A equipa técnica de Reabilitação na Comunidade realizou apoio a 2028 pessoas, ao longo do ano letivo 2011/2012. Comparativamente ao ano anterior, em que foram apoiadas cerca de 1000 pessoas, verificou-se um aumento na ordem dos 200%.
Este projeto integrado no Departamento de Ação Social do Município envolve serviços orientados para crianças, adultos e idosos. Neste sentido, para as crianças decorreram este ano: o projeto de Educação Psicomotora nas Escolas, resultante de uma parceria entre o Município e Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, em que foi possível promover o desenvolvimento global e potenciar a aprendizagem de 101 crianças entre os três e os cinco anos; um rastreio à dislexia que envolveu 22 crianças entre os sete e os 12 anos; o apoio psicológico e reabilitação psicomotora realizado em 90 crianças, entre os seis e os 12 anos com problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem ou perturbações de desenvolvimento. Também nas escolas do concelho e creche, 12 crianças com cinco anos de idades receberam apoio na pré-leitura, pré-escrita e pré-cálculo.
Para além das áreas acima referidas, tiveram lugar também diversas atividades lúdicas e pedagógicas como as colónias de férias e uma passagem de modelos que envolveram 70 crianças, dos quatro aos doze anos.
Relativamente aos serviços orientados para adultos foi realizada a alfabetização de cinco utentes da Associação de Pais e Amigos da Criança com Deficiência da Praia da Vitória e a formação de oito alunos, com mais de 19 anos, integrados no programa Reativar, que adquiriram a equivalência ao 4º ano de escolaridade.
Junto da população sénior decorreu nos Centros de Convívio um Estudo Cognitivo, do qual participaram voluntariamente 160 idosos, entre os 55 e os 80 anos de idade. Neste estudo foi avaliada a relação entre a capacidade cognitiva, a depressão e a criatividade. Teve lugar também a Reabilitação Neuropsicológica de cinco idosos diagnosticados com demência. Deste modo, foram estimulados fatores como a atenção, memória, linguagem, planeamento de tarefas diárias e o cumprimento de objetivos. O projeto de Infoexclusão envolveu 15 idosos, a partir dos 60 anos e consistiu no ensino da leitura e escritas aliadas às novas tecnologias de informação.
Para além destes serviços, tiveram lugar diversas atividades pontuais como o Concurso “A Boneca e a Burra” e a Feira Intergeracional que envolveram cerca de 1540 idosos. Estas são atividades que visam contribuir para o bem-estar do idoso e promoção de uma vida ativa contínua.
O aumento do número de pessoas apoiadas resulta da tentativa desta equipa em realizar atividades, que envolvam cada vez mais a comunidade em que estão inseridos.
Este projeto encontra-se em funcionamento desde 2008 e tem como objetivo principal a integração do individuo em sociedade ao nível da educação, saúde e bem-estar.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt