Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Teatro, livros, concertos, exposições, conversas, workshops…, Outono Vivo 2013 de 25 de outubro a 10 de novembro na Praia da Vitória
17 outubro 2013

A oitava edição do Praia – Outono Vivo tem início marcado para as 20h00 de sexta-feira, 25 de outubro, prolongando-se até 10 de novembro, em atividades divididas entre o Auditório do Ramo Grande e a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, numa organização do Município da Praia da Vitória.

A edição deste ano está subordinada ao tema “Teatro: sabor da vida, transtorno do mundo”, sendo o principal destaque do seu programa dado às seis peças teatrais que estarão em cena nas duas semanas do evento.

A Feira do Livro, lançamentos de livros, exposições, palestras, documentários e filmes, concertos musicais e animação infanto-juvenil completam o programa do Praia – Outono Vivo 2013, organizado anualmente pela autarquia praiense no âmbito da política municipal de promoção da Cultura, das Artes e da Literatura.

A nível de Teatro, a programação inclui seis momentos: as peças “Vizinho para todo o serviço”, do Pedra Mó – Grupo de Teatro, a 26; “À beira do abismo” e “Património não sei que é”, duas teatralizações de Ricardo Ávila e Hélder Xavier, a 27; “Adormecida”, pelo Teatro de Marionetas Mandrágora, decorrendo em vários dias em exibições dedicadas às crianças; “Os monólogos da vagina”, pelo Grupo de Teatro A Sala, a 31; “Comédia para pensar”, de Jorge Serafim, a 07 de novembro; e “El Matador”, de Rodolfo Santana e encenação de José Eduardo, com estreia nacional a ocorrer na Praia da Vitória a 09 de novembro, no âmbito do Outono Vivo 2013.

Feira e livros

A edição deste ano do Praia – Outono Vivo 2013 volta a ter como palco central a Feira do Livro.

Esta, de acordo com a organização, disponibilizará cerca de dez mil títulos (incluindo muitas das novidades editoriais deste ano), estando presentes na Praia da Vitória os principais grupos editoriais e as suas principais chancelas (Leya, Bertrand, Porto Editora, Babel, Gradiva, Plátano, Clube do Autor, entre outras).

Todos os livros à disposição terão um desconto de 20 por cento sobre o preço de venda ao público.

O programa do Outono Vivo 2013 conta ainda com a apresentação de onze livros.

Ilha do Desassossego, de D’Araújo, e Algum Teatro, uma coletânea de Norberto Ávila, são apresentados a 26. No dia seguinte, são apresentados os livros Os Fraga, a saga de uma família, de Maria Fraga D’Ornelles da Costa, e Murmúrios com Vinho de Missa, de Álamo Oliveira.

A 02 de novembro, o Outono Vivo 2013 acolhe a apresentação de As Rosas de Granada, um inédito de Daniel Sá.

No dia seguinte, Lúcia Moniz apresenta Vou Tentar Falar sem Dizer Nada; e, a 08, Jorge Serafim apresenta A Minha Boca Parece um Deserto.

No dia 09, Francisco Sousa, Luísa Alonso e Maria do Céu Roldão apresentam Investigação para um Currículo Relevante e João Aranda e Silva apresenta Organização de Segurança do Atlântico. No dia 10, será a vez de Avelino Meneses apresentar A ilha de S. Jorge – Uma síntese histórica, e de Catarina Valadão apresentar Palavras Revertidas.

No mesmo dia, serão divulgados os vencedores do concurso literário “Desenvolvidos nos espelhos da sala onde um de nós é sozinho a cantar”, que decorre no âmbito do Outono Vivo 2013.

Espetáculos, filmes e workshops

Ao nível de espetáculos, estão previstos “Encontro”, com Os Fadalistas, FF, Orquestra de Sopros, Coro Pactis e Viorel Taramu, a 02 de novembro; e o concerto da Big Band Alemã – Blaswerk Leipzig, a 28 de outubro.

O programa do Outono Vivo 2013 inclui ainda um ciclo de filmes/documentários tendo o Teatro como tema: a 04 de novembro, são exibidos os filmes Se Podes Olhar Vê, Se Podes Ver Repara e Ensaio sobre o Teatro, com a presença do realizador Rui Simões; a 05 e a 07, Zeca Medeiros estará na Praia da Vitória para conversar após a exibição dos seus filmes A Ilha de Arlequim (exibido a 05) e As 7 Viagens de Jeremias Garajau (exibido a 06).

O programa inclui ainda cafés-concerto (com Carlos Alberto Moniz, a 01 de novembro) na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, exposições coletivas de artistas plásticos da ilha e outras alusivas à atividade teatral na Terceira.

Inclui ainda os workshops “Olharins & Olharapos – introdução à construção de marionetas em esponja” (orientado pelo Grupo de Teatro de Marionetas Mandrágora); “Teatro – o transtorno da escrita” (orientado pelo escritor Álamo Oliveira); “Liberta a Personagem que Há em Ti – introdução ao teatro para jovens” (orientação de Teresa Valadão); e “Teatro, arte InHumana – introdução às atividades dramáticas e performativas” (orientado por Frederico Madeira).

Do programa fazem parte ainda conversas com escritores, atividades nas escolas do Concelho e uma mesa redonda (a 03), subordinada ao tema “Teatro: sabor a vida, transtorno do mundo”.

O Outono Vivo 2013 termina às 18h00 do dia 10 de novembro, com a atuação da Orquestra de Cordas da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

O programa completo do Praia – Outono Vivo 2013 pode ser consultado no sítio do evento na Internet (www.outonovivo.com), estando a versão em papel disponível na próxima semana.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais