A Câmara Municipal da Praia da Vitória, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, a Cursor Oy e a Câmara da região finlandesa de Kymenlaakso assinaram, na manhã de quarta-feira, 07 de novembro, o protocolo de constituição da Plataforma de Cooperação entre Agentes do Mundo Lusófono e Agentes do Espaço Nórdico e Russo (PC-AML-ANR), entidade que, a partir de agora, vai intermediar futuras parcerias comerciais e empresariais entre as duas regiões.
Após a assinatura do protocolo, o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considerou que o entendimento representa uma nova etapa na cooperação estratégica onde se envolve a Autarquia praiense.
“Durante anos, as ligações municipais ao exterior tiveram por objetivo a dinamização e promoção do nosso património, da nossa cultura e dos nossos costumes. Hoje, vivem-se novos tempos e novos desafios. Hoje, a cooperação tem de elevar-se a novos patamares. Hoje, a economia e o emprego são os nossos desafios numa comunidade global que já percebeu os benefícios da união de esforços”, argumentou Paulo Messias.
“Nesta dinâmica, o Município da Praia da Vitória pretende ser o elo de ligação entre parceiros e empresários locais e internacionais, facilitando processos para a construção de negócios rentáveis, inovadores e orientados para a exportação. Em paralelo, o Município pretende ser um agente ativo na captação de investimento externo para o Concelho, colocando-se como sujeito de confiança e motivador de investimentos. De nós, podem esperar um amigo e um agente facilitador de processos burocráticos e logísticos”, sublinhou o responsável municipal.
A PC-AML-ANR tem como membros fundadores várias entidades continentais, açorianas e finlandesas, onde se inclui a Câmara da Praia, o Governo Regional dos Açores, a Cursor e a região de Kymenlaakso. O objetivo da plataforma é promover projetos concretos de cooperação empresarial e comercial entre empresas nacionais e finlandesas, quer em investimentos locais, mas sobretudo em investimentos de exportação para os mercados nórdico e russo.
“A vossa visita e tudo o que ela representa é, para nós, o resultado de uma visão que partilhamos: potenciar o crescimento económico por via de parcerias externas eficazes, onde cada uma das partes dá o seu melhor, em busca de um objetivo comum”, explicou Paulo Messias.
“É ambição do Município da Praia da Vitória apoiar o crescimento da sua estrutura empresarial, nomeadamente através de investimentos e parcerias orientados para a exportação. É também ambição do Município da Praia da Vitória o reforço de parcerias estratégicas com entidades e instituições que primem pela excelência nas suas áreas de ação, desenhando e reforçando projetos inovadores e geradores de rendimento, qualidade ambiental e bem-estar social”, concretizou.
“Agricultura, Mar, Ambiente, Energias Renováveis e Novas Tecnologias são as áreas onde incidem os nossos objetivos de progresso e desenvolvimento. E para os quais esperamos contar com o vosso apoio e cooperação”, enfatizou o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Na sua intervenção, Rodrigo Ávila, representante da Mesa da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, realçou a importância desta cooperação, particularmente o facto de ela enquadra-se no novo desafio para as empresas açorianas: inclusão em projetos de exportação para novos mercados.
“É uma condição essencial para a sobrevivência das nossas empresas. Exportar impõe inovação, empreendedorismo e iniciativa. São fatores que consideramos essenciais para o nosso futuro e a nossa sobrevivência”, frisou.
Markku Merovuo, diretor da Cursor, classificou a parceria protocolada na manhã de quarta-feira como “um momento importante que já dá mostras de vir a ter resultados muitos significativos”.
“O interesse que este projeto tem gerado nos nossos empresários é enorme. Já consigo vislumbrar resultados muito importantes”, adiantou o responsável.
“Temos todo o interesse em apoiar investimentos na Praia. E queremos também disponibilizar-vos o gateway preferencial que representa Kymenlaakso no acesso ao mercado russo, um mercado com enorme potencial e onde os produtos açorianos têm uma boa recetividade”, disse, por seu turno, Juha Haapaniemi, presidente da Câmara daquela região finlandesa.
Após a assinatura do protocolo que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a missão empresarial visitou a Quinta dos Açores, almoçou na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e, durante a tarde, várias das entidades e empresas envolvidas (quer terceirenses quer finlandesas) apresentaram as vantagens de futuras parcerias entre ambas as partes, assim como as potencialidades de negócio nos mercados nórdico e russo.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt