Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Vice-presidente da Câmara da Praia nas VI Jornadas Agrícolas: “Setor agrícola tem papel decisivo na recuperação económica”
25 março 2013

O setor agrícola “tem um papel decisivo na recuperação económica” e é uma “janela de oportunidade” para a mão-de-obra sem emprego na Região, nomeadamente a até aqui integrada na construção civil. A ideia foi defendida pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória nas VI Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorreram de sexta a domingo, na Sociedade Recreativa Santa Biatriz, nas Quatro Ribeiras.

Intervindo nas sessões de abertura e de encerramento do encontro, Paulo Messias defendeu que esse objetivo será alcançado por via do aumento da produção numa lógica de autoabastecimento.

“Para atingir tal objetivo, o setor Agrícola tem de ser orientado e apoiado para o Aumento de Produção visando quer a substituição de importações, quer o aumento das exportações. Para que tal se concretize, o setor agrícola deve envolver-se ativamente nos projetos de prospeção de novos mercados de destino como é o exemplo da recente parceria, promovida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, entre os Açores e a Finlândia e Rússia”, argumentou.

“Para que tal aumento de rendimento se verifique, temos que ser capazes de encontrar soluções que acrescentem valor ao que produzimos. Só conseguiremos aumentar o rendimento se formos capazes de valorizar o que produzimos”, desafiou.

“Além do aumento e da valorização da produção, o setor agrícola tem de redobrar os projetos conjuntos com a Universidade dos Açores nomeadamente os projetos orientados para a valorização comercial da produção e para o reforço da competitividade das Explorações. Aliás, a perspetiva prática das Jornadas é conseguida pelo facto de serem as Associações Agrícolas quem identifica as temáticas a debater; promover a partilha dos resultados dos Projetos de Investigação Científica desenvolvidos pelas Universidades com os Empresários Agrícolas. Ou seja, é objetivo promover a ligação entre a Ciência e o Mundo Empresarial; e incrementar a confrontação entre propostas e soluções alternativas nas vertentes estratégicas e operacionais da Atividade Agrícola”, sublinhou Paulo Messias.

Fátima Amorim, diretora regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, destacou a importância das jornadas no debate do setor e realçou a presença numerosa de agricultores.

“Dou os parabéns à Câmara Municipal e as associações agrícolas pela continuada organização deste evento. Os Açores têm condições excelentes para a produção de leite e de carne, assim como de várias culturas agrícolas. A agro-indústria tem evoluído positivamente nos Açores e devemos continuar a apostar neste setor. Assim como devemos continuar a apoiar a diversificação agrícola, que tem vindo a crescer em todo o arquipélago”, argumentou.

A responsável destacou ainda os 25 milhões de euros investidos em caminhos agrícolas e abastecimento de água entre 2007 e 2013 e os apoios atribuídos ao abrigo do Prorural, “determinantes para a modernização do setor agrícola na Região”.

Por seu turno, José António Azevedo, presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira, destacou a importância que representam os apoios comunitários e disse esperar que o próximo quadro comunitário de apoio mantenha a ambição do quadro que termina este ano.

E desafiou os presentes a debaterem as fileiras do leite e da carne numa perspetiva de aumento do rendimento dos produtores.

“Não queremos ser o parente pobre desta cadeia de produção. Todos beneficiam e nós somos os que menos usufruem. É importante alterar esta situação”, sublinhou.

Anselmo Pires, da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, realçou o empenho da Câmara Municipal da Praia na realização anual das jornadas agrícolas e sublinhou

“É preciso acarinhar esta atividade. Mas, mais importante, é passarmos das palavras aos atos. Os Açores são uma região agrícola e não nos podemos esquecer disso. Temos de continuar a evoluir e estes espaços de debate e troca de conhecimentos são fundamentais para o desenvolvimento desta atividade”, frisou.

Criticou também algumas recentes diretivas legais, nomeadamente a obrigatoriedade de documentos para situações de transporte de gado.

Por seu turno, Rui Castro, presidente da Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras, relevou a escolha da freguesia para a realização das jornadas, “prova de que a dimensão territorial e da população não impedem a descentralização de eventos importantes no Concelho da Praia”.

Durante três noites, várias dezenas de agricultores reuniram-se nas Quatro Ribeiras para ouvir vários intervenientes sobre diferentes aspetos da agropecuária e debater o presente e o futuro do setor.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais