O vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a realização do Campeonato Europeu de Windsurf na baía da cidade, entre 29 de abril e 05 de maio, representa uma montra significativa em termos turísticos para o Concelho e, por inerência, para a dinamização do comércio local e da atratividade turística da Praia da Vitória.
Paulo Rocha, que falava na apresentação da prova, organizada pelo Clube Naval da Praia da Vitória, que conta com o apoio da Autarquia, sublinhou que a cooperação municipal no evento visa também potenciar o enorme espelho de água que é a baía da Praia.
“Falamos de um evento com impacto mundial, até porque esta prova conta para o ranking mundial e terá uma significativa exposição mediática. Basta referir que o Nautical Channel, emitido para todo o mundo e que conta com vários milhares de subscritores, estará presente a cobrir o evento. Mas esta prova não significa apenas a presença de cerca de uma centena de pessoas na Praia, entre atletas e acompanhantes; significa também um elemento dinamizador do comércio local e tradicional; significa também uma exposição grande das nossas potencialidades turísticas, particularmente ao nível das atividades náuticas; e significa também uma mostra do nosso potencial para competições náuticas”, argumentou o responsável municipal, na conferência de imprensa que decorreu na manhã de quinta-feira, 18, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
“A Câmara Municipal da Praia associa-se a este evento porque ele se enquadra na nossa estratégia de promoção e dinamização económica e turística. Unimos esforços com o Clube Naval da Praia da Vitória e estou convicto que será um evento de sucesso, que trará à cidade não só os atletas e acompanhantes, mas também muitos locais que encherão a nossa baía durante as provas”, acrescentou.
Por seu turno, Ricardo Toste, presidente do Clube Naval da Praia da Vitória, explicou que o Campeonato Europeu de Windsurfing, pontuável para os rankings mundial e europeu, conta com 40 atletas inscritos, incluindo vários profissionais do circuito mundial.
“Esta é uma prova que coloca a Praia na rota do Windsurfing mundial, potenciando a nossa baía. O campeonato inclui as classes GMaster, Master, Júniores, Senhoras e Open, estando homologada pela ISAF e pela IWA. É um evento que honra o Clube Naval da Praia da Vitória e a nossa cidade”, sublinhou.
“É de realçar a exposição mediática deste evento. Contamos com um conjunto de media partners que nos garantem visibilidade mundial. Teremos cá uma equipa do Nautical Channel, que apresentará na sua emissão blocos de mais de 20 minutos sobre as provas e sobre o Concelho. Falamos de um canal com vários milhares de subscritores, emitido em seis línguas e que com uma audiência especializada muito significativa. Contamos também com várias revistas e sites da especialidade, assim como com a divulgação em vários jornais generalistas, como o semanário Sol. E teremos a prova também emitida em direto na internet através da Viaoceânica”, adiantou.
Segundo Carlos Borges, responsável técnico da prova e membro do Clube Naval da Praia da Vitória, o Campeonato Europeu de Windsurfing conta com várias regatas na baía da Praia para as várias categorias entre 30 de abril e 04 de maio.
“A prova está aberta a todos os velejadores, ou seja, não são necessários apuramentos para a participação. De 27 a 29 de abril, decorrerão as verificações e medições técnicas e os treinos para os atletas. E nos restantes dias, teremos as regatas dentro da baía”, explicou.
A primeira regata da competição está agendada para as 12h00 do dia 30 de abril.
Esta prova conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional do Turismo, da Marinha Portuguesa e de vários parceiros comerciais.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt