A Câmara Municipal da Praia da Vitória vai investir 550.000 euros na construção de dois novos pavilhões gimnodesportivos cobertos para a prática do desporto escolar e de manutenção.
Roberto Monteiro visitou hoje as obras de construção dos pavilhões gimnodesportivos das freguesias de São Brás e Agualva. As duas novas infra-estruturas vão integrar a nova rede de pavilhões para a prática das actividades desportivas que se estende a todo o concelho.
Esta aposta, inovadora, que a autarquia lançou visa, principalmente, contribuir para a qualidade de vida dos habitantes da Praia da Vitória que terão acesso livre aos novos pavilhões.
A realidade dos factos e das estatísticas indicam que apenas 5 por cento de habitantes praticam desporto de competição. Assim, os restantes 95 por cento dos habitantes têm poucos hábitos de prática desportiva, nomeadamente do desporto de manutenção para a melhoria do estado de saúde.
Associam, por vezes, a sua fraca apetência para actividades físicas, à falta de infra-estruturas.
A autarquia da Praia da Vitória resolveu abolir essa lacuna no concelho. O presidente da autarquia, Roberto Monteiro mostra-se convicto que vai “contribuir para a melhoria da qualidade de vida de toda a população, através da igualdade de oportunidades no acesso a infra-estruturas desportivas”.
De acordo com o chefe do executivo municipal “fizemos rastreios de saúde para os mais jovens em idade escolar e agora chegou a hora de dar meios para que os restantes cidadãos possam desenvolver práticas físicas que são um meio de preservação da saúde”. Roberto Monteiro acentua que “a saúde começa na prevenção das doenças e a prevenção começa na actividade física”.
“Com uma população mais saudável é maior a produtividade dos cidadãos nas suas diferentes ocupações profissionais, é mais elevado o sem bem estar e, consequentemente, mais baixo o custo no sector da saúde quer para o cidadão que gasta menos em medicamentos quer para o Estado que gasta menos no sector”, explicou.
“É pois um investimento desejável e altamente reprodutivo”, finalizou Roberto Monteiro.
Para tal vão contribuir igualmente os horários de utilização que privilegiam, em primeiro lugar, a população da freguesia, e dentro desta as crianças e jovens em idade escolar bem como os Idosos. A Câmara Municipal garante o acesso gratuito às aulas de ginástica e aeróbica que serão disponibilizadas em todos os pavilhões.
De acordo com o calendário das obras prevê-se a inauguração do pavilhão gimnodesportivo do Juncal em Abril.
Em construção estão os pavilhões de São Brás e Agualva, enquanto o das Fontinhas será construído a partir do mês Abril incluído no projecto da escola da freguesia.
Os pavilhões para as freguesias da Vila Nova, Quatro Ribeiras e Casa da Ribeira, serão colocados a concurso no decorrer do mês de Março.
No final todas as freguesias do concelho estarão dotadas de infra-estruturas adequadas e modernas para a prática do desporto de manutenção e treino num esforço financeiro global de 2.500.000 euros.
Gab. Pres.
|