Investigadores do Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia (LAMTec) vão proceder à caraterização hidráulica do Paul da Praia, analisar soluções para as algas que ali se desenvolvem e estudar o assoreamento da baía e da Marina da Praia da Vitória. Estes são os primeiros projetos no âmbito do reforço da cooperação entre o Município e a Universidade dos Açores naquele centro de investigação.
Na apresentação do plano que visa dar novo fôlego à parceria entre a Autarquia e a Academia açoriana que esteve na base da criação do LAMTec, o presidente da Câmara Municipal da Praia explicou tratarem-se de projetos que recorrem ao conhecimento e capacidades dos investigadores da Universidade dos Açores para dar resposta a problemas efetivos do Concelho.
“O LAMTec nasce em 2001, tendo por base um protocolo estabelecido entre a Câmara da Praia e a Universidade dos Açores. Este ano, avaliámos o momento atual dessa parceria, chegando à conclusão que estão reunidas as condições para a aproveitar melhor. O protocolo inicial estabelece a procura de sinergias mútuas como um dos objetivos do centro de investigação localizado junto à Marina da Praia. Entendemos – nós, Município, e a Pró-Reitoria - que as partes podem fazer mais, particularmente no desenho de projetos de interesse comum”, explicou Roberto Monteiro.
O autarca praiense, que falava em conferência de imprensa, adiantou que, após uma reunião entre técnicos da Câmara e investigadores do LAMTec, ficaram assentes várias linhas de ação a desenvolver: a caracterização hidráulica do Paul da Praia e o estudo e caraterização das algas ali existentes; estudo do assoreamento (acumulação de areia) da baía e Marina; projetos de divulgação enquadrados na Agenda XXI; e promoção de projetos de investigação que coloquem no LAMTec investigadores licenciados, mestrandos ou em doutoramento.
“Outra das áreas onde entendemos que a Universidade dos Açores, por via do LAMTec, pode contribuir é na investigação de soluções para a valorização de resíduos, estratégia essencial para o futuro do Aterro Intermunicipal. Ou seja, todas as áreas já concertadas, assim como projetos que venham a resultar no âmbito desta parceria, representam não só um novo fôlego para o impacto da cooperação que deu origem ao LAMTec na Praia, como, e acima de tudo, uma enorme mais-valia para o nosso desenvolvimento”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal.
“Neste quadro de reforço da parceria, acertámos com a Universidade dos Açores o incremento da formação prática no LAMTec ao nível do curso de Energias Renováveis. A Universidade desenvolverá aulas no LAMTec três vezes por semana de alunos nesta área e a Câmara da Praia responsabilizar-se-á pelo transporte destes alunos do pólo no Pico da Urze para a Praia. Ou seja, unimos esforços, aproveitando o que cada um pode dar para valorizarmos mais aquele espaço”, adiantou.
Por seu turno, o Pró-Reitor da Universidade dos Açores, David Horta Lopes, explicou que esta nova fase na vida do LAMTec potenciará o desenvolvimento de massa crítica de elevada formação e contribuirá para uma maior ligação entre a investigação académica e as necessidades da comunidade.
“A Universidade dos Açores tem o know-how, tem investigadores de excelência, reconhecidos na comunidade científica. Por isso, é muito bom sermos chamados a contribuir para a comunidade onde nos inserimos. Este plano de reforço da parceria entre a Universidade e o Município da Praia enquadra-se nesse espírito. A criação do LAMTec foi um passo importante na descentralização da Universidade. Agora é tempo de evoluirmos e de usarmos as nossas capacidades”, frisou o responsável da universidade açoriana.
O LAMTec, localizado junto à Marina da Praia da Vitória, nasceu no âmbito de um protocolo datado de 2001 entre a Câmara Municipal da Praia e a Universidade dos Açores com o objetivo de colocar no Concelho um polo de investigação de excelência.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt