Afonso Cruz, Francisco Moita Flores, Carlos Vaz Marques, Eric Frattini, Joel Neto e Álamo Oliveira são alguns dos escritores confirmados na nona edição do Praia Outono Vivo, que se realiza de 31 de outubro a 16 de novembro na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e no Auditório do Ramo Grande, tendo como atração central a feira do livro.
Subordinado ao tema “Baluarte das Liberdades”, o IX Praia Outono Vivo destaca a figura de José Silvestre Ribeiro, o seu papel no Concelho e na Ilha e a sua ligação ao Liberalismo.
“Recorrendo a uma frase do livro Exilados, de Vitorino Nemésio, que dá o mote à edição deste ano, pretendemos explorar o Liberalismo e as Artes, numa simbiose de história e produção artística, que caracteriza o Outono Vivo. Pretendemos também homenagear José Silvestre Ribeiro, que não tendo nascido na Praia, é uma figura de destaque da nossa história”, sublinhou o vereador da Cultura do Município da Praia da Vitória, na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu na manhã de terça-feira, 21, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“O Outono Vivo mantém o figurino das anteriores edições, tendo como principal atrativo a Feira do Livro e assumindo-se como palco para produções artísticas de autores açorianos. Por isso, as peças de teatro, os cafés-concerto e outras atividades que decorrem no seu âmbito são, na sua maioria, da autoria de atores, músicos e grupos locais, porque queremos que o Outono Vivo seja o seu palco”, destacou Tibério Dinis.
“Este ano, voltamos a contar com a presença de vários escritores nacionais e internacionais, caso de Eric Frattini, sendo a sua vinda resultado, por um lado, da imagem e da credibilidade do Outono Vivo junto das editoras e, por outro, da colaboração do escritor açoriano Joel Neto com a organização do evento”, adiantou o responsável municipal.
“Francisco Moita Flores é o orador convidado para a sessão de abertura do Outono Vivo, no dia 31, e os escritores Afonso Cruz, Eric Frattini, Carlos Vaz Marques, Álamo Oliveira e Joel Neto participam num debate sobre literatura e mercado no sábado, 01 de novembro, às 21h30, na feira do livro, e, no dia 02, às 17h30, estarão disponíveis na feira do livro para autógrafos”, destacou Tibério Dinis.
Feira do Livro
Segundo Carlos Lima, da Papelaria 96, responsável pela organização da Feira do Livro, o certame, este ano, conta com mais títulos e maior número de editoras.
“O sucesso da edição do ano passado, consolidou a nossa imagem junto das editoras, resultando que, este ano, várias manifestaram vontade de participar na feira, além das participantes no ano passado. Além disso, colmatamos as vertentes que nos foram apontadas por quem visitou a feira, nomeadamente o aumento dos livros técnicos, infanto-juvenil e obras dedicadas à Religião”, explicou o responsável.
A edição deste ano da feira do livro, centro do Outono Vivo, disponibilizará mais de 30 mil livros (cerca de 20 mil títulos) de 22 grupos editoriais e respetivas chancelas.
“Tal como no ano passado, manteremos o desconto de 20 por cento no preço de capa de cada obra, além de outras promoções”, confirmou Carlos Lima.
A Feira do Livro, cuja inauguração decorrerá às 22h30, do dia 31 de novembro, funcionará, nos restantes dias, entre as 10h00 e as 24h00.
Programa
O IX Praia Outono Vivo inicia-se na noite do dia 31 de outubro, estando a sessão solene de abertura marcada para as 21h00, no Auditório do Ramo Grande, com as intervenções oficiais, uma palestra do escritor Francisco Moita Flores e um momento musical pela Orquestra de Sopros da Ilha Terceira.
Seguir-se-ão as inaugurações das exposições “Um Percurso de Liberdades”, pelo Coletivo Passeios de Maca, e “Conselheiro José Silvestre Ribeiro”.
“No sábado e no domingo, com o apoio da PSP e do Montepio Geral, exporemos o colar de José Silvestre Ribeiro, uma peça de joalharia propriedade do Município que se encontra guardada e que teremos a oportunidade de visualizar”, adiantou Tibério Dinis.
Nos dois fins-de-semana do Outono Vivo, 01 e 02 e 15 e 16 de novembro, decorrerão visitas guiadas ao Forte de Santa Catarina, no Cabo da Praia.
Ao nível da apresentação de livros, decorrerá, no dia 01, às 20h00, na feira do livro, a apresentação do livro “Mau Tempo no Canal de Vitorino Nemésio”, da autoria de Francisco Cota Fagundes, por Laborinho Lúcio, assinalando os 70 anos da edição da obra maior do escritor praiense; “Ana de Londres” e outras obras literárias de Cristina Carvalho, no dia 08, às 21h30; “Escritos da Tela”, de Joana Félix, por Paulo Codorniz, no dia 09, às 17h00; “O Santo Nome de Deus em Vão”, de Ana Rocha e Silva Soares, por Helga Bailote e Nélio Lourenço, no dia 09, às 20h00; e “1976: Democracia – 25 de abril nos Açores”, de José Andrade, por Alvarino Pinheiro, no dia 14, pelas 20h30.
Os vencedores do concurso literário do Outono Vivo serão revelados no dia 08, às 20h30, na sala da feira do livro.
No dia 04, às 21h30, decorrerá uma conferência intitulada “Lutas de Sempre”, com Milton Sarmento e Isabel Rodrigues. O debate decorrerá na sala da feira do livro.
O IX Outono Vivo conta também no seu programa com três peças de teatro: “Violência Doméstica, afinal…”, de Carlos Cabral e Alberto Vilar, pelo Grupo de Teatro Pedra Mó (06 de novembro, às 21h30, no Auditório do Ramo Grande, com encenação de Moisés Mendes); “A Cantora Careca”, de Eugéne Ionesco, pelo Teatro Livre (07 de novembro, às 21h30, no Auditório do Ramo Grande, com encenação de Eduarda Borba); e “Gosto de Palavrões… e de outras coisas também”, de Miguel Esteves Cardoso, pelo grupo de teatro L.C. Sem Companhia (09 de novembro, às 21h30, no Auditório do Ramo Grande, com encenação e adaptação de Luís Carvalho).
O cartaz musical do Outono Vivo 2014 reserva o concerto dos Myrica Faia (com Aníbal Raposo, Luís Alberto Bettencourt e Zeca Medeiros) no dia 02, às 21h30, no Auditório, Vozes do Fado (14, às 21h30, no Auditório), Música Nostra (15, às 21h30, no Auditório) e Quinteto de Angra do Heroísmo (16, às 21h30, no Auditório); e os cafés-concertos no bar da Academia com a Neptuna (dia 04, às 22h30), Antonella Barletta, Nivaldo Sousa e Sónia Pereira (dia 05, às 21h30), Pó de Palco (08, às 23h00), Carlos Alberto Moniz (10, às 21h30), Nostalgia (11, às 21h30), Rascunho (13, às 21h30) e BWF-Bruno Walter Trio (15, às 23h00).
O bar da Academia recebe ainda, no dia 02, a partir das 20h00, Poemas Nemesianos, pelo projeto Nemésio Por Inteiro (integrado no programa municipal Figuras D’Outrora), e, no dia 12, a partir das 21h30, o café comédia com os Stand Up Acores.
De 08 a 15 de novembro, decorrerá a RÉSVÉS Praia da Vitória, uma residência artística que reunirá docentes e alunos de mestrado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa com artistas locais, estando abertas as inscrições.
No cinema, a programação inclui o filme “Os Maias – Cenas da Vida Romântica”, cuja exibição está agendada para o dia 03, às 21h00, no Auditório do Ramo Grande, com entrada livre; e “7º anão – o pequeno herói (VP)”, no dia 09, às 15h00, com entrada gratuita para menores de 12 anos.
Ao nível da programação infanto-juvenil, a escritora Cristina Carvalho visitará as escolas da ilha com o projeto “Histórias para o Mundo. Hoje, os Açores”; o claustro da Academia, nos dias 02, 08, 09, 15 e 16 de novembro, entre as 13h00 e as 16h00, disponibilizará insufláveis para os mais novos; e, de segunda a sexta-feira, decorrerão sessões de contos no Auditório do Ramo Grande destinadas às escolas do Concelho, podendo estas inscrever-se junto da Praia Cultural.
O programa do Outono Vivo 2014 está disponível na íntegra no sítio da Autarquia e do evento na Internet, acessíveis em www.cmpv.pt e www.outonovivo.com.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt