O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que os Açores têm de se consolidar como região de oferta e não como região de procura. Para o autarca praiense é este o rumo para que o arquipélago trilhe um caminho de sucesso e desenvolvimento.
Roberto Monteiro, que intervinha na sessão de abertura do fórum “Ideias, Investimentos e Projetos Sustentáveis: como criar e desenvolver negócios”, que decorreu durante o sábado na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, sublinhou que esta perspetiva enforma a nova visão da União Europeia para as regiões ultraperiféricas.
“A perspetiva da União Europeia relativamente às regiões ultraperiféricas é esta: andamos a passar cheques para vocês ao longo dos últimos anos, mas vocês continuam a ser regiões de procura e não de oferta. Agora, neste novo quadro comunitário, os cheques que vos vamos pagar têm de ser canalizados para que as regiões se transformem em centros de oferta e não de procura. É esta a nova diretiva da União Europeia. E é esta a perspetiva que temos de adotar, sob pena de perdermos o comboio e de continuarmos nesta situação”, explicou.
“Mas não sairemos desta situação cometendo os erros e as ações do passado. Os tempos mudaram e nós temos de nos adaptar. E essa adaptação passa por nos abrirmos ao mundo, passa por estudarmos casos se sucesso, passa por nos inserirmos em redes mundiais, por sermos inovadores, o que não significa termos de descobrir a pólvora”, enfatizou Roberto Monteiro.
“Uma coisa posso garantir-vos” – sublinhou, perante uma sala repleta de empresários, jovens e potenciais empreendedores – “a Câmara Municipal não vai criar empresas. Mas tudo fará para vos apoiar; tudo fará para despertar consciências, para lançar luz sobre caminhos alternativos; tudo fará para trazer cá gente com experiência, que nos pode ajudar, que vos pode ajudar. Garanto-vos que seremos os últimos a deitar a toalha ao chão”, garantiu o autarca praiense.
“Existem mecanismos de apoio, do microcrédito a fundos de capital de risco; existem entidades capazes de apoiar jovens empreendedores; existe uma consciência de que é possível fazer. Mas o ímpeto inicial terá que ser vosso, terá que ser de cada um de vós. Cada um tem de arregaçar mangas, lutar, errar, aprender com os erros, voltar a tentar e, nesse caminho, garantidamente, terá sucesso. É isto que nos mostram muitos casos de sucesso”, apelou Roberto Monteiro.
“Uma coisa vos garanto: ninguém aqui virá resolver os vossos problemas. Têm de ser vocês a resolvê-los”, enfatizou.
No fórum, organizado pelo Município da Praia da Vitória, especialistas regionais e nacionais analisaram as qualidades para ser vencer no mundo empresarial, apresentaram as suas experiências enquanto empreendedores e debateram com a assistência ideias, obstáculos e possíveis soluções.
Da parte da tarde, foram analisados os vários mecanismos de apoio ao empreendedorismo, do microcrédito ao capital de risco, passando pelos apoios do Governo Regional dos Açores.
Todas as intervenções (em formato vídeo) serão disponibilizadas esta semana no sítio da Câmara Municipal da Praia da Vitória na Internet, acessível em www.cmpv.pt.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt