O executivo da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que os resultados académicos dos 15 alunos que usufruem de uma bolsa de estudo atribuída pelo Município no ano letivo 2011-2012 provam a validade do programa e a reprodutividade do investimento anual que ele comporta. Estas considerações foram feitas após um balanço ao programa, que representa um investimento anual de 35 mil euros e abrange alunos do ensino superior e do ensino técnico-profissional.
Segundo a mesma fonte, cinco dos alunos apoiados pelo Município terminaram as suas licenciaturas; um terminou a licenciatura e prepara-se para frequentar um mestrado; um terminou o mestrado; três passaram para o ano seguinte dos seus cursos; e os restantes aguardam o resultado de alguns exames para confirmarem a transição de ano.
Para o executivo municipal, estes resultados demonstram que os alunos apoiados aproveitam este benefício e se esforçam por alcançar bons resultados académicos.
No ano letivo 2011-2012, a Câmara Municipal da Praia da Vitória atribuiu 15 bolsas de estudo, num investimento anual que ascende a 35 mil euros e abrange estudantes no ensino superior e no ensino técnico-profissional e/ou tecnológico.
Os beneficiários destas bolsas de estudo são oriundos de famílias com poucos recursos económicos, sendo a contribuição do Município uma forma de apoio à sua formação académica, que, de outra forma, poderia ficar em risco.
As bolsas de estudo atribuídas pela Câmara Municipal da Praia da Vitória variam entre os 100 e os 300 euros.
No início do ano, o presidente da Autarquia reafirmou o compromisso de as verbas afetas ao programa municipal de bolsas de estudo não serem abrangidas pelos cortes orçamentais impostos ao poder local.
O autarca explicou que, face à crise financeira e económica, os apoios sociais eram uma exigência e uma necessidade que ganhavam mais peso nos tempos atuais e que os apoios municipais à Educação e Formação (onde se insere o programa municipal de bolsas de estudo) contribuíam para o futuro das novas gerações.
A atribuição de bolsas de estudo a estudantes carenciados do Concelho tem por base o Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo, que entrou em vigor em 2010.
No âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo, as bolsas são renovadas anualmente, até à conclusão do curso, desde que não se alterem as condições do beneficiário. Caso isto aconteça, a Autarquia assegura o pagamento do montante atribuído no ano anterior até que o processo de revisão da atribuição da bolsa fique concluído.
Desta forma, a Autarquia garante que os novos bolseiros não sejam prejudicados, nem que o beneficiário fique em situação de precariedade até que o seu processo seja revisto.
As bolsas de estudo da Câmara Municipal da Praia da Vitória são atribuídas anualmente a estudantes com poucos recursos económicos, quer sejam naturais do concelho ou que residam nele há mais de quatro anos.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt