A Câmara Municipal da Praia da Vitória pretende dinamizar a obra do escritor Vitorino Nemésio nas escolas do Concelho. A novidade foi avançada pelo vereador da Cultura do Município, Tibério Dinis, na sessão de abertura do Praia – Outono Vivo 2013, que decorre de 25 de outubro a 10 de novembro no Auditório do Ramo Grande e na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
“Falar de Cultura na Praia é falar também de Vitorino Nemésio. Daremos início a atividades educativas nesse âmbito. Pretendemos levar Nemésio às escolas, promovendo a aprendizagem da sua obra pelas nossas crianças e pelos nossos jovens. Este é um dos nossos propósitos, no âmbito da estratégia de dinamização cultural que pretendemos para o Concelho”, explicou o responsável, na sessão que decorreu no Auditório do Ramo Grande na noite de sexta-feira, 25.
“A promoção da Literatura, das Artes e da Cultura é uma das linhas mestras da atuação do Município da Praia da Vitória, transcrita no conceito Praia – Cidade dos Livros. A educação cultural é outra das nossas prioridades. Queremos despertar o interesse pela criatividade, pela inovação e pela produção cultural”, completou Tibério Dinis.
Na abertura do Outono Vivo 2013, o vereador da Cultura destacou as opções do programa do evento, realçando a sua qualidade e, particularmente, as novidades ao nível da Feira do Livro, um dos pilares do certame.
“Na edição deste ano, contamos com a colaboração oficial dos principais grupos editoriais nacionais, o que espelha e reforça a qualidade deste pilar do Outono Vivo”, disse, agradecendo também à Papelaria 96, empresa local responsável pela gestão comercial da Feira.
Relativamente ao tema do Outono Vivo, Tibério Dinis sublinhou a ligação da ilha ao Teatro, particularmente à “maior manifestação de teatro popular amador do mundo, o Carnaval”.
“Construímos um programa para todas as idades, promovendo os autores locais, elevando a nossa produção artística e literária, reforçando o Outono Vivo, que é hoje um marco no calendário cultural do arquipélago”, realçou o responsável municipal.
No final, Tibério Dinis endereçou um agradecimento ao seu antecessor, Paulo Codorniz, pelo trabalho desenvolvido nos últimos oito anos, nomeadamente na criação, promoção e dinamização do Outono Vivo.
“Endereço um abraço ao Paulo Codorniz, que muito fez pela Cultura na Praia da Vitória”, disse.
A abertura do Outono Vivo 2013 contou com uma intervenção do escritor terceirense Álamo Oliveira e com a atuação do bailinho de Carnaval das Fontinhas.
A edição deste ano está subordinada ao tema “Teatro: sabor da vida, transtorno do mundo”, sendo o principal destaque do seu programa dado às seis peças teatrais que estarão em cena nas duas semanas do evento.
A Feira do Livro, lançamentos de livros, exposições, palestras, documentários e filmes, concertos musicais e animação infanto-juvenil completam o programa do Praia – Outono Vivo 2013, organizado anualmente pela autarquia praiense no âmbito da política municipal de promoção da Cultura, das Artes e da Literatura.
O programa completo do Praia – Outono Vivo 2013 pode ser consultado no sítio do evento na Internet (www.outonovivo.com), ou na página na Internet do Município da Praia da Vitória (www.cmpv.pt).
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt