As Festas da Praia 2013 decorrem de 02 a 11 de agosto, subordinadas ao tema “Praia Num Jogo de Vitória”, anunciou, na manhã de quinta-feira, 07, o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória e presidente da Cooperativa Praia Cultural, entidade que, este ano, é responsável pela organização das maiores festas do Concelho.
Em conferência de imprensa, onde foi apresentado o novo modelo organizativo, o orçamento e o cartaz da edição deste ano, Paulo Codorniz explicou que o tema que marcará as festas e, particularmente, o cortejo de abertura, homenageia “lugares singulares que já povoaram a nossa cidade, dando-lhe outra vida”.
“Cafés como o Marques, a Tamar, o Açores, o Relvas, o Club Praiense, Bar Vouga entre muitos outros. Espaços estes onde as pessoas se reuniam para jogar bilhar, snooker, sueca, king, crapô, damas, dominós, entre tantos outros jogos. A Base das Lajes, ou o Club de Golf da ilha Terceira, que tantos frequentaram para jogar nas slots machines. Elementos que se tornaram intemporais, conquistando o seu lugar naquilo a que Nemésio chama de Açorianidade, pela forma como se cristalizaram na mente daqueles que os frequentaram, ou apenas conheceram; tornando-se parte do nosso depósito cultural, daquilo que somos, da nossa identidade coletiva, representativa das diversas influências que sofremos ao longo dos anos, pelas mãos daqueles que por cá passaram”, sublinhou.
“É uma temática que, a nível plástico, continuará a destacar o cortejo de abertura das Festas da Praia, cuja qualidade é amplamente reconhecida”, afirmou o autarca.
Modelo organizativo
A edição de 2013 das Festas da Praia marca uma nova etapa na evolução das maiores festas do Concelho, apresentando-se com um novo modelo organizativo.
“Ao longo dos últimos anos, temos vindo a introduzir alterações que têm permitido com consolidar as nossas festas, particularmente a qualidade que lhe é reconhecida. Tivemos o Music Resort e o sistema de pulseiras. Tivemos, no ano passado, a delegação da organização da Feira de Gastronomia à Fundação Escola Profissional da Praia da Vitória. Este ano, a organização das Festas da Praia terá a tutela da Cooperativa Praia Cultural, dividindo a estrutura em quatro setores: as atividades de rua (cortejo de abertura, cortejo infantil, desfiles, palcos, recinto do clube naval, procissões, touradas de rua, etc.), que serão geridas pela Amélia Silva; o Music Resort; cujo responsável é Bruno Nogueira; a Feira de Gastronomia, organizada pela Fundação Escola Profissional da Praia da Vitória, que tem como responsável o professor Domingos Borges; e a Tourada de Praça das Festas, montada pelo Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande e pela Tertúlia Tauromáquica Praiense”, explicou Paulo Codorniz.
“Chamamos à Cooperativa Praia Cultural a organização das Festas porque, neste momento, esta entidade já possui uma equipa profissional que, ao longo dos últimos anos, tem estado nos bastidores das Festas. Esse know-how permitir-nos-á ganhos significativos, quer a nível orçamental quer a nível organizativo. Mas, continuamos a convidar pessoas e entidades externas ao Município para nos ajudarem neste projeto, uma vez que é fundamental continuarmos a contar com novas ideias. Acreditamos que este modelo é o caminho para o futuro desta organização”, sublinhou Paulo Codorniz.
“Aproveito esta ocasião para, em nome pessoal e em nome do Município, agradecer e homenagear todos os presidentes das Festas, todas as suas equipas e todos os diretores da Feira de Gastronomia que, ao longo dos anos (sobretudo, desde 1991), estiveram na linha da frente desta festividade. Todos contribuíram com o seu melhor e, hoje, a qualidade e o sucesso das Festas da Praia é também fruto do seu trabalho. E agradeço também a todos os colaboradores municipais que, ano após ano, têm sido essenciais na construção de toda a estrutura que permite termos umas festas concelhias de elevada excelência e que, sem dúvida, são hoje um marco no panorama festivo no verão açoriano”, sublinhou o vereador da Cultura.
“Nos próximos tempos, cada um destes setores divulgará as novidades de cada vertente da festa, ou seja, o cartaz musical, o cartel tauromáquico, os desfiles e cortejos, etc.”, acrescentou.
Orçamento
Segundo Paulo Codorniz, o orçamento das Festas da Praia 2013 ascende a 675 mil euros, sendo a comparticipação municipal de 250 mil euros.
“Tal como temos vindo a anunciar e defender, a parte municipal no orçamento representa, hoje, um quarto do valor que representava há oito anos. Criámos um modelo que permitiu manter a qualidade das festas, mas reduzir o seu custo, particularmente ao nível da comparticipação do Município”, explicou o responsável máximo pelas Festas da Praia.
“Foi construído um orçamento realista e com alguma margem de segurança. É um orçamento com uma previsão de receitas realista e com as despesas bem definidas. Este é um orçamento de rigor. Ao nível das receitas, a venda de pulseiras no Music Resort representa um dos maiores contributos, além do aluguer de espaços comerciais e dos patrocínios. Ao nível das despesas, o Music Resort, a Feira de Gastronomia e os cortejos e desfiles são as parcelas maiores”, pormenorizou o autarca.
“As receitas próprias das Festas da Praia 2013 representam 60 por cento do seu orçamento. A comparticipação municipal assegura 37 por cento e o contributo do Governo Regional representa três por cento da receita”, adiantou Paulo Codorniz.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt