A estratégia e o modelo financeiro aplicados às Festas da Praia desde 2007 têm garantido a sua sustentabilidade. Prova disso são os resultados das contas das Festas da Praia 2012, onde as receitas cobriram as despesas. A afirmação parte do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória que, na manhã de segunda-feira, 18, conheceu os resultados financeiros da edição do ano passado das maiores festas do Concelho.
No final da reunião, o autarca expressou a sua satisfação com os resultados (805 mil euros de receitas para 800 mil euros de despesas) e explicou que os objetivos traçados em 2007 com a introdução de um novo modelo organizativo e de gestão orçamental permitiram que, hoje, mesmo em tempos de crise, as Festas da Praia continuem a ter a mesma qualidade e sucesso.
“As contas de 2012 voltam a provar que o modelo que instituímos em 2007 foi o correto. Caso contrário, hoje, não seria possível termos as Festas da Praia nos moldes atuais”, sublinhou Roberto Monteiro.
Segundo o autarca, há sete anos, os fundos municipais garantiam 75 por cento do orçamento das Festas, o que significava um enorme esforço financeiro. Hoje, a comparticipação municipal para as Festas da Praia representa 37,3 por cento do seu orçamento, com as receitas próprias das festividades a garantirem 60 por cento dos custos.
“Um dos melhores exemplos deste novo modelo de gestão é o Music Resort. Hoje, este espaço garante quase 85 por cento dos seus custos com receitas próprias, nomeadamente venda de pulseiras e aluguer de espaços comerciais. Isto quando, anteriormente, o cartaz musical era suportado por fundos públicos”, explicou.
“Um dos segredos do sucesso deste modelo é a introdução de um sistema de contabilidade analítica, que nos permite saber onde cada euro é gasto e nos permite introduzir medidas de rigor e gestão orçamental, com enormes poupanças. E tudo isto sem beliscar a qualidade das Festas”, sublinhou o autarca praiense.
Segundo o diretor financeiro das Festas da Praia 2012, em termos de tesouraria, existem algumas situações de regularização em fase de resolução (cerca de 30 mil euros), o que deve acontecer até ao final do primeiro trimestre de 2013. O responsável indica que esta situação decorre do desfasamento temporal entre o recebimento de alguns patrocínios e a execução da despesa.
No final da apresentação das contas das Festas da Praia 2012, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória sublinhou o trabalho das sucessivas organizações das festividades desde 2006, que concretizaram exemplarmente os objetivos definidos pelo Município.
O tema, cartaz e modelo das Festas da Praia 2013 (que decorrem de 02 a 11 de agosto) deverão ser apresentados no início do mês de março.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt