O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a Feira de Gastronomia do Atlântico é um investimento significativo para o Concelho.
Roberto Monteiro, que falava na abertura da 15ª edição do certame, integrado nas Festas da Praia 2014, destacou a importância da Feira de Gastronomia, como investimento reprodutivo e não como uma despesa, considerando a qualidade e diversidade da oferta apresentada durante as festividades do Concelho.
“O Orçamento global deste evento ronda os 100 mil euros. Ela gera 40% de receitas próprias e o contributo público para a sua realização é de 60 mil euros”, referiu Roberto Monteiro.
“O efeito direto e indireto de um evento desta natureza tem a ver não só com a qualidade e a oferta, mas também com o contributo que é dado na realização deste certame. Por este motivo o Município da Praia da Vitória convidou a Escola Profissional, no sentido de estabelecer uma ligação entre o ensino e a prática”, acrescentou
O autaca praiense destacou ainda a importância deste evento na projeção da Gastronomia Nacional e Regional que, lado a lado, contribuem para o equilíbrio de forças que caracterizam a XV edição desta feira, um dos pilares das Festas da Praia 2014.
Sérgio Àvila, Vice-Presidente do Governo Regional, congratulou a Cidade da Praia pelas suas festividades, referindo que “estas festividades contribuem para reforçar o papel, a dinâmica e a qualidade assente no trabalho desenvolvido pelo Município, quer ao nível da qualificação de infraestruturas, quer ao nível da oferta turística.”
Para o Vice-Presidente do Governo Regional, “esta feira tem uma segunda importância que é valorização dos produtos açorianos, nomeadamente com a apresentação do espaço intitulado “Mercearia dos Açores”, no sentido de que é importante valorizar o que é nosso”, acrescentou.
Domingos Borges, Diretor da Feira, destacou na sua intervenção o reforço que foi feito pelas entidades envolvidas, ao nível da presença dos produtos açorianos nesta feira.
O responsável referiu também a criação de um espaço destinado à Cozinha de Autor.
“Foi criado um espaço “Azores by chef”, onde será combinada a tradição, com a presença do Grupo Folclórico “Cantares da Eira”, da Vila das Lajes, e a vinda de chefes de renome para a confeção de pratos que incluam produtos regionais”.
No que concerne aos restaurantes presentes na Feira, entre 01 e 11 de agosto, seis são repetentes e um estreia-se na Praia da Vitória: regressam O Típico (Mealhada), a Tasca Algarvia (Algarve), o José do Rego (Açores), o Do Dia Para a Noite (Madeira), O Académico (Bragança) e o Torres (Minho); estreia-se O Cavaquinho, de Évora, representante da carne certificada mertolenga.
O espaço das charcutarias receberá a Sabores Serranos (Serra da Estrela), a Bísaro (Trás-os-Montes) e a Marquês, o Alentejano (Alentejo).
Nas doçarias, regressa O Capote, de Setúbal, mantendo-se a pastelaria Amêndoa Doce (Bragança) e O Forno (Açores).
No espaço funcionará ainda a Sabores de Lés a Lés (Ginja de Óbidos) e a Quinta dos Açores, com gelados.
A Feira abre ao público às 18h00 do dia 01, encerrando à meia-noite do dia 11 de agosto.
A abertura da Feira de Gastronomia marca o 1º dia das festas da Praia.
As maiores festividades do Concelho da Praia da Vitória decorrem de 1 a 11 de agosto, subordinadas ao tema “Palco da Minha Vida”.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt