O Parque Ambiental do Paul já oferece condições de nidificação para as aves, comprova o avistamento, a 19 deste mês, de crias de Galeirão-comum, algo que não acontecia desde 1930.
Observadores de aves e técnicos da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal da Praia da Vitória observaram duas crias desta ave na lagoa do paul da Praia da Vitória.
Este episódio, segundo as mesmas fontes, confirma a importância do paul como sítio de interesse ambiental com elevado valor para a conservação da biodiversidade e prova o sucesso do trabalho de recuperação e reabilitação daquela zona húmida no coração da cidade da Praia da Vitória que tem vindo a ser executado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória.
O avistamento das duas crias do Galeirão-comum ganha maior expressão quando se sabe que a última observação de crias desta espécie no paul da Praia data de 1930.
O Galeirão-comum (Fulica atra) é uma espécie invernante, tendo presença constante no paul da Praia da Vitória, sendo uma das aves como maior ocorrência naquele local, a par da Galinha-d’água, considerada por muitos como símbolo do paul da Praia.
O Parque Ambiental do Paul da Praia da Vitória foi inaugurado em setembro de 2009, depois de uma intervenção orçada em 2,5 milhões de euros (investimento assumido pela Autarquia, pelo Governo Regional dos Açores e pelo Instituto Português do Turismo) que visou a sua recuperação e transformação em área natural para aves, em zona de lazer e espaço de atividades físicas.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt