O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, recebeu, na manhã de segunda-feira, 03 de fevereiro, os 50 colaboradores que, nos próximos meses, vão trabalhar no grupo municipal (Câmara, Praia Ambiente, CPC e ASTP) no âmbito do programa Recuperar. No âmbito do mesmo programa, serão colocados trabalhadores nas 11 Juntas de Freguesia do Concelho, reforçando-se a cooperação do Município com as Freguesias, com o objetivo de garantir respostas de maior qualidade, valorizando-se também a perspetiva de maior proximidade.
Este programa, criado pelo Governo Regional dos Açores para as autarquias açorianas, visa inserir no mercado de trabalho jovens recém-formados e pessoas desempregadas, garantindo-lhes rendimento por um período até um ano, contribuindo, dessa forma, para a mitigação das dificuldades das famílias afetadas pelo desemprego.
No caso do Município da Praia da Vitória, serão inseridas 100 pessoas nos serviços municipais, garantindo o Governo Regional a sua remuneração e a Autarquia a Segurança Social.
Foram abrangidos jovens com formação profissional ou superior que já haviam frequentado estágios ao abrigo dos programas Estagiar L e T; e habitantes do Concelho em situação de desemprego sem qualquer apoio social.
Na receção, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória enquadrou o processo e explicou os contornos deste programa.
As pessoas inseridas no programa Recuperar são selecionados pelos centros de emprego, um processo sem intervenção municipal. Às Autarquias cabe avançar com as candidaturas ao programa.
Os selecionados colaboram com as autarquias locais tendo por base um contrato de trabalho com duração de seis meses e possibilidade de prorrogação por período igual. Nesse tempo, o Governo Regional assume a remuneração do colaborador, cabendo aos Municípios o custo com as prestações sociais, o que permitirá que o colaborador, findo o contrato, ganhe o direito ao subsídio de desemprego por seis meses.
Entretanto, o Município da Praia da Vitória avançou com candidaturas aos programas CTTS e PROSA, disponibilizando mais meia centena de postos de trabalho temporário no grupo municipal para desempregados no Concelho da Praia da Vitória. A seleção, tal como no Recuperar, é responsabilidade do centro de emprego.
O Município acedeu a estes programas no âmbito das suas políticas e estratégias de curto prazo de apoio às famílias e ao combate ao desemprego no Concelho.
O presidente da Autarquia explica tratar-se de uma situação transitória, mas que permite algum desafogo aos agregados familiares durante um determinado período de tempo, enquanto são delineadas novas estratégias de revitalização económica e de criação de emprego no Concelho da Praia da Vitória.
Estratégia integrada com Plano de Combate ao desemprego de Médio e Longo Prazo.
Está em curso a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico do Concelho da Praia da Vitória, cujo enfoque é a criação de emprego sustentável.
Até ao final do 1º trimestre de 2014, será apresentada publicamente a Arquitetura e Cronograma do referido Plano, evidenciando as estratégicas, políticas e ações Setoriais ou entidades para a criação líquida de 1500 postos de trabalho nos próximos 7 anos.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt