Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Outono Vivo 2012, Concerto com Miguel Araújo no Auditório do Ramo Grande no dia 31
29 outubro 2012

O cantautor Miguel Araújo sobe ao palco principal do Auditório do Ramo Grande na próxima quarta-feira, 31 de outubro, às 21h30, num espetáculo integrado no programa da edição deste ano do Praia – Outono Vivo.

Miguel Araújo coloca no palco os temas do seu primeiro trabalho a solo “Cinco Dias e Meio”, com destaque para o single “Os Maridos das Outras” (amplamente emitido nas rádios nacionais e locais).

Este trabalho foi apresentado em maio deste ano, depois de o autor ter estado ligado ao grupo Azeitonas e a vários projetos radiofónicos, alguns dos quais assinados por Nuno Markl, da Rádio Comercial.

Os bilhetes para o concerto custam dez euros, estando ainda à venda nos dias 30 e 31 de outubro, entre as 19h30 e as 21h30, na bilheteira do Auditório do Ramo Grande.

“Cultura é serviço público”

Na sessão de abertura do Praia – Outono Vivo 2012, que decorreu ao início da noite de sexta-feira, 26, o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paulo Codorniz, considerou que o investimento municipal em atividades culturais – onde se destaca o Outono Vivo – resulta da convicção do executivo de que a Cultura é também um motor de desenvolvimento.

“A Cultura, tal como a eletricidade ou a água, é um serviço público. Investir na Cultura, mesmo em tempo de crise, e sobretudo em tempo de crise, é dar um sinal, uma esperança, um futuro”, sublinhou.

“Ao longo dos últimos sete anos, procurámos disponibilizar meios e ferramentas culturais a todos os munícipes, independetemente do nível social, etário ou económico, pois entendemos que a Cultura não pode ser privilégio de uns em deterimento de outros, mas sim um fator de promoção e desenvolvimento de toda a sociedade”, argumentou Paulo Codorniz.

“Abrimos a Casa Vitorino Nemésio, já visitada por mais de dez mil pessoas. Reabilitamos e inauguramos a Casa das Tias. Construímos e dinamizamos a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. Criamos as Ondas Culturais no Concelho, um programa que descentraliza e promove atividades culturais no meio rural. Para além de procurarmos promover e divulgar a vida e obra de Vitorino Nemésio. Através da Cooperativa Praia Cultural concebemos e desenvolvemos inúmeras ações de cultura e lazer, como o Festival da Canção Infantil Sol Menor, Festival de Chocolate, os concursos de Presépios, o Vamos Cantar aos Reis, além do Outono Vivo. Apoiamos e promovemos as Festas da Praia e as festas das nossas freguesias. Parar é morrer. Este processo de desenvolvimento cultural, por isso, deve continuar, pois a Cultura não se herda, conquista-se”, frisou o responsável municipal.

Após esta intervenção, que decorreu no Auditório do Ramo Grande, a sessão de abertura contou com uma palestra de Luiz Fagundes Duarte sobre “Um olhar sobre a mesa de trabalho de Vitorino Nemésio” e um momento musical protagonizado pela Orquestra de Cordas da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, pelo Coro Pactis, pela Filarmónica União Praiense e pelo Orfeão da Praia da Vitória, sob orientação de Antero Ávila.

Programa

O Praia – Outono Vivo 2012: Percursos à Volta de Casa tem como centro principal das atenções a feira do livro, que decorrerá até 04 de novembro na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. A feira abre às 10hh0.

Neste Outono Vivo, além dos livros “Sete Ensaios sobre o Povoamento dos Açores”, de José Reis Leite, “Coisas de Agora”, de Avelino Meneses, “Sentado numa Pedra de Memória”, de Carlos Bessa, “Bordercrossing: leituras transatlânticas”, de Vamberto Freitas, e “Taurinidade açoriana – da legislação sobre arte taurina, touros e touradas nos Açores”, de Arnaldo Ourique, serão apresentados os livros “Ilhiada – Antes e Depois”, de Vasco Pereira da Costa (dia 31, às 20h00, na Academia), “Os Três Olhares”, de Manuel Machado (dia 01, às 16h00, na Academia), “A Princesa de Limaland e a Pedra Mágica”, de Cláudia Ferreira (dia 03, às 15h00, na Academia), e “Quatro Prisões Debaixo de Armas (Teatro)”, de Álamo Oliveira (dia 04, às16h00, na Academia).

Também no dia 04, mas às 18h00, na Academia, serão apresentados os trabalhos vencedores do concurso literário “Açorianidade – Percursos à Volta de Casa”, que decorre no âmbito desta edição do Outono Vivo.

Ao nível de conferências, o programa organizado para o período entre 30 de outubro e 04 de novembro prevê a conferência “Lugares onde nunca estive nem encontrei na literatura”, por Ivo Machado (dia 30, às 20h00, na Academia), “Praia, a dia Vitória”, por Daniel de Sá (dia 02, às 20h00, na Academia); e o debate “Os Escritores Açorianos – que futuro?” (dia 03, às 16h00, na Academia), onde será debatida esta temática com membros da comunicação social, escritores, editores e agentes culturais.

O Outono Vivo 2012 inclui também o espetáculo “Os Fadalistas + FF, fado e não só”, no dia 03, às 21h30, no Auditório do Ramo Grande.

No Café-concerto, na Academia de Juventude, atuarão ainda os Entre Parentes (dia 30, às 21h00).

A animação infanto-juvenil será assegurada pelo Teatro de Fantoches “Cidadãos em Ponto Pequeno”, pelo NIPCVD – Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória (01 de novembro, às 15h00, no Auditório do Ramo Grande) e pelo espetáculo “A Asa e a Casa”, pelo Teatro Livre (dias 30 e 31 de outubro e 02 de novembro, com sessões às 10h00 e às 14h00, no Auditório do Ramo Grande).

O programa de animação infanto-juvenil inclui também a exibição do filma “Madagáscar 3” (versão portuguesa), no dia 04, às 15h00, no Auditório do Ramo Grande, com entrada gratuita.

O programa inclui ainda a exibição dos documentários “Montar a Tenda” (dia 01, às 17h30, no Auditório do Ramo Grande) e “Em Busca do Painho-de-monteiro” (dia 02, às 22h30, no Auditório).

O programa inclui ainda o workshop de teatro sénior “Outono da Vida”, por Eduarda Borba; o workshop de ilustração científica com Pedro Fernandes; um workshop de fotografia de Aves, com Rene Pop; atividades infanto-juvenis com observação de aves no Paul da Praia; palestras e debates sobre Observação de Aves, no âmbito do II Encontro de Observação de Aves dos Açores; e uma sessão de autógrafos com Maria Luísa Sobral, no dia 01, às 17h00, na Academia de Juventude.

O programa completo está disponível em www.outonovivo.com ou em www.cmpv.pt.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt