Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Presidente da Câmara Municipal na apresentação do projeto: “Centro de Atividades Ocupacionais é a obra mais relevante e humanizante na Praia”
27 abril 2012

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera o futuro Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Praia da Vitória como “a obra mais relevante e humanizante dos investimentos realizados pelo Governo Regional dos Açores na Praia da Vitória”.

Na apresentação do projeto do edifício, a construir num terreno junto à rotunda do Modelo, cedido pela Autarquia, o autarca praiense adiantou que a obra triplicará a oferta no Concelho em termos de apoio às pessoas e jovens com deficiência; coloca a instituição no “coração da cidade”; e, dessa forma, promove a real inclusão dessas pessoas na comunidade.

“Se me dissessem que todos os investimentos realizados no Concelho iam desaparecer e que podia apenas escolher um para continuar a existir, sem dúvida que escolheria este”, disse Roberto Monteiro, sublinhando a importância social deste projeto.

“Esta é, sem dúvida, a obra mais relevante e humanizante a criar no Concelho da Praia. O futuro Centro de Atividades Ocupacionais reúne os vários serviços de apoio às pessoas com deficiência, Triplica a capacidade de resposta no Concelho. E, acima de tudo, coloca estas pessoas no centro da cidade, dando-lhes visibilidade e incluindo-as na comunidade como pessoas e cidadãos de pleno direito”, sublinhou.

“É um projeto que nasce de um sonho, que resulta do empenho da direção e dos técnicos da Associação e Pais e Amigos das Crianças com Deficiência da Praia da Vitória, que muito têm contribuído para a elaboração do projeto arquitetónico. É, no fundo, uma obra que resulta da parceria e da união de esforços da instituição, da Autarquia e do Governo Regional dos Açores”, enfatizou Roberto Monteiro.

O CAO da Praia da Vitória, cuja construção deve começar este verão, devendo abrir portas a meados de 2013, é composto por quatro pisos, reunindo várias valências de apoio às atividades direcionadas para as crianças, jovens e adultos com deficiência.

É um serviço com capacidade para 30 utentes, disponibilizando um lar residencial, um centro de reabilitação, com valências para a terapia da fala, a terapia ocupacional e a cinesioterapia.

Disponibilizará gabinetes técnicos e administrativos, refeitório, cozinha de apoio, zonas de banho assistido, lavandaria, sanitários, quatros simples e duplos, sala de estar, sala de jantar, salas de atividades, salas de convívio, gabinetes médicos, além de estacionamento coberto e no exterior. As valências estão integradas num edifício moderno, com uma área de implantação de 710 metros quadrados e uma área útil de 1840 metros, incluídas num terreno com 1400 metros quadrados cedido pela Autarquia.

O espaço ficará sob gestão da Associação e Pais e Amigos das Crianças com Deficiência da Praia da Vitória, sendo a obra, orçada em dois milhões de euros, financiada pelo Governo Regional dos Açores.

“É uma obra que também premeia uma instituição que muito tem dado à Praia, particularmente às crianças e jovens portadores de deficiência. A Associação e Pais e Amigos das Crianças com Deficiência da Praia da Vitória merece todo o nosso apoio, pelo excelente e exemplar trabalho que tem realizado”, frisou Roberto Monteiro.

A Secretária Regional do Trabalho e da Solidariedade Social realçou o alcance do projeto e, acima de tudo, a capacidade do arquiteto Miguel Cunha, autor do projeto, de enquadrar as necessidades do edifício com o espaço circundante.

“É um espaço de enorme qualidade, que corresponde ao pretendido e que, certamente, será uma enorme mais-valia para o Concelho e para as crianças jovens e adultos portadores de deficiência, assim como para toda a população”, sublinhou.

A presidente da direção da Associação e Pais e Amigos das Crianças com Deficiência da Praia da Vitória agradeceu o empenho da Câmara Municipal e do Governo Regional dos Açores na “concretização deste sonho”, reforçando o empenho da instituição em fazer a obra nascer e continuar o trabalho que têm vindo a realizar.

O concurso público para a adjudicação da empreitada é lançado em maio.

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais