Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
De 09 a 11 de maio, na Casa das Tias, Ciclo de debates na Praia da Vitória para debater produção frutícola, hortícola e biológica
07 maio 2013

A Câmara Municipal da Praia da Vitória organiza, de 09 a 11 de maio, na Casa das Tias, a segunda edição do Ciclo de Debates sobre Diversidade Agrícola – Produzir Local, Pensar Global, dedicando espaço à discussão do associativismo agrícola, da viticultura, da produção frutícola, da produção biológica, entre outros temas.

O encontro, organizado em parceria com a Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR), a Fruter e a Bioazórica, é aberto à população, decorrendo em horário pós-laboral na quinta e sexta e a partir das 14h30 no sábado.

Na tarde de terça-feira, 07, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considerou tratar-se de um evento que ambiciona ser um espaço de oportunidades.

“Não ambicionamos mais do que analisar oportunidades, informar sobre estudos e tendências e debater soluções e propostas para um setor que, em nossa opinião, se apresenta com uma oportunidade para mão-de-obra saída de outros setores, caso da construção civil, ou para receber novos empreendedores”, explicou Roberto Monteiro.

“Tal como na anterior edição, a Câmara Municipal e o Governo Regional, através da Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, colocam-se como facilitadores deste debate, sendo as associações de produtores – a Fruter e a Bioazórica, no caso – os verdadeiros motores deste ciclo de debates”, sublinhou.

Para Sieuve de Meneses, da Fruter e Frutercoop, dois temas elevam-se do programa preparado: a importância e reconhecimento das organizações de produtores e a importância da organização e planificação das produções.

“É fundamental que nos organizemos, que planeemos e que criemos escala. O sucesso passa, em grande parte, por aqui. Todo o programa foi pensado nesta perspetiva, porque acreditamos que existem condições para nos afirmarmos em várias culturas, nomeadamente nos pequenos frutos”, argumentou o responsável.

Sieuve de Meneses adiantou ainda que este fórum deve servir como plataforma de reação contra a mais recente proposta da União Europeia de certificação de sementes e obrigatoriedade dos produtores só utilizarem sementes certificadas.

“Devemos dizer não, um veemente não, a esta proposta”, sublinhou.

Mónica Oliveira, da Bioazórica, por seu turno, destacou os debates que vão decorrer sobre a importância da produção agrícola biológica, sustentada e amiga do ambiente para a saúde humana.

“Hoje, mais do que nunca, esta é uma preocupação que anda na mente dos consumidores. E este fórum será mais um espaço de debate destas matérias, porque entendemos que um consumidor e um produtor informados serão produtores e consumidores conscientes”, assinalou.

Programa

O ciclo de debates tem início às 19h00 do dia 09, com a sessão de abertura, onde intervirão o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o presidente da Fruter e a presidente da Bioazórica.

Meia hora depois, intervirá Armanda Fernandes, da DRADR, sobre o reconhecimento das organizações de produtores.

A partir das 20h00, José Adriano Mota, da DRADR, analisará a produção de pequenos frutos nos Açores e, às 20h30, Sofia Brandão Borrego, da DRADR, falará sobre o controlo de roedores na Região Autónoma dos Açores. Seguir-se-á um período de debate.

Na sexta-feira, 10, a partir das 19h00, Moniz da Ponte, falará sobre a produção de kiwis nos Açores e, às 19h30, intervirá Conceição Carvalho, da Fruter, sobre a produção de citrinos.

A partir das 20h00, Nuno Costa, da DRADR, analisará a experimentação e apoios ao setor vitivinícola.

As intervenções no segundo dia do ciclo de debates terminarão com a palestra de António Marques, da Fruter, dedicada ao tema “Quero Ser Apicultor”.

A noite encerra com debate dos temas analisados.

No sábado, 11, a primeira intervenção decorrerá a partir das 14h30, intervindo Isabel Armas e Luísa Ornelas, da DRADR, sobre a produção biológica em frutícolas.

Meia hora depois, Avelino Ormonde, da Biofontinhas, falará sobre alimentos limpos e, às 15h30, o chef Raúl Sousa, da Escola Profissional da Praia da Vitória, intervirá sobre a importância das ervas aromáticas na culinária.

Seguir-se-á o debate e, às 16h30, a sessão de encerramento, estando prevista a intervenção do Secretário Regional dos Recursos Naturais.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais