Vivemos tempos complexos em que a incerteza e as dificuldades se erguem ofuscando o nosso horizonte, contribuindo para o desânimo pessoal e coletivo.
O momento que vivemos não é, contudo, novidade. Ao longo da nossa história, foram várias as situações em que as dificuldades pareceram preencher o quotidiano, toldando a visão e a mente.
É, pois, tempo de arregaçarmos mangas, olharmos em frente e rumarmos ao horizonte, convictos de que após cada tempestade vem sempre a bonança.
Acredito que esse rumo será melhor sucedido se o percorrermos imbuídos de um espírito solidário, amigo e compreensivo para connosco e, sobretudo, para com os outros.
Hoje, mais do que nunca, o sucesso da nossa caminhada radica nestes três valores: Solidariedade, Amizade e Compreensão.
Solidariedade para com os mais desfavorecidos, para com aqueles que vivem momentos difíceis, para com os nossos idosos e para com as nossas crianças. Amizade para com o outro, para com quem partilha a nossa vida; e Compreensão para com quem nos rodeia, procurando ver o lado do outro, sem egoísmos, preconceitos e, acima tudo, concretizando uma atitude de partilha e esperança.
Apelo, pois, a que cada um, dentro das suas possibilidades e à sua maneira, procure concretizar o seu plano de vida tendo como orientação a ajuda ao Outro, fazendo-o sem procurar recompensa; fazendo-o com a missão de, assim, contribuir para um mundo melhor, onde o bem-estar de cada um e de todos em conjunto deve ser a preocupação central.
Nos tempos difíceis, o mais fácil é cruzar os braços. Mas, neste Natal, cada um de nós deve procurar no cerne e na mensagem primordial desta celebração a força e o ânimo necessários a uma nova visão do mundo. Uma visão em que o Eu é substituído pelo Outro, porque se todos viverem sob este lema, o Mundo será, certamente, um lugar melhor para vivermos.
E que o nosso espírito solidário se perpetue muito para além desta época natalícia, porque só assim venceremos o futuro pelos nossos filhos.
Nesta singela Mensagem de Natal que vos endereço, deixo, em particular, uma palavra de Solidariedade para todas as famílias e todos os munícipes que, infelizmente, vivem uma situação de desemprego, de precariedade ou de solidão, sublinhando novamente o compromisso de que, no que estiver ao nosso alcance, tudo faremos para vos ajudar a ultrapassar esse momento difícil.
Deixo-vos um abraço sincero e sentido, fazendo votos para que encontrem a Força, da Determinação e a Esperança, valores necessários ao alento que precisam para encontrar respostas condignas aos vossos anseios; e desejo que daqui a um ano nos encontremos numa melhor situação do que a que vivemos hoje.
Em meu nome e em nome do Executivo Municipal da Praia da Vitória, desejo a todos os Praienses um Santo Natal, cheio de Paz, Saúde, Solidariedade, Amizade e Compreensão e desejo um Ano de 2013 com tudo de bom.
Um abraço amigo.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt