No âmbito do Projecto Educativo da Câmara Municipal da Praia da Vitória, realizou-se no final da passada semana a 1ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal da Criança Praiense.
Esta Assembleia, que reunirá semestralmente, tem como principais objectivos promover a participação cívica e o exercício de cidadania das crianças das escolas do Concelho da Praia, bem como ouvir as crianças sobre as políticas adoptadas no Concelho cujo público alvo é esta faixa etária.
Da ordem de trabalhos constaram os seguintes pontos:
- Avaliação do Projecto Educativo da Câmara Municipal da Praia da Vitória
. Ciência Divertida
. Ensino do Inglês
- Segurança nos Edifícios Escolares;
- Infra-estruturas escolares – Número de edifícios escolares por Freguesia;
- Projectos de Sensibilização Ambiental nas Escolas;
- Iniciativas a desenvolver para as crianças com dificuldades de aprendizagem;
- Iniciativas Desportivas nas Escolas;
- Outros Assuntos
Ao longo de toda a discussão, as crianças presentes mostraram grande à vontade, materializando essa postura com um grande número de intervenções.
Foram apontadas várias preocupações com a segurança nas escolas e com as condições dos edifícios escolares.
As crianças aprovaram por unanimidade a qualidade dos projectos Ciência Divertida e Ensino do Inglês implementados pela Autarquia.
Além disso, as crianças reivindicaram mais prática desportiva nas escolas, tendo ficado decidido que o Gabinete de Desporto da Câmara Municipal iria promover visitas às escolas de Atletas de Alta Competição que se encontram nos Clubes da Praia da Vitória.
No final da sessão o Presidente da Câmara Municipal, Roberto Monteiro, mostrou-se extremamente satisfeito com o resultado desta iniciativa afirmando que “ tendo em conta que é notório um afastamento da sociedade actual em relação às diversas formas de participação cívica, este tipo de iniciativas servem para criar nas crianças da Praia, a intenção de participar na construção do seu futuro e do futuro da sociedade em que estão inseridos. Além disso, a imprevisibilidade das intervenções e dos raciocínios das crianças aumentam o desafio na promoção deste tipo de discussões”.
Gab. Pres.
|