No próximo sábado, dia 27, o Auditório do Ramo Grande acolhe o concerto de Mário Laginha, pelas 21h30.
Mário João Laginha dos Santos é um pianista e compositor português, da área do jazz. A sua paixão pela música surgiu aos 5 anos de idade e desde essa altura começou a frequentar aulas de piano.
Integrou o quinteto “Maria João & Friends”, da cantora Maria João, em 1983; fundou o sexteto de jazz de Lisboa, por volta de 1988; formou um duo com Pedro Burmester, no fim dos anos 80; juntou-se ao grupo “Cal Viva”, em 1991; e fundou o grupo “Almas e Danças”, com o pianista João Paulo Esteves da Silva, em 1993.
“Hoje”, o primeiro disco assinado por ele, foi editado em 1994. No mesmo ano, foi lançado o disco “Danças”, que marcou o início de uma nova fase e de um novo duo com a cantora Maria João, que persiste até hoje. Gravaram vários discos e colaboraram em espectáculos de teatro, cinema e outras artes.
Apresentou-se várias vezes em dueto com o pianista Bernardo Sassetti.
Gravaram dois discos de originais, “Mário Laginha e Bernardo Sassetti”, editado em 2003; e “Grândolas”, de 2004, integrado na comemoração dos 30
anos do 25 de abril.
Gravou o seu primeiro trabalho a solo, ”Canções e Fugas”, em 2005.
O seu trabalho mais recente é o álbum “Terra Seca”, editado em 2013, que resulta de uma parceria com o guitarrista Miguel Amaral e o contrabaixista Bernardo Moreira (Novo Trio).
A aquisição dos bilhetes pode ser feita esta sexta e sábado, entre as 13h00 e as 18h00, na Academia de Juventude e das Artes e, no dia do concerto, na bilheteira do Auditório do Ramo Grande, nas duas horas antes do espetáculo. Cada bilhete custa 10 euros.