O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a XIII Feira de Gastronomia do Atlântico, inaugurada ao início da tarde de sexta-feira, 03 de agosto, representa uma aposta ganha na qualificação da oferta turística do Concelho, na qualificação da produção local e um evento capaz de trazer valor acrescentado à ilha.
Roberto Monteiro, que intervinha na inauguração do certame que decorre no âmbito das Festas da Praia, entre 03 e 12 de agosto, argumentou que a atribuição da organização da feira à Escola Profissional da Praia da Vitória teve por base a intenção de conferir um novo fôlego ao evento e, acima de tudo, trazer uma nova visão enquadrada nos objetivos da Autarquia: valorizar o evento, acrescentar-lhe valor que fique no Concelho e continuar a melhorar um dos pilares das Festas da Praia.
“Apesar de ser um ano de contenção económica, foi feito um esforço no sentido de continuar a melhorar este evento. A aposta foi para a qualidade e a segurança alimentares, que se consubstancia por um forte investimento nas cozinhas da feira. Este investimento melhora significativamente essa vertente, abre as portas das cozinhas aos comensais, o que representa um elemento importante ao nível da imagem. Por outro lado, este investimento foi realizado tendo por base a vontade de que parte do investimento da Feira fique na ilha e no Concelho. Foram empresas locais que montaram estas cozinhas, o que representa um investimento de 30 mil euros que fica no Concelho”, sublinhou o autarca.
“Estes são os desafios que se colocaram à nova organização da feira e que vão continuar a colocar-se: continuar a melhorar e a inovar; valorizar o que é nosso; deixar investimento na ilha; e, acima de tudo, fazer com que este evento contribua também para a valorização das nossas competências”, enfatizou Roberto Monteiro.
Por seu turno, o diretor da Escola Profissional da Praia da Vitória aproveitou a inauguração da Feira de Gastronomia para agradecer a todo o quadro da escola, às empresas e a todos aqueles que colaboraram com a organização do certame.
“Os heróis desta feira são todos aqueles que nos ajudaram a erguê-la. Dos colaboradores da Autarquia às empresas, de várias pessoas a todos aqueles que, direta ou indiretamente, foram essenciais na montagem deste certame”, sublinhou Domingues Borges.
O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, realçou o facto da Feira de Gastronomia ser um elemento importante na qualificação da oferta turística do Concelho, da Ilha e dos Açores.
“Os fatores que estão na base desta organização, assim como os desafios colocados à organização e aqui expressos pelo presidente da Câmara, mostram aquilo que o Governo Regional dos Açores defende: a aposta cada vez maior nos nossos produtos, na qualificação dos nossos recursos e na valorização da nossa oferta turística. Por tudo isto, a Câmara, a organização da Feira e todos os responsáveis por este evento estão de parabéns”, expressou o responsável governamental.
A XIII Feira de Gastronomia do Atlântico decorre de 03 a 12 de agosto, no âmbito das Festas da Praia 2012, que encerram a 11 de agosto.
A edição deste ano conta com oito restaurantes, três charcutarias e três pastelarias.
“O Típico” (Mealhada), “Tasca Rasca” (Algarve), “Comeres Barrosãs” (Boticas, Vila Real), “O Académico” (Bragança), “O Palinhas Gold” (Ribatejo), “Do Dia Para a Noite” (Madeira), “O Galanta” (Açores) e “Zé Varunca” (Alentejo) são os restaurantes presentes na edição deste ano da Feira de Gastronomia, a que se juntam as charcutarias “Damar” (Serra da Estrela), “Bísaro” (Trás-os-Montes) e “Marquês, o Alentejano” (Alentejo).
A feira contará também com as pastelarias “Bolos e Vitaminas” (Algarve) e “O Forno” (Açores), assim como com os “Sabores de Lés a Lés” (Ginja de Óbidos) e a “Quinta da Corneta” (meloa da Graciosa).
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt