Debater o momento atual do setor hortofrutícola e florícola da Ilha e da Região e discutir novas oportunidades do mercado e de rendimento. São estes os objetivos principais do Ciclo de Debates sobre Diversidade Agrícola “Produzir Local, Pensar Global”, organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória em parceria com a Fruter e com a BioAzórica.
O evento, que foi apresentado na tarde de quinta-feira, 12, em conferência de imprensa, decorrerá entre 26 e 28 de abril, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
“Neste fórum, queremos discutir o momento atual do setor, reunir os produtores locais num espaço de intercâmbio de ideias, práticas e rumos para o futuro e contribuir para a sensibilização para a importância da diversificação agrícola, da ecoprodução e da inovação neste setor. Queremos debater novas oportunidades de negócio, de comercialização e exportação, de reconversão ou de aproveitamento da terra”, justificou o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na apresentação do Ciclo de Debates.
“Queremos mostrar às pessoas que é possível produzir com qualidade, mesmo nas suas pequenas hortas, e escoar, com rendimento, algum excedente”, sublinhou o responsável autárquico.
“Para a Fruter, este fórum é de primordial importância, porque permitirá uma reflexão do setor, nos seus mais variados aspetos: da produção à comercialização, passando pelos transportes, pelos apoios ou pela exportação. Queremos mostrar que é possível tirar rendimento da terra”, frisou, por seu turno, Sieuve Meneses, da Fruter.
“Há famílias que, aos poucos, começam a despertar para a produção hortícola e frutícola, nomeadamente a biológica. Há cada vez mais uma consciência para estas questões. Como também se verifica, pelo menos na agricultura biológica, um número crescente de famílias que vêm na terra um recurso para melhorarem os seus rendimentos”, complementou Mónica Oliveira, da BioAzórica.
Programa
O Ciclo de Debates sobre Diversidade Agrícola tem início no dia 26 de abril, às 19h00, com a sessão de abertura a ser presidida pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Roberto Monteiro.
Nesta primeira noite, o debate centrar-se-á na ecoprodução, sendo moderador pelo Professor Doutor João Batista. Participam neste painel o Professor Doutor António Mexia (“Produzir Local, Pensar Global”), o engenheiro José Carlos Marques (“A Agricultura Biológica na ECOnomia Local”) e o produtor biológico Avelino Ormonde, da BioFontinhas e da BioAzórica.
Na noite de sexta-feira, 27, os trabalhos começam às 19h00, num painel dedicado à produção agrícola convencional e as orientações que se avizinham para o seu futuro.
O debate é moderado pelo Professor Doutor António Mexia, sendo intervenientes a engenheira Fátima Amorim (“Apoios Governamentais à Produção Local”), a engenheira Conceição Filipe (“20 Anos de Produção Hortoflorifrutícola na Terceira”) e a engenheira Ana Paula Nunes (“Utilização Sustentável dos Pesticidas e Alterações no Modo de Produção”).
No sábado, 28, a manhã será dedicada ao painel “Alimentos locais, alimentos saudáveis”. A primeira intervenção, às 10h00 e a cargo do padre Francisco Dolores, será sobre a utilização de ervas medicinais, seguindo-se, às 10h30, a comunicação da Drª. Cláudia Meneses sobre “Agricultura à Mesa: vantagens nutricionais” e, às 11h00, do produtor agrícola Avelino Ormonde, sobre “O Poder das Folhas com Green Smoothies”.
Da parte da tarde, às 14h30, intervirá a Drª Mónica Oliveira, com uma comunicação intitulada “Consumo Responsável”, seguindo-se a intervenção de vários representantes de superfícies comerciais sobre perspetivas da substituição da importação por produtos locais.
A partir das 15h30, decorrerá a comunicação sobre a exportação de fruta e de flores a partir da ilha Terceira, da autoria do engenheiro António Domingues. Às 16h00, intervirá o engenheiro António Marques, com uma breve resenha histórica sobre o setor apícola e as perspetivas de mercado.
Este painel será moderado pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paulo Messias.
A sessão de encerramento do Ciclo de Debates está agendada para as 16h30, sendo presidida pelo secretário regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues.
O Ciclo de Debates sobre Diversidade Agrícola “Produzir Local, Pensar Global” enquadra-se no Plano Municipal para a Dinamização Económica e do Emprego no Concelho, nomeadamente no eixo estratégico “Reforço das Empresas Locais e Regionais”.
Este Plano é composto por 26 medidas a implementar entre 2012 e 2013, visando contribuir para a dinamização da economia local e potenciar a criação de emprego no Concelho.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt