O Município da Praia da Vitória reduziu quase 16 por cento (540 mil euros) na sua despesa no primeiro semestre deste ano, revelou, esta segunda-feira, o executivo municipal, no âmbito de um balanço aos primeiros seis meses da execução orçamental de 2012.
O executivo sublinha que este esforço significativo de poupança no lado da despesa permitiu o equilíbrio financeiro face à redução significativa das receitas próprias e das transferências do Orçamento do Estado.
No âmbito do balanço à execução orçamental no primeiro semestre de 2012, o executivo do Município da Praia da Vitória revelou que a redução global na despesa resultou de uma redução de 24 por cento na aquisição de bens e serviços, de 11 por cento com custos de pessoal (por via de passagem a reforma de vários colaboradores e não contratação de novos quadros), de sete por cento nos juros e encargos com a Banca, de seis por cento nas transferências correntes para a empresa municipal Praia em Movimento e para a Cooperativa Praia Cultural e de 59 por cento ao nível dos apoios a terceiros.
O executivo revelou ainda que, nos primeiros seis meses deste ano, as receitas próprias e fiscais do Município caíram 353 mil euros, comparativamente ao ano anterior. E que, na mesma comparação, se verificou a redução em quase 50 mil euros nas transferências do Orçamento do Estado.
Segundo a mesma fonte, ao nível das receitas próprias, as maiores quebras verificaram-se ao nível do IMT (imposto sobre transações de imóveis) e das taxas sobre obras, serviços recreativos, edifícios e outras receitas correntes.
Os resultados alcançados ao nível da despesa corrente decorrem da estratégia municipal de equilíbrio financeiro, implementada desde 2011, para fazer face à redução de receitas.
O equilíbrio financeiro do Município é, a par do apoio às famílias e à promoção do emprego, o grande desiderato da Autarquia para este e os próximos anos.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt