O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória revelou, na manhã de quarta-feira, 04 de julho, que a Autarquia está a preparar a visita de uma delegação finlandesa à ilha Terceira com o objetivo de abrir canais de contato que permitam oportunidades de negócio entre empresários locais e empresários finlandeses. A estratégia de abertura de oportunidades noutros mercados tem sido promovida pela Autarquia, à semelhança da delegação da CCAH que visitou Moçambique no ano transacto fruto de um protocolo entre o município e a Associação Karingana.
O autarca, que falava na sessão de apresentação do Programa de Requalificação da Imagem das Empresas Açorianas, promovido pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, avançou com esta novidade para exemplificar iniciativas que as entidades públicas podem organizar a bem do desenvolvimento económico.
“Há pessoas nascidas na Praia da Vitória que vivem e trabalham hoje noutros locais do mundo que são potenciais elos de ligação com essas comunidades e que nos podem ajudar a abrir janelas de oportunidade. O processo que estamos a desenvolver na Finlândia é exemplo disso. Em outubro, esperamos trazer ao Concelho uma delegação finlandesa, sendo nosso intuito abrir canais de comunicação, com potencial económico e empresarial”, explicou Roberto Monteiro, na sessão que decorreu na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.
“Hoje, mais do que nunca, cabe às entidades públicas trabalhar no sentido de abrir janelas de oportunidade para os nossos empresários, relegando neles o trabalho seguinte, que é concretizar e potenciar negócios. Os poderes públicos, as entidades representativas dos vários setores empresariais e os próprios empresários têm de unir esforços para que, em conjunto, ultrapassemos estes tempos de crise. Cada parte, oferecendo o que pode e sabe, contribui decisivamente para a construção de soluções”, argumentou o autarca.
“As parcerias, a inovação e a criatividade são instrumentos que temos ao nosso alcance em busca de respostas para os nossos problemas. Só assim poderemos avançar”, sublinhou.
Ao mesmo tempo, Roberto Monteiro desafiou a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo a iniciar projetos de apoio aos empresários que motivem a substituição de importações por produções locais.
“No ciclo de debates sobre produção agrícola, percebeu-se claramente que há uma quantidade de produtos que continuamos a importar e que os nossos produtores poderiam garantir. Há que avançar com projetos de apoio que permitam diferenciar os nossos produtos, melhorar a sua competitividade e, por essa via, garantir-lhes capacidade concorrencial com as importações. Para lá da aposta nas exportações, não podemos pôr de parte o nosso potencial de substituição de importações. É um desafio que deixo à Câmara do Comércio de Angra”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, após sublinhar a importância do trabalho que esta instituição tem vindo a desenvolver na potenciação do tecido empresarial local.
Na manhã de quarta-feira, a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira foi palco da apresentação do PRIMEA - Programa de Requalificação da Imagem das Empresas Açorianas, uma iniciativa da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, em parceria com a Ivity Brand Corp, que visa apoiar as empresas locais na potenciação das suas marcas no âmbito de uma estratégia de internacionalização e exportação.
Valorizar os produtos e os serviços locais; aumentar a notoriedade das marcas açorianas; e potenciar a internacionalização dos produtos e serviços locais são os principais objetivos deste projeto, que será apoiado tecnicamente por especialistas da Ivity, quer pelo acompanhamento no terreno de 25 empresas da Terceira, São Jorge e Graciosa, quer através de um conjunto de formações e outras ações para todas as empresas associadas da Câmara do Comércio de Angra.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt