Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
A partir deste verão, Praia da Vitória quer ser uma Cidade de Livros
05 junho 2014

A partir deste Verão, os praienses e turistas terão disponíveis mais de dois mil livros para ler nas zonas balneares e em vários locais da cidade da Praia. A iniciativa enquadra-se no projeto Praia – Cidade dos Livros, que o Município está a desenvolver e que pretende contribuir para o incremento dos hábitos de leitura, do domínio da língua e da palavra e, em paralelo, para a promoção turística do Concelho.

O projeto foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 05, em conferência de imprensa, onde o presidente da Câmara Municipal explicou a génese da iniciativa.

“No ano passado, promovemos um conjunto de debates sobre o futuro do Concelho. Desses resultaram diversas ideias, entre as quais esta: a ligação da Praia à Literatura e à Escrita e que se consubstancia neste projeto, Praia – Cidade dos Livros. A ideia partiu do escritor Joel Neto, que, com o professor Paulo Noval, têm colaborado connosco na definição do programa. É uma colaboração que relevamos e que demonstra que é possível construir projetos de enorme qualidade resultantes da cooperação entre os municípios e cidadãos”, explicou Roberto Monteiro.

Por seu turno, Tibério Dinis, vereador da Cultura do Município que coordena este projeto, adiantou que, nesta fase, o Praia – Cidade dos Livros vai concretizar-se na disponibilização de livros para leitura nas zonas balneares do Concelho e em vários locais públicos na cidade.

“Qualquer munícipe pode recorrer ao nadador-salvador e requisitar um livro e lê-lo enquanto está na praia. Nas zonas balneares sem nadador-salvador, os livros estarão disponíveis nos bares de apoio a essas zonas. Além disso, quem nos visita ou está na cidade, pode também deslocar-se a vários locais e requisitar os livros que estão disponíveis. Em paralelo, vamos disponibilizar todo o catálogo da Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro no sítio da Autarquia na Internet, assim como avançaremos com a catalogação e inventariação dos acervos nas juntas de freguesia e vamos disponibilizar essas listas no mesmo espaço online”, adiantou o responsável.

“Com esta estratégia integrada e agregadora, pretendemos facilitar ao máximo o acesso aos livros e à leitura, complementando a nossa oferta neste domínio e dando corpo ao cerne do projeto: reforçar os hábitos de leitura, incentivar o contacto com a palavra escrita e transformar a Praia da Vitória num espaço conhecido pela sua ligação aos livros e à Literatura”, sublinhou Tibério Dinis.

Segundo o vereador, a 16 de junho, a disponibilização de livros nas zonas balneares será uma realidade e durante o verão serão divulgados os restantes espaços públicos onde será possível aceder a um lote de livros para requisição.

“Além disso, estamos disponíveis para colocar livros em espaços privados abertos ao público, que pretendam ter essa oferta. Aos utilizadores pede-se que respeitem as regras de utilização e estimem os livros, uma vez que os mesmos serão depois utilizados por outras pessoas”, explicou o autarca praiense.

“Nesta primeira fase, teremos um catálogo base composto por várias obras, onde se inclui, por exemplo, o Mau Tempo no Canal de Nemésio. Este lote será idêntico em todas as caixas e em todos os locais. Depois, iremos colocando outras novidades em vários sítios, podendo as pessoas conhecer essas novidades através do sítio da Autarquia na Internet”, adiantou Tibério Dinis.

Segundo o responsável, o sucesso do projeto dependerá da resposta dos munícipes.

“Avaliaremos regularmente o percurso do projeto, no sentido de introduzir as melhorias que se justifiquem. Além disso, dentro deste conceito cabem outras iniciativas que iremos definindo e divulgando a seu tempo”, concluiu o vereador da Cultura.

Segundo o autarca, o projeto estará no terreno a partir de 16 de junho.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais