O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória defende que os governos português e norte-americano devem apoiar o Município no projeto de ligação do Concelho ao mercado nórdico-russo, que perspetiva o incremento das exportações de produtos agropecuários para aquele destino e a constituição de um fundo de apoio a investimentos empresariais na Praia da Vitória.
Em conferência de imprensa, Roberto Monteiro explicou que ambos podem contribuir para a criação do fundo e para a facilitação de uma ligação aérea regular entre a Terceira e a Finlândia no âmbito das medidas de mitigação da redução militar norte-americana na Base das Lajes.
“Nos últimos tempos, tem-se falado em apoiar e mitigar o impacto da redução militar americana nas Lajes. Mas é preciso passar das palavras aos atos. Aqui está um projeto com soluções concretas onde os governos português e norte-americano podem contribuir. Este projeto terá um impacto direto na criação de postos de trabalho e na revitalização do nosso tecido empresarial”, exortou o autarca praiense.
“A Praia da Vitória já vive os reflexos da redução da atividade americana na Base. A Praia da Vitória não pode, por isso, manter 40 por cento do seu PIB dependente daquela infraestrutura. Na recente reunião que mantive com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, foi-me manifestada a abertura para análise de soluções viáveis e de arquitetura bem definida. Aqui estão algumas dessas soluções”, sublinhou Roberto Monteiro.
Estas declarações culminaram a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Concelho da Praia da Vitória – Eixo Mercado Nórdico, que a Autarquia tem vindo a desenvolver nos últimos meses em parceria com o Governo Regional e com um consultor que trabalha no mercado nórdico.
Na última semana, os intervenientes reuniram com várias entidades e responsáveis locais no sentido de limarem arestas deste projeto.
Do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Concelho da Praia da Vitória – Eixo Mercado Nórdico ressaltam duas medidas: a criação de uma empresa na Finlândia e de uma empresa na Praia da Vitória, as quais intermediarão (compra, logística e comercialização) exportações de produtos açorianos para os mercados nórdico e russo; e a criação de um fundo de apoio a projetos que potenciem a internacionalização de empresas existentes e o surgimento de novas empresas com os mesmos objetivos.
“Estas duas ações permitem-nos concretizar as nossas ambições: aumentar exportações e captar investimentos empresariais para o Concelho, o que terá reflexo na criação de emprego e na revitalização da nossa atividade económica”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Segundo o autarca, as duas medidas resultam da análise feita às potencialidades do mercado nórdico para os Açores: atratividade da produção agrícola açoriana naquelas paragens e interesse de empresas finlandesas em internacionalizarem negócios, nomeadamente para a Praia da Vitória.
“O sucesso destas medidas, contudo, passa pela criação de um fundo de investimento, que será administrado por uma sociedade gestora internacional, a qual, ao ter interesse no negócio, apoiará a concretização do mesmo; e passa pela criação de um voo regular entre as Lajes e a Finlândia, o que alargará consideravelmente o leque de produtos a exportar, uma vez que a exportação por via marítima implica viagens de três semanas”, explicou Roberto Monteiro.
“O Governo Regional tem sido nosso parceiro neste projeto. Avançamos até aqui. Os obstáculos agora dependem do empenho dos governos português e americano”, enfatizou.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt