A Vila das Lajes assinalou, na última sexta-feira, 08, o décimo aniversário da sua elevação à qualidade de vila, numa cerimónia que incluiu o lançamento do livro “A Ilha Terceira – trabalho e diversão”, da autoria de Francisco de Oliveira, presidente da Assembleia Municipal da Praia da Vitória.
A comemoração do 10º aniversário, que decorreu no salão de festas do Centro Intergeracional, foi incluída na Onda Cultural da Vila das Lajes, que decorreu entre 05 e 08 no jardim público da freguesia, onde se destacou a Feira de Sopas e de Doces Tradicionais, cujo sucesso foi comprovado pela afluência em grande número de população.
Na cerimónia comemorativa da elevação das Lajes a vila, o presidente da Junta de Freguesia, Elmano Nunes, e o vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, enalteceram o desenvolvimento da vila nos últimos anos e elevaram o trabalho das diversas associações e entidades da freguesia na dinamização social, recreativa, desportiva e cultural das Lajes.
Esse crescimento foi enquadrado historicamente por Avelino Meneses, ex-reitor da Universidade dos Açores e professor universitário, uma das personalidades da freguesia.
Após essa intervenção e antes a apresentação do livro de Francisco de Oliveira, a Junta de Freguesia homenageou Hélio Sousa, emigrante lajense nos Estados Unidos, e o padre Rocha, atual pároco das Lajes, pelo seu trabalho comunitário, social e de dinamização da freguesia, dentro e fora de portas.
A apresentação do livro A Ilha Terceira – trabalho e diversão” ficou a cargo de Andreia Cardoso, ex-presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, que ressalvou o papel do autor enquanto deputado regional e defensor da história e das vivências locais, sublinhando o seu contributo para a elevação das Lajes a vila.
O livro de Francisco Oliveira realça o afinco dos terceirenses no trabalho, em paralelo com a sua capacidade festiva e hospitaleira, duas características que marcam este povo.
Durante três dias, a Vila das Lajes recebeu inúmeros visitantes, que encheram o jardim público, participando nas várias atividades organizadas, particularmente na Feira de Sopas e de Doces Tradicionais, na Feira do Livro e na Feira Comercial.
A Onda Cultural terminou com uma cantoria com os improvisadores José Eliseu, Maria Clara, José Fernando, Carlos Andrade, Fábio Ourique e Marcelo Dias, e que se prolongou noite dentro.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt