A Banda Militar dos Açores atua esta noite, pelas 22h00, no palco junto à Marina da Praia da Vitória, num concerto que conta com o apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
A Banda Militar dos Açores integra 35 elementos, sendo atualmente dirigida pelo Sargento-chefe Musico João Higino Araújo Oliveira.
As atuais bandas militares do Exército têm as suas raízes na primeira metade do século XIX, nas “muzicas” dos regimentos e batalhões de caçadores do Exército Liberal.
Em 1847, aportaram às ilhas de S. Miguel e Terceira, respetivamente, um batalhão de caçadores e um regimento de infantaria, com as suas competentes “muzicas”, e desde essa época até ao fim do ano de 1939, existiram em permanência nos Açores duas bandas regimentais.
A reorganização do Exército de 31 de Dezembro de 1939 extingue as 32 bandas então existentes e cria somente oito bandas, das quais uma é atribuída aos Açores, ao Batalhão Independente de Infantaria n.º 18, instalado no quartel de S. João, em Ponta Delgada. Pela mesma reorganização, o Comando Militar dos Açores, que estava sedeado em Angra do Heroísmo, é transferido para Ponta Delgada, ficando assim, desde a década de 1940, a banda regimental junto do Comando Militar, no Forte de S. Brás.
Em posterior reorganização, a banda regimental passa a Banda da Zona Militar dos Açores ou, abreviadamente, Banda Militar, estando atualmente instalada no Campo Militar de S. Gonçalo, em Ponta Delgada.
A par da atividade castrense que é a sua missão regulamentar, a Banda Militar desenvolve também uma intensa e notável atividade cultural e didática junto da sociedade civil, que prestigia a Instituição Militar junto das populações açorianas, como o atestam os louvores concedidos pelo Comando Militar e as inúmeras referências elogiosas recebidas de diversas entidades civis, sendo em Junho de 2009 agraciada pelo Governo Regional dos Açores com a Insígnia Mérito Cívico.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt