O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera o futuro Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Praia da Vitória como “a obra mais relevante e humanizante dos investimentos realizados pelo Governo Regional dos Açores na Praia da Vitória”.
Na apresentação do projeto do edifício, a construir num terreno junto à rotunda do Modelo, cedido pela Autarquia, o autarca praiense adiantou que a obra triplicará a oferta no Concelho em termos de apoio às pessoas e jovens com deficiência; coloca a instituição no “coração da cidade”; e, dessa forma, promove a real inclusão dessas pessoas na comunidade.
“Se me dissessem que todos os investimentos realizados no Concelho iam desaparecer e que podia apenas escolher um para continuar a existir, sem dúvida que escolheria este”, disse Roberto Monteiro, sublinhando a importância social deste projeto.
“Esta é, sem dúvida, a obra mais relevante e humanizante a criar no Concelho da Praia. O futuro Centro de Atividades Ocupacionais reúne os vários serviços de apoio às pessoas com deficiência, Triplica a capacidade de resposta no Concelho. E, acima de tudo, coloca estas pessoas no centro da cidade, dando-lhes visibilidade e incluindo-as na comunidade como pessoas e cidadãos de pleno direito”, sublinhou.
“É um projeto que nasce de um sonho, que resulta do empenho da direção e dos técnicos da Associação e Pais e Amigos das Crianças com Deficiência da Praia da Vitória, que muito têm contribuído para a elaboração do projeto arquitetónico. É, no fundo, uma obra que resulta da parceria e da união de esforços da instituição, da Autarquia e do Governo Regional dos Açores”, enfatizou Roberto Monteiro.
O CAO da Praia da Vitória, cuja construção deve começar este verão, devendo abrir portas a meados de 2013, é composto por quatro pisos, reunindo várias valências de apoio às atividades direcionadas para as crianças, jovens e adultos com deficiência.
É um serviço com capacidade para 30 utentes, disponibilizando um lar residencial, um centro de reabilitação, com valências para a terapia da fala, a terapia ocupacional e a cinesioterapia.
Disponibilizará gabinetes técnicos e administrativos, refeitório, cozinha de apoio, zonas de banho assistido, lavandaria, sanitários, quatros simples e duplos, sala de estar, sala de jantar, salas de atividades, salas de convívio, gabinetes médicos, além de estacionamento coberto e no exterior. As valências estão integradas num edifício moderno, com uma área de implantação de 710 metros quadrados e uma área útil de 1840 metros, incluídas num terreno com 1400 metros quadrados cedido pela Autarquia.
O espaço ficará sob gestão da Associação e Pais e Amigos das Crianças com Deficiência da Praia da Vitória, sendo a obra, orçada em dois milhões de euros, financiada pelo Governo Regional dos Açores.
“É uma obra que também premeia uma instituição que muito tem dado à Praia, particularmente às crianças e jovens portadores de deficiência. A Associação e Pais e Amigos das Crianças com Deficiência da Praia da Vitória merece todo o nosso apoio, pelo excelente e exemplar trabalho que tem realizado”, frisou Roberto Monteiro.
A Secretária Regional do Trabalho e da Solidariedade Social realçou o alcance do projeto e, acima de tudo, a capacidade do arquiteto Miguel Cunha, autor do projeto, de enquadrar as necessidades do edifício com o espaço circundante.
“É um espaço de enorme qualidade, que corresponde ao pretendido e que, certamente, será uma enorme mais-valia para o Concelho e para as crianças jovens e adultos portadores de deficiência, assim como para toda a população”, sublinhou.
A presidente da direção da Associação e Pais e Amigos das Crianças com Deficiência da Praia da Vitória agradeceu o empenho da Câmara Municipal e do Governo Regional dos Açores na “concretização deste sonho”, reforçando o empenho da instituição em fazer a obra nascer e continuar o trabalho que têm vindo a realizar.
O concurso público para a adjudicação da empreitada é lançado em maio.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt