O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória desafiou os responsáveis e técnicos das várias instituições de apoio social a concretizarem uma nova visão para as parcerias e ações neste setor de intervenção comunitária. O autarca falava na sessão de abertura do Seminário sobre “Parcerias Sociais: um desafio…”, promovido pela Divisão de Ação Social do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores (ISDA), a decorrer esta quinta e sexta-feira na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
Segundo Roberto Monteiro, dessa nova visão devem resultar parcerias em que o mérito seja premiado, em que todas as partes envolvidas ganhem, em que a sustentabilidade das Instituições Particulares de Solidariedade Social possam desenvolver ações que contribuam para a sua sustentabilidade e em que não se dupliquem serviços nem ações.
“Na base desta alteração deve estar a reconfiguração de todo o modelo subjacente à ação social. E esta é uma exigência face aos tempos que vivemos, em que temos cada vez mais solicitações e em que os meios disponíveis são cada vez menores”, explicou.
“Temos que começar de novo. É este o maior desafio que surge no nosso horizonte: responder mais e melhor com menos meios. E o sucesso depende de todos, mas particularmente dependerá da capacidade inovadora dos técnicos que estão no terreno, que têm uma visão mais aprofundada das situações”, argumentou o autarca praiense.
“É fundamental que todas as parcerias sejam mais eficientes e eficazes; assentem no permanente diálogo entre as partes; na racionalização dos recursos e das respostas; na avaliação constante do que cada um contribui, dos objetivos e dos resultados”, pormenorizou.
“A par disto, acredito que o trunfo para as IPSS e para o associativismo social reside na oferta de respostas melhores do que aquelas que a parte pública pode oferecer. É neste enquadramento que deve funcionar a delegação de competências. Ou seja, colocar a fazer quem faz melhor, sem duplicação de serviços ou ações. Isto é, com complementaridade e não com sobreposição”, alertou Roberto Monteiro.
Durante dois dias, responsáveis e técnicos de várias instituições de ação social da ilha debatem os novos desafios das parcerias sociais. O encontro, que decorre na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, é organizado pela Divisão de Ação Social do ISDA.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt