novo fôlego para o impacto da cooperação que deu origem ao LAMTec na Praia, como, e acima de tudo, uma enorme mais-valia para o nosso desenvolvimento”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal.

“Neste quadro de reforço da parceria, acertámos com a Universidade dos Açores o incremento da formação prática no LAMTec ao nível do curso de Energias Renováveis. A Universidade desenvolverá aulas no LAMTec três vezes por semana de alunos nesta área e a Câmara da Praia responsabilizar-se-á pelo transporte destes alunos do pólo no Pico da Urze para a Praia. Ou seja, unimos esforços, aproveitando o que cada um pode dar para valorizarmos mais aquele espaço”, adiantou.

Por seu turno, o Pró-Reitor da Universidade dos Açores, David Horta Lopes, explicou que esta nova fase na vida do LAMTec potenciará o desenvolvimento de massa crítica de elevada formação e contribuirá para uma maior ligação entre a investigação académica e as necessidades da comunidade.

“A Universidade dos Açores tem o know-how, tem investigadores de excelência, reconhecidos na comunidade científica. Por isso, é muito bom sermos chamados a contribuir para a comunidade onde nos inserimos. Este plano de reforço da parceria entre a Universidade e o Município da Praia enquadra-se nesse espírito. A criação do LAMTec foi um passo importante na descentralização da Universidade. Agora é tempo de evoluirmos e de usarmos as nossas capacidades”, frisou o responsável da universidade açoriana.

O LAMTec, localizado junto à Marina da Praia da Vitória, nasceu no âmbito de um protocolo datado de 2001 entre a Câmara Municipal da Praia e a Universidade dos Açores com o objetivo de colocar no Concelho um polo de investigação de excelência.

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais