A oitava edição do Praia – Outono Vivo tem início marcado para as 20h00 de sexta-feira, 25 de outubro, prolongando-se até 10 de novembro, em atividades divididas entre o Auditório do Ramo Grande e a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, numa organização do Município da Praia da Vitória.
A edição deste ano está subordinada ao tema “Teatro: sabor da vida, transtorno do mundo”, sendo o principal destaque do seu programa dado às seis peças teatrais que estarão em cena nas duas semanas do evento.
A Feira do Livro, lançamentos de livros, exposições, palestras, documentários e filmes, concertos musicais e animação infanto-juvenil completam o programa do Praia – Outono Vivo 2013, organizado anualmente pela autarquia praiense no âmbito da política municipal de promoção da Cultura, das Artes e da Literatura.
A nível de Teatro, a programação inclui seis momentos: as peças “Vizinho para todo o serviço”, do Pedra Mó – Grupo de Teatro, a 26; “À beira do abismo” e “Património não sei que é”, duas teatralizações de Ricardo Ávila e Hélder Xavier, a 27; “Adormecida”, pelo Teatro de Marionetas Mandrágora, decorrendo em vários dias em exibições dedicadas às crianças; “Os monólogos da vagina”, pelo Grupo de Teatro A Sala, a 31; “Comédia para pensar”, de Jorge Serafim, a 07 de novembro; e “El Matador”, de Rodolfo Santana e encenação de José Eduardo, com estreia nacional a ocorrer na Praia da Vitória a 09 de novembro, no âmbito do Outono Vivo 2013.
Feira e livros
A edição deste ano do Praia – Outono Vivo 2013 volta a ter como palco central a Feira do Livro.
Esta, de acordo com a organização, disponibilizará cerca de dez mil títulos (incluindo muitas das novidades editoriais deste ano), estando presentes na Praia da Vitória os principais grupos editoriais e as suas principais chancelas (Leya, Bertrand, Porto Editora, Babel, Gradiva, Plátano, Clube do Autor, entre outras).
Todos os livros à disposição terão um desconto de 20 por cento sobre o preço de venda ao público.
O programa do Outono Vivo 2013 conta ainda com a apresentação de onze livros.
Ilha do Desassossego, de D’Araújo, e Algum Teatro, uma coletânea de Norberto Ávila, são apresentados a 26. No dia seguinte, são apresentados os livros Os Fraga, a saga de uma família, de Maria Fraga D’Ornelles da Costa, e Murmúrios com Vinho de Missa, de Álamo Oliveira.
A 02 de novembro, o Outono Vivo 2013 acolhe a apresentação de As Rosas de Granada, um inédito de Daniel Sá.
No dia seguinte, Lúcia Moniz apresenta Vou Tentar Falar sem Dizer Nada; e, a 08, Jorge Serafim apresenta A Minha Boca Parece um Deserto.
No dia 09, Francisco Sousa, Luísa Alonso e Maria do Céu Roldão apresentam Investigação para um Currículo Relevante e João Aranda e Silva apresenta Organização de Segurança do Atlântico. No dia 10, será a vez de Avelino Meneses apresentar A ilha de S. Jorge – Uma síntese histórica, e de Catarina Valadão apresentar Palavras Revertidas.
No mesmo dia, serão divulgados os vencedores do concurso literário “Desenvolvidos nos espelhos da sala onde um de nós é sozinho a cantar”, que decorre no âmbito do Outono Vivo 2013.
Espetáculos, filmes e workshops
Ao nível de espetáculos, estão previstos “Encontro”, com Os Fadalistas, FF, Orquestra de Sopros, Coro Pactis e Viorel Taramu, a 02 de novembro; e o concerto da Big Band Alemã – Blaswerk Leipzig, a 28 de outubro.
O programa do Outono Vivo 2013 inclui ainda um ciclo de filmes/documentários tendo o Teatro como tema: a 04 de novembro, são exibidos os filmes Se Podes Olhar Vê, Se Podes Ver Repara e Ensaio sobre o Teatro, com a presença do realizador Rui Simões; a 05 e a 07, Zeca Medeiros estará na Praia da Vitória para conversar após a exibição dos seus filmes A Ilha de Arlequim (exibido a 05) e As 7 Viagens de Jeremias Garajau (exibido a 06).
O programa inclui ainda cafés-concerto (com Carlos Alberto Moniz, a 01 de novembro) na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, exposições coletivas de artistas plásticos da ilha e outras alusivas à atividade teatral na Terceira.
Inclui ainda os workshops “Olharins & Olharapos – introdução à construção de marionetas em esponja” (orientado pelo Grupo de Teatro de Marionetas Mandrágora); “Teatro – o transtorno da escrita” (orientado pelo escritor Álamo Oliveira); “Liberta a Personagem que Há em Ti – introdução ao teatro para jovens” (orientação de Teresa Valadão); e “Teatro, arte InHumana – introdução às atividades dramáticas e performativas” (orientado por Frederico Madeira).
Do programa fazem parte ainda conversas com escritores, atividades nas escolas do Concelho e uma mesa redonda (a 03), subordinada ao tema “Teatro: sabor a vida, transtorno do mundo”.
O Outono Vivo 2013 termina às 18h00 do dia 10 de novembro, com a atuação da Orquestra de Cordas da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
O programa completo do Praia – Outono Vivo 2013 pode ser consultado no sítio do evento na Internet (www.outonovivo.com), estando a versão em papel disponível na próxima semana.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt