Aprofundar conhecimentos e práticas sobre empreendedorismo, contactar com experiências de sucesso, encontrar respostas e conselhos para casos práticos e desenvolver contactos e parcerias. São estes os principais objetivos do fórum “Ideias, Investimentos e Projetos Sustentáveis: como criar e desenvolver negócios”, que o Município da Praia da Vitória organiza no próximo sábado, 11, a partir das 09h30, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
Na apresentação do evento, que decorreu em conferência de imprensa na manhã de segunda-feira, 06, o presidente da Autarquia explicou tratar-se de uma iniciativa enquadrada na política municipal de desenvolvimento económico e de promoção de emprego, assim como na orientação da União Europeia.
“Cada vez mais, a nossa ação passa pela valorização de competências e pelo contacto com casos de sucesso. A própria União Europeia já definiu que os fundos estruturais disponíveis para a próxima década para as regiões ultraperiféricas vão ser encaminhados para projetos desta natureza, para que estas regiões se orientem para a oferta e não para a procura. É neste enquadramento que promovemos este fórum”, sublinhou Roberto Monteiro.
“Contamos com um conjunto de especialistas nacionais e regionais que vão partilhar com os nossos empresários, jovens e interessados várias vertentes da criação de negócios, assim como de oportunidades existentes neste âmbito. Os empresários já estabelecidos, aqueles que se querem estabelecer, ou quem tem ideias que podem originar negócios necessitam de se adaptar às novas realidades, e este tipo de fóruns tem esse propósito”, explicou.
“A própria estrutura do fórum tem essa perspetiva, podendo ser dividida em três partes: a primeira direcionada para o perfil e condições de iniciativa; o segundo orientado para oportunidades de negócio, como o franchising; e o terceiro orientado para os apoios disponíveis para novas iniciativas empresariais, como os fundos públicos, os fundos de capital de risco e o microcrédito”, enfatizou Roberto Monteiro.
O fórum, com entrada livre, conta ainda com duas sessões de networking.
“É um dos momentos a que atribuo muita importância. Na prática, os participantes no fórum serão divididos em dois grupos, dispondo de uma hora em espaço e ambiente informais para trocar ideias e aprofundar questões com os oradores. Além disso, poderão, nestes momentos, encontrar parceiros ou apoios para as suas iniciativas”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Segundo Roberto Monteiro, o fórum “Ideias, Investimentos e Projetos Sustentáveis: como criar e desenvolver negócios” terá como segunda etapa a realização de uma feira de franchising, que acontecerá em 2015.
Programa
A sessão de abertura do fórum “Ideias, Investimentos e Projetos Sustentáveis: como criar e desenvolver negócios” está marcada para as 09h30, com intervenções de Sandro Paim, presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, Ricardo Medeiros, diretor regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, e de Roberto Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
A primeira intervenção, às 09h45, estará a cargo de Marta Miraldes, managing partner da SBI-Consulting, subordinada ao tema “Temos todos perfil para empreender? Como avaliar se tem um perfil empreendedor?”.
A partir das 10h30, intervirá Carlos Santos, manager do IIF-Instituto de Informação em Franchising, sobre “O Franchising como solução para a criação do seu próprio negócio”.
Nuno Ferreira, diretor de Expansão da NBrand, e Paulo Cruz, diretor/criador da Marenda Portuguesa, intervêm a partir das 11h30, apresentando oportunidades de negócios em franchising.
Entre as 12h00 e as 13h00, decorrerá a primeira sessão de networking.
Após o almoço, às 14h30, Lara Martinho, da SDEA, e Isabel Melo, da Cresaçor, falarão sobre incentivos de apoio ao empreendedorismo disponíveis nos Açores, num painel moderador por Nuno Martins, professor do curso de Gestão da Universidade dos Açores.
A partir das 15h15, Luís Santos, parceiro em fundos de capital de risco, Luís Costa, diretor de marketing do BANIF, e Edgar Costa, gestor operacional de microcrédito da Associação Nacional de Direito ao Crédito, analisarão as soluções de financiamento disponíveis para empreendedores (Banca, Capital de Risco e Microcrédito), num painel moderador por Tiago Ormonde, chefe de gabinete da Presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
A segunda sessão de networking está marcada para as 16h15.
O fórum “Ideias, Investimentos e Projetos Sustentáveis: como criar e desenvolver negócios” é uma iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que conta como parceiros com o Governo dos Açores, a SDEA, a Associação Salão Teatro Praiense, a Associação Portuguesa de Franchising, a Universidade dos Açores, a Junta de Freguesia de Santa Cruz e a Susiarte.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt