Promover o intercâmbio de informações, experiências e recursos humanos para dinamizar a economia associada ao Mar e consolidar a Praia da Vitória num centro de partilha do conhecimento, de referência na sua estratégia de utilização da economia do Mar. São estes os objetivos centrais do protocolo assinado entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a RETE – Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, esta parceria enquadra-se na estratégia municipal de promoção de um “sistema de desenvolvimento económico e social da cidade envolvendo as atividades portuárias, e outras estreitamente ligadas ao Mar”.
“Considerando que o Mar constitui um elemento distintivo da matriz cultural açoriana, um espaço onde a Região Autónoma dos Açores, e a Praia da Vitória em particular, cada vez mais se quer afirmar, através da definição de linhas estratégicas de conservação, exploração, investigação cientifica e tecnologicamente; este protocolo abre-nos as portas para um conjunto de iniciativas que nos permitirão recentrar o debate e a atenção nesta problemática”, explica o autarca praiense.
“As cidades portuárias dos Açores, pela sua posição geoestratégica, constituem ambientes únicos onde a sua relação como mar e com a atividade portuária representa um conjunto de oportunidades que deve envolver todos os agentes do sistema económico, tecnológico e cientifico a assumir uma postura proactiva para apoiar a sociedade e a economia os quais devem assentar numa atividade de investigação, inovação e desenvolvimento de vanguarda”, sublinha.
Segundo Roberto Monteiro, este protocolo dará corpo à intenção da Autarquia em impulsionar num modulo de integração o desenvolvimento económico e social, o ensino, a investigação e inovação, a colaboração com outras entidades de modo a tornar a cidade num centro de partilha do conhecimento, de referência na sua estratégia de utilização da economia do Mar, na criação de cluster´s envolvendo as atividades comerciais, sociais e de formação avançada.
O protocolo assinado entre a Câmara da Praia e a RETE tem como finalidade o “intercâmbio de experiências, documentação, informação e resultados de investigação relativos a programas desenvolvidos pelas partes; o desenvolvimento de ações ou projetos de investigação conjuntos; o intercâmbio de especialistas técnicos e científicos, de acordo com a natureza e âmbito dos programas acordados mutuamente; o desenvolvimento de projetos sobre técnicas marítimas e portuárias, sobre a problemática à volta das cidades portuárias, entre outros; e a formação de recursos”.
A RETE é uma associação que tem por missão construir uma rede internacional de cidades portuárias e de portos, com especial destaque para os portos da Europa meridional e mediterrânica e da América Latina, com o objetivo de contribuir para um desenvolvimento equilibrado e qualificado do ambiente urbano e portuário.
“Para nós, a experiência e a missão desta associação dão-nos garantias de qualidade e inovação na busca dos objetivos que traçámos para a Praia da Vitória”, argumenta Roberto Monteiro.
Nos próximos tempos, serão apresentadas publicamente as iniciativas concretas resultantes do protocolo agora assinado.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt