Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Tomás Dentinho, no ciclo de debates “Praia da Vitória 2013-2020”, “Praia da Vitória tem de decidir em que setores pode ser excelente e é nesses que deve investir”
30 maio 2013

A Praia da Vitória, a Terceira e os Açores têm de decidir em que é que são bons e em que setores querem ser bons e apostar nessas áreas, com estratégias credíveis de crescimento. Além disso, a viabilidade e rentabilidade dos investimentos deve ser uma preocupação constante de quem os promove e de quem os apoia. Estas foram as tónicas da intervenção do professor universitário Tomás Dentinho no terceiro debate do ciclo que a Câmara Municipal da Praia da Vitória está a promover para discutir estratégias de desenvolvimento para o Concelho no período 2013-2020.

No encontro, onde se debateu Economia e Emprego - que decorreu no final da tarde de quarta-feira, 29, o economista defendeu que é urgente que cada área defina as áreas onde quer investir, sem condicionar o seu desenvolvimento a atuais ou futuros apoios financeiros.

“Por exemplo, não devemos dizer à União Europeia que queremos mais dinheiro. Devemos é dizer-lhes que queremos mais mar. Ou seja, devemos saber em que áreas somos bons e devemos investir nelas”, sublinhou.

“E aqui somos bons na produção agrícola, no mar e na logística”, destacou.

Tomás Dentinho argumentou também que a dependência de apoios governamentais tem cortado a capacidade de risco e avaliação permanente de muitos empresários e empreendedores, estando muitos destes acomodados ao regime vigente.

“Muitos investimentos foram realizados numa lógica de fornecimento interno, sem uma permanente preocupação com as oscilações da procura ou com a permanente busca de novas soluções, lendo-se o mercado e antecipando constrangimentos. Agora, que vivemos uma situação de crise, percebe-se que o nosso tecido empresarial falhou nessa condição essencial para o sucesso: antecipar as coisas e preocupar-se permanentemente em avaliar resultados e implementar estratégias que garantam a rentabilidade dos investimentos”, explicou.

“Durante séculos, soubemos ir buscar o ouro às colónias. Nas últimas décadas, o nosso ouro foi a União Europeia. Acomodamo-nos a esse estilo de vida em vez de aproveitarmos os apoios para crescer, para consolidar mercados, para exportar. E o setor público embarcou nessa realidade”, argumentou Tomás Dentinho.

“É fundamental alterar esta mentalidade. Sei que é uma mudança difícil. Mas sem essa mudança estaremos, daqui a uns anos, a experienciar idêntica situação à atual. E o setor público deve libertar a iniciativa privada, assim como deve pôr fim às rendas e aos monopólios”, defendeu, perante uma plateia de empresários, responsáveis e técnicos municipais e governamentais.

Por seu turno, Lara Martinho, da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, apresentou os propósitos do organismo e os vários programas de apoio ao tecido empresarial previstos ou já em execução.

Sublinhou também a cultura da instituição para o apoio e acompanhamento permanentes dos investidores e empreendedores e realçou que os vários programas de apoio devem ser vistos como um incentivo ao início ou reforço da atividade e não como forma de rentabilizar os investimentos.

“Muitas vezes acusa-se o setor público de apoiar, tendo contribuído para um ciclo vicioso que inquina a iniciativa e o empreendedorismo. No entanto, acredito que estes apoios devem funcionar como incentivos para o começo de um projeto ou para a superação de uma fase menos boa numa empresa. É esta a nossa lógica de atuação. Além disso, queremos ser um parceiro, um facilitador e não um entrave”, explicou.

O ciclo de debates “Praia da Vitória – estratégias de desenvolvimento 2013-2020” continua na sexta-feira, 31, às 14h45, nos Paços do Concelho, subordinado ao tema “Sociedade e Apoio Social”. Serão oradores Paula Ramos, do IDSA, (“Apoio às famílias em tempo de crise: como decidir e explicar as escolas?”), um representante da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória (Os desafios das IPSS’s com competências sociais apenas sustentadas por fundos públicos”) e um representante do Lar D. Pedro V (“Os desafios e oportunidades das IPSS’s com competências sociais públicas e privadas”). O debate será moderado pelo vereador Paulo Messias.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais